Entenda o que é estar negativado e como você pode sair dessa situação

Você já ouviu falar sobre estar negativado? Esse é o tipo de situação que pode acontecer com qualquer um, mas que pode ser solucionada. 

Estar negativado é estar com o nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa. Isto acontece quando você tem uma dívida vencida e que a instituição a qual você deve, dentro de um período de tempo, inscreve seu nome junto a esses órgãos de proteção.  

Nesse cenário, ter conhecimento do que é estar negativado, e se organizar para não entrar, ou sair rapidamente dessa situação, é fundamental. 

Para ajudar você a entender melhor o que é estar negativado, preparamos este artigo. Acompanhe! 

 

Entenda o que é negativado  

Estar negativado é quando você tem uma dívida vencida e as instituições financeiras que você deve acabam passando o seu CPF às empresas protetoras de crédito. 

Não existe um período mínimo para a empresa credora negativar o nome do devedor. Isso pode ser feito a partir de 1 (um) dia de atraso do pagamento da conta. 

Mas, como boa prática, a  maioria das empresas enviam notificações de cobrança e esperam um determinado período de tempo, que pode durar até 06 (seis) meses. 

Quando não ocorre o pagamento da dívida dentro desse período de tempo de espera, o cliente é inscrito nos órgãos de proteção ao crédito

Com essa restrição, você pode sofrer algumas dificuldades para conseguir crédito, autonomia para compras à prazo, aluguel de imóveis, e outras formas de financiamento e empréstimos. 

Como saber se seu nome está negativado  

Para saber se o seu nome está negativado é muito simples. Basta consultar o seu CPF nos sites dos órgãos de proteção ao crédito como SERASA e SPC 

Cada órgão de proteção ao crédito e instituições de cobrança possuem plataformas específicas que podem ser consultadas online a qualquer momento. 

E caso você queira conferir se tem dívidas estão sob gestão da Recovery, basta clicar aquie consultar o seu CPF.  

 

Entenda quais os órgãos de proteção ao crédito  

Os órgãos de proteção ao crédito, ou bureau de crédito, são empresas que fazem a gestão de dados relacionados ao histórico de pagamentos das pessoas.  

Essas empresas administram as informações e as passam para as instituições financeiras a fim de prevenir fraudes e manter a transparência entre credores e quem necessita de crédito, seja para compra de produtos ou contratação de serviços. 

Os principais órgãos e empresas de proteção ao crédito são: Serasa,SPC Brasile Boa Vista

 

Quais as vantagens em não estar negativado 

Existem algumas vantagens em não estar negativado. A primeira delas é a liberdade financeira, ou seja, é possível ter mais facilidade na hora de conseguir crédito.  

Isso acontece porque as linhas de financiamento das instituições financeiras e lojas de comércio estão mais propícias a conceder crédito para quem tem o nome limpo

Quem mantém o nome limpo também tem mais facilidade para alugar ou comprar um imóvel. Afinal, a checagem de crédito é uma das primeiras ações que as imobiliárias fazem quando o pedido está em análise. 

Não ter dívida negativada é mais que manter uma organização financeira, é poder realizar projetos e ter mais segurança caso aconteça alguma emergência futuramente.  

 

O que fazer para sair da situação de dívida negativada 

Agora que você já conhece o que é estar negativado, como consultar sua situação e quais são as implicações dessa restrição, é hora de saber o que fazer para limpar o seu nome. 

A primeira ação é saber o quanto você ganha e quanto você gasta. Então comece anotando qual a sua renda familiar mensal e quais os seus gastos fixos. Afinal, é inviável direcionar sua verba para as contas em aberto se você se esquecer de despesas recorrentes como aluguel, água, luz e telefone,que também devem ser pagas em dia. 

Lembre-se de considerar também os gastos variáveis, como supermercado e farmácia, por exemplo. Dessa forma, você consegue entender onde você pode economizarpara conseguir quitar suas dívidas. 

Uma dica é priorizar o pagamento das dívidas mais caras, a exemplo do cartão de crédito e cheque especial que possuem juros maiores. 

Outra alternativa é conseguir renda extra. Hoje existem diversos caminhos de empreendedorismo no mundo digital, que não demandam muito investimento nem tempo para começar. A prestação de serviços via aplicativos também pode ser interessante.

Após organizar a sua vida financeira, é hora de negociar as suas dívidas. Dessa forma, você tem chances de obter descontos, além de aproveitar formas facilitadas de pagamento. 

Também é importante assumir compromissos de renegociação de dívidas que realmente caibam no seu bolso! Agora que você sabe o que é estar negativado, pode seguir essas dicas para manter as contas em dia e ter mais liberdade para realizar projetos maiores para você e sua família! 

Renegocie suas dívidas com a Recovery e obtenha descontos de até 98%! Acesse agora o nosso site e consulte o seu CPF.  

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜