Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

O que é e o que faz uma recuperadora de crédito?

02 de agosto de 2023 por Marina Victoria de França Lima

Já recebeu uma ligação ou e-mail com uma oferta para quitar uma pendência financeira que você tem com outra empresa, banco ou financeira? Você, possivelmente, está se comunicando com uma recuperadora de crédito! Essas companhias – a Recovery é uma delas – são especializadas em ajudar pessoas a saírem das dívidase recuperarem o acesso a cartões e outras modalidades de crédito.  

Quer saber mais sobre o tema e entender como as recuperadoras de crédito funcionam? Continue a leitura! 

 

O que é uma recuperadora de crédito?

É uma empresa contratada por bancos, financeiras, lojas, operadoras de telefonia, fundos de investimentos, dentre  outras, para fazer a gestão e a administração de suas carteiras  de dívidas decorrentes de clientes inadimplentes. Na prática, as recuperadoras pensam na melhor forma de apoiar as pessoas que contraíram as dívidas para que elas consigam quitá-las, oferecendo um bom desconto, parcelas que cabem no bolso ou até uma nova negociação.

Ou seja, o objetivo do trabalho das recuperadoras de crédito é encontrar uma solução que seja viável tanto para o devedor, que pode colocar suas dívidas em dia , quanto para o credor, que recebe o valor pendente. A Recovery atua há mais de 25 anos nesse mercado e já ajudou mais de 34 milhões de pessoas a transformarem suas dívidas em recomeços e a voltarem a planejar objetivos que desejam conquistar, como por exemplo, montar um negócioou comprar a casa própria.

Fazemos a gestão de dívidas e toda a estratégia de cobrança da iResolve Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros S.A., que é de uma empresa securitizadora, e também do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios não padronizados – NPL II, do Itaú, que são proprietários dessas dívidas por aquisição de créditos decorrentes de bancos e empresas do mercado nacional, como Natura, Carrefour ou lojas Marisa, por exemplo.

Quer saber se possui uma dívida sob nossa gestão? É simples: você pode consultar o seu CPF gratuitamenteem nosso site ou, se preferir, em nosso WhatsApp oficial: (11) 4765-8402.

 

Como uma dívida chega à recuperadora de crédito?

Para entender melhor como e o porquê  a  Recovery realiza a gestão de dívidas da Iresolve e do NPL II, precisamos primeiro entender o que é cessão de crédito.

Funciona assim: em situações como quando uma pessoa realiza um empréstimojunto ao Banco ou se utiliza de  cartão de crédito,por exemplo, para comprar algo que deseja, ela se torna devedora de um valor, gerrando uma dívida a ser paga. .

Por várias razões, inclusive  como perda de emprego, falta de planejamento ou algum imprevisto,essa pessoa pode deixar de pagar e honrar com essas dívidas nos prazos de vencimento combinados.

Ela se torna, então, um devedor inadimplente, e passa a ser cobrada pela empresa que lhe concedeu esse crédito enquanto credora da dívida, a qual  tenta receber esse valor em atraso e reconquistar o cliente para novas operações de crédito.

Às vezes, porém,  a empresa credora e o endividado não conseguem fechar um acordo, ou se fecham, o endividado não consegue cumpri-lo em razão de novos imprevistos, falta de planejamento, etc.  –e essa dívida fica em aberto por um determinado período.

Depois de várias tentativas de cobrança, a empresa credora pode optar por vender  o crédito a receber, decorrente dessa dívida, ou seja, fazer uma cessão do crédito – para outra empresa, que passa a ser a nova proprietária da dívida. Quem costuma investir na compra dessas carteiras de crédito são as securitizadoras (como a iResolve) ou os fundos de investimentos (como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios não padronizados NPL II).

A securitizadora e o Fundo contratam, então, a Recovery, para fazer a  gestão e a cobrança dos valores decorrentes dessa dívida . É por isso que, ao renegociar dívidas conosco, para quitação à vista ou parcelada das dívidas, no boleto, apesar de enviado pela Recovery,  consta o  nome da atual proprietária da dívida, podendo ser: :

  • IResolve Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros S.A. ou
  • Fundo de Investimento em Direitos Creditórios não padronizados NPL II
  •  

Conheça a origem de algumas das dívidas geridas pela Recovery

Como falamos, a Recovery faz a gestão e cobrança de dívidas originadas em várias empresas, de diferentes portes e setores e adquiridas pela Iresolve ou NPL II. Se você receber uma ligação nossa, pode estar sendo cobrado por dívidas contraídas em uma das lojas e bancos abaixo, mas que agora, pertencem à Iresolve ou ao Fundo NPL II:

  • Afinz
  • Agibank
  • Bradesco
  • Caixa
  • Carrefour
  • Cetelem
  • Cielo
  • Digio
  • Itaú
  • Marisa
  • Natura
  • Santander
  • Outras

Consultando o seu CPF gratuitamente em nosso site,você pode acessar à todas as informações sobre sua  dívida e, também, à  ofertas especiais que preparamos para você.

 

Recovery e Serasa: qual a relação?

Agora você já aprendeu que a Recovery é uma recuperadora de crédito que gerencia e cobra dívidas da Iresolve e do Fundo NPL II, trabalhando todo dia para oferecer as melhores ofertas para que os devedores possam renegociar e quitar suas dívidas, vamos responder a outra dúvida muito comum que escutamos por aqui: o que a Recovery tem a ver com a Serasa?

É simples: contratamos os serviços da Serasa, que possui uma plataforma de negociação digital de dívidas, ampliando o leque de possibilidades para que o  devedor  renegocie e elimine essas dívidas, reequilibrando sua vida financeira.

Assim, você pode negociar suas dívidas que estão sob gestão da Recovery na Serasa, exatamente da mesma maneira que você pode fazer aqui em nosso site. Além da Serasa, contamos com outras plataformas de negociação digital que fazem a ponte entre a Recovery e o cliente: Acordo Certo, Quero Quitar, Quite Já e Meu Acerto.

Essas plataformas são integradas aos nossos sistemas de forma muito segura, garantindo que  as acesse e receba as mesmas condições de negociação e  informações que necessita para quitar suas dívidas conosco.

Além dessas plataformas, também contamos com escritórios e call centers parceiros e autorizados, que fazem a cobrança de dívidas que estão sob nossa gestão.

 

Ligações de cobrança: e se estou sendo cobrado indevidamente?

Fazemos de tudo para que sua experiência seja sempre a mais simples e agradável. Mas, se por acaso, você estiver recebendo ligações de cobrança, que acredita que possam ser indevidas, em nome da Recovery, pedimos que fale com a gente.

Nossos atendentes irão fazer, na hora, um bloqueio temporário do seu número de telefone. Essa reclamação será enviada para análise interna e se identificado que as ligações não deveriam ocorrer, faremos o bloqueio definitivo, garantindo que você não receberá outras ligações de cobrança pela Recovery ou Terceiros autorizados. Esse processo também pode ser feito por nossos canais oficiais de atendimento:

  • Central de atendimento: 0800 772 3331
  • WhatsApp: (11) 4765-8402
  • Direct, via Instagram: @grupo.recovery
  •  

Como sair das dívidas e negociar com a Recovery?

Agora que você já sabe o que fazemos e como funciona uma recuperadora de crédito, é hora de dar o primeiro passo para destravar uma vida sem dívidas. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Consulte o seu CPF gratuitamentecom a gente para conferir se possui dívidas sob nossa gestão
  2. Avalie nossas ofertas exclusivas para você e, se precisar, renegocie
  3. Aceite o acordo que cabe no seu bolso
  4. Imprima e pague o boleto

Com a Recovery, você pode inclusive quitar suas dívidas pagando com o PIX!Se essa for sua única dívida em aberto e o seu nome estiver negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, o seu nome ficará limpo em até cinco dias úteis depois da confirmação do pagamento pela Recovery. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas fiquem informadas! E não deixe de consultar o seu CPF gratuitamentecom a gente! Estamos aqui para ajudar você a transformar dívidas em recomeços.