Entenda como funciona a restituição do Imposto de Renda

Você sabe ao certo como funciona a restituição do Imposto de Renda

Se a resposta é não, você pode estar perdendo a oportunidade de reaver valores que podem ser usados para outras necessidades, quitar suas dívidas ou até mesmo fazer novos investimentos. Bom, né?!  

Por isso, saber como funciona a restituição do IR pode ser de fundamental importância.  

No entanto, caso você não seja um especialista em contabilidade, é comum que tenha dúvidas a respeito desse processo. 

E para ajudar você a entender como funciona a restituição do Imposto de Renda e também como aproveitar esse valor restituído, preparamos este texto. Acompanhe! 

 

Afinal, o que é a restituição do Imposto de Renda     

De forma resumida, a restituição do Imposto de Renda (IR) é a devolução de/ um valor pago a mais na declaração do imposto.  

De modo geral, isso acontece porque existem deduções do Imposto de Renda. Um exemplo são as despesas com saúde, que podem ser descontadas de maneira integral. 

Já os custos com educação possuem um limite, assim como despesas relacionadas a dependentes, entre outros. 

Para cada tipo de despesa existe uma regra. É importante ficar atento porque a soma dessas despesas que podem ser deduzidas do Imposto de Renda podem oferecer uma significativa redução do valor que você deve pagar para o governo. 

Como funciona esse processo 

Para consultar o valor da restituição do IR é preciso acessar diretamente a página da Receita Federal. 

Ao informar os seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento e e-mail, é possível saber de forma exata quando você vai receber sua restituição. 

Você também pode optar pela antecipação dos valores, nesse caso, é preciso ter indicado uma conta da CAIXA na declaração do Imposto de Renda, pois o valor ficará disponível através de uma linha de crédito que será criada para atender ao seu pedido. Veja aqui como funciona. 

Caso contrário, terá que esperar pela data estabelecida pelo calendáriodo governo para a restituição do valor. 

 

Entenda quem tem direito à restituição         

Como adiantamos, tem direito à restituição do Imposto de Renda os contribuintes que pagaram valores a mais do imposto, o que, geralmente, acontece quando o imposto é descontado na fonte

As pessoas com emprego de carteira assinada em 2021, por exemplo, deviam imposto se ganhassem a partir de R$ 1.903,99. 

É uma exigência do Governo Federal que as declarações do Imposto de Renda sejam feitas anualmente, de acordo com as faixas de rendimentos. 

Para fazer a consulta da situação do seu IR, você precisa estar cadastrado(a) no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte(e-CAC ) e possuir um código de acesso. 

 

Como é feito o cálculo da restituição do imposto de renda? 

O cálculo completo do IR é a soma de todas as receitas tributáveis informadas pelo contribuinte. Em posse desse valor, a Receita Federal faz a subtração das despesas que são dedutíveis e que foram informadas na declaração. 

O resultado é a base de cálculo do Imposto de Renda da pessoa. E após aplicada a alíquota, é possível chegar à faixa de rendimento anual. [Quebra da Disposição de Texto] [Quebra da Disposição de Texto] Logo depois são feitos os descontos dos valores que foram pagos pelo contribuinte durante o ano de exercício da declaração ou o que foi retido na folha ou quitado pelo carnê-leão.  

Ao final, já é possível saber o custo final de imposto do contribuinte. Assim, caso o saldo seja positivo, a restituição é realizada. Caso seja negativo, será preciso pagar um valor a mais à Receita Federal. 

 

Aproveite a restituição para renegociar suas dívidas 

O valor da restituição do Imposto de Renda pode ser usado para diversas finalidades, mas, com certeza, usá-lo para fazer um planejamento financeiro para quitar as dívidas é uma excelente escolha para poder limpar o nome e ter crédito na praça para continuar investindo em novas etapas da sua vida. 

Agora que você já sabe como funciona a restituição do imposto de renda, fica mais fácil se organizar para receber o valor devido e colocar a sua vida financeira em dia. 

Caso você queira consultar a situação do seu CPF com a Recovery, clique aqui.No nosso site, você também consegue renegociar suas dívidas recebendo até 90% de desconto. 

  

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜