Dívida negativada: entenda a diferença para dívida atrasada

Manter o nome limponem sempre é fácil, pois diante de tantos obstáculos como alta dos preços, pandemia e desemprego, alguns acabam tendo complicações com o pagamento das contas, resultando em uma dívida negativada.  

A dívida negativada acontece quando você tem uma dívida aberta e ela acaba sendo inscrita nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, por exemplo.   

É importante entender qual a diferença entre dívida negativada e dívida atrasada, pois ambas têm consequências diferentes para o CPF ou CNPJ do devedor. Para ajudar você a entender a diferença e fazer a renegociação de dívidas negativadas, preparamos este conteúdo. Acompanhe! 

 

O que é a dívida negativada? 

Dívida negativada é quando a pessoa tem o seu nome incluso em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC.  

Isso geralmente acontece depois de algum tempo que o pagamento de uma conta está atrasada. Assim, o credor da dívida aciona um ou mais órgão de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil, etc.) para incluir o nome do devedor como negativado. 

Logo, seguir o pagamento em dia das dívidas é a melhor forma de evitar a negativação do nome. Outra opção, para conseguir pagar a dívida antes de ser inscrita nos órgãos de proteção ao crédito, é renegociar o que deve. Isso pode ser feito inclusive em parcelas menores, que pode ajudar a quitar esse débito, evitando que o nome fique negativado.  

 

Qual a principal diferença entre dívida negativada e dívida atrasada 

É comum confundir os termos dívida atrasada e dívida negativada. No entanto, elas são diferentes. 

A dívida atrasada é quando o cidadão paga após a data de vencimento.  

Por exemplo, a conta de luz venceu no dia 20, e o pagamento foi feito no dia 29 do mês. Assim, uma conta pode atrasar, mas não está negativada ainda

Portanto, a dívida negativada é quando a empresa que você deve, informa o débito aos birôs de crédito, que são empresas que registram os dados de pagamentos das pessoas.  

 

Como pagar uma dívida negativada? 

A melhor forma de se livrar do nome negativado é negociar a dívida. Confira aquise você possui dívida com a Recovery e renegocie conseguindo parcelas menores e descontos de até 98%.  

Você deve entrar em contato com os credores e oferecer uma forma de pagamento que caiba no seu bolso. Depedendo da empresa, você pode escolher pagar à vista ou parcelar o que deve, em parcelas sem juros.  

Outra alternativa para quitar os débitos é solicitar a portabilidade da dívidapara outra instituição. Assim você consegue trocar uma dívida de juros mais elevado, por outra que tem juros mais atrativos e se encaixe melhor no seu orçamento.   

 

Quais as consequências em ter uma dívida negativada? 

Quando o assunto é dívida negativada, o cenário mais comum é ter o CPF incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Isso acontece depois de tentativas das empresas credoras em negociar a dívida. 

Uma das principais consequências em ter o CPF negativado é ter uma dificuldade maior de aprovar crédito junto às instituições como em casos de financiamentos e empréstimos. 

Dependendo do tipo de dívida, você também pode receber ações judiciais, ter a conta bloqueada ou perder bens que estão em seu nome. 

 

A dívida negativada pode caducar?  

É importante entender qual a diferença entre dívida negativada, prescrita e dívida caduca.  

 A dívida negativada é quando ela está inscrita nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, caso a dívida não seja paga durante o período de 5 anos de dívida negativada, então os órgãos de proteção são obrigados a retirar essa dívida dos registros. Dessa forma, a dívida caduca. 

 Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que depois de 5 anos com restrição de crédito, o CPF não pode mais sofrer as consequências por conta de uma dívida.  

Já a dívida prescrita, é aquela que a empresa não pode mais cobrar judicialmente pela dívida, ou seja, depois de um período ela passa a ter direito de cobrar a dívida apenas por forma amigável, sem recorrer à Justiça. Em grande parte dos casos, isso acontece após 10 anos da dívida ativa, mas também pode acontecer antes dependendo da situação.  

Agora que você sabe a diferença entre a dívida atrasada e dívida negativada, invista em um planejamento financeiro e procure as empresas credoraspara negociar seus débitos. Assim, você pode voltar a realizar seus sonhos de forma mais rápida! 

E se você tem dívidas abertas com a Recovery, aproveite agora para renegociar o que deve com até 98% de desconto e parcelas que cabem no seu orçamento. Clique aqui e consulte o seu CPF na Recovery.

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜