Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

Nome negativado indevidamente: como resolver a situação 

24 de abril de 2023 por Marina Victoria de França Lima

Você conhece alguém que já teve o nome negativado indevidamente? 

Mesmo com as contas em dia, pode acontecer de você ter o nome inserido nos órgãos de crédito indevidamente. Isso acontece quando uma instituição erra e insere o CPF do clientenos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, por exemplo, de forma indevida. 

O problema é que isso traz uma série de transtornos para o cliente, que pode até mesmo ficar com limitação para conseguir crédito. Portanto, se isso acontecer, é necessário reunir provas e entrar em contato com a empresa epara solicitar a retirada da negativação. 

Para ajudar você a entender melhor o que é nome negativado indevidamente e como resolver a situação, preparamos este conteúdo. Acompanhe! 

 

O que é ter o nome negativado indevidamente 

Ter o nome negativado indevidamente é quando o nome do consumidor é inserido de forma equivocada nos cadastros de proteção ao crédito. 

Esse erro pode acontecer por diversas razões, como dívida prescrita, falta de notificação, dívida inexistente, dívida já quitada, entre outros.  

A dívida prescrita é quando ela ultrapassa o tempo limite de pagamento. Uma vez prescrita e não paga, o credor não poderá mais cobrar a dívida de forma judicial, porém, ela não deixa de existir. 

 

Como saber se o seu nome foi negativado indevidamente 

Infelizmente, a grande parte das pessoas só identifica que o nome foi negativado indevidamente quando vai fazer uma compra parcelada, como um financiamento, por exemplo. 

Isso porque ao solicitar crédito, as empresas costumam consultar a situação do cliente antes de liberar. 

Mas, antes de entrar com o pedido é possível se antecipar e verificar se o seu nome foi negativado consultando diretamente os birôs de crédito, como Serasa, SPC ou Boa Vista. Você pode fazer isso de forma prática, inserindo consultando o seu CPF nos sites dessas instituições. 

Saiba também se você tem alguma dívida aberta com a Recovery. Nós oferecemos negociações de até 99% para você quitar o que deve. Clique aqui e consulte o seu CPF. 

 

Quais são os tipos de negativação indevida  

Ter o nome negativadoindevidamente pode ocorrer de algumas formas. Veja a seguir! 

 

Quando o consumidor quitou a dívida e o nome continua negativado 

Pode acontecer da pessoa pagar um acordo ou quitar a dívidae mesmo assim o nome continuar negativado.  

Por exemplo, o consumidor pagou as parcelas atrasadas do empréstimo e mesmo assim o nome continua nos órgãos de proteção ao crédito. 

 

Quando o consumidor não contratou o serviço prestado 

Pode acontecer da pessoa ter algum vínculo com a empresa credora, mas não contratou o serviço, e passa a ter o nome negativado. 

Por exemplo, ele é assinante de um plano de internet e descobriu que o nome foi negativado por uma dívida feita por outra pessoa. 

Nesse caso, também é preciso ficar atento, pois a situação pode indicar um golpe ou fraude. 

 

Quando o consumidor cancelou o contrato com a empresa 

Outra forma de ter o nome indevido nos órgãos de proteção ao crédito é quando a pessoa cancela o serviço, mas a empresa mantém as cobranças indevidas. 

Com a situação de suposta dívida, a instituição financeira insere o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito. Assim, o nome passa a ser negativado indevidamente por um serviço que já foi cancelado. 

 

Como resolver a situação de nome negativado indevidamente 

Depois de identificar que o nome foi negativado de forma imprópria, é preciso se certificar de que você já quitou os débitos ou cancelou o serviço. Assim, reúna as provas documentais de que a cobrança é indevida e acione a empresa credora para que a situação seja resolvida. 

Após a apresentação das provas, a empresa tem até 5 dias úteis para retirar o seu nome das entidades de proteção ao crédito. 

Agora que você sabe como resolver a situação do nome negativado indevidamente, siga essas dicas e consulte de forma regular o seu CPF nos birôs de crédito. A consulta é gratuita. 

Também consulte o seu CPF com a Recoverye negocie as suas dívidas abertas com até 99% de desconto e parcelas que cabem no seu bolso.