Conta corrente: entenda o que é e como funciona

Com a conta bancária do tipo corrente, você pode movimentar dinheiro com transferências via PIX, TED ou DOC,fazer pagamentos, receber salários, dentre outras operações. 

Hoje em dia, se tornou mais fácil a abertura de conta principalmente em bancos digitais. Segundo a pesquisa feita pela Startup Idwall,em 2021 foram mais de 115 milhões de contas digitais abertas no Brasil e, atualmente, seu número total já ultrapassa o número de habitantes do país, com 250 milhões de contas digitais abertas comparadas a 211 milhões de pessoas. 

Alguns não cobram nem anuidade, e o seu acesso é através dos aplicativos  onde você pode resolver tudo de forma prática e rápida. 

Mas, para ajudar você a entender tudo sobre como funciona a conta corrente, separamos pontos importantes que você deve saber para o bom uso desse tipo de conta. Continue a leitura! 

 

Saiba o que é uma conta corrente 

Basicamente, conta corrente é um tipo de conta bancária onde fica disponível o seu dinheiro. 

Uma das vantagens da conta corrente é poder movimentar o dinheiro de forma fácil, o que faz delas uma boa escolha para o uso no dia a dia. 

No entanto, é preciso estar atento ao pacote de serviços contratados, pois existem alguns que limitam o saque e as transferências do tipo TED e DOC, por exemplo, cobrando taxas para usar estas funcionalidades.  

 

Entenda como funciona esse tipo de conta 

A conta corrente funciona como uma espécie de plataforma onde você pode fazer transações a qualquer momento. Com a transformação digital e o acesso da população a dispositivos conectados à internet, é possível movimentar a conta utilizando internet banking e aplicativos. 

Agora, se você é o perfil de cliente que prefere lidar com seu dinheiro através de bancos tradicionais, a sua conta corrente pode ser aberta na própria agência e você pode usar os caixas eletrônicos para realizar as transações e saques. 

A depender do pacote de serviço contratado com o banco, a conta corrente pode ter uma mensalidade de manutenção. Mas esse valor pode ser negociado e a maior parte dos bancos digitais não fazem mais essa cobrança. 

No mais, é possível movimentar a conta corrente para ter acesso aos seguintes serviços: 

  • Fazer compras com um cartão de débito conectado à sua conta; 
  • Realizar saques e depósitos com seu cartão de caixa eletrônico; 
  • Usar o serviço de internet banking ou baixar o aplicativo para checar extrato, transferir dinheiro ou pagar boletos; 
  • Possuir cartões de crédito vinculados à sua conta; 
  • Visitar a agência local ou caixa eletrônico para fazer saques e depósitos; 
  • Ter acesso a cheques. 

 

Conta corrente x conta poupança: entenda a diferença  

A conta poupança é um tipo de conta bastante aderida pelos brasileiros, e se você já tem acesso a ela, é importante entender bem qual a sua diferença para uma conta corrente. 

Antes, a principal diferença entre elas era a questão do rendimento do dinheiro. A poupança era a opção mais procurada quando o assunto era reserva financeira. Porém, hoje em dia dia, instituições financeiras têm oferecido a possibilidade de rendimento do valor na conta corrente com taxa até mesmo maior que a poupança.  

Portanto, atualmente, a principal diferença desses dois tipos de conta é a oferta de produtos e serviços, pois ao contratar uma conta corrente, você passa a ter acesso a cartões de débito e crédito e também limites de empréstimo oferecidos pelo banco. juros. 

Outro serviço que atrai muitos usuários para a conta corrente é a possibilidade de fazer operações de PIX, TED e DOC, além de ter acesso às folhas de cheque. 

Já na conta poupança, é possível contar apenas com o rendimento sobre o dinheiro depositado, sem a possibilidade de fazer operações, além de não ter direito a cheque ou empréstimos pessoais.  

 

Como é feito o processo para abrir uma conta corrente?  

Para abrir uma conta corrente você vai precisar reunir alguns documentos pessoais, como identidade, CPF e comprovante de residência. 

Com o crescimento dos bancos digitais, a maioria das instituições financeiras já disponibiliza a abertura de conta digitalpor meio de aplicativos. 

Nesse caso, é só baixar o app do seu banco de preferência, procurar pela opção “abrir conta”, anexar os documentos e aceitar os termos. Assim, você não precisa ir à agência bancária e a vantagem é que eles costumam isentar os usuários de tarifas bancárias como anuidade e taxa de adesão. 

Por isso, vale a pena pesquisar para encontrar o banco que ofereça os serviços que melhor se adequem ao seu perfil. 

 

3 dicas para escolher o tipo de conta para sua situação  

Na hora de escolher um tipo de conta, não existe uma regra definida. A dica é estar atento a alguns pontos. Dessa forma, você pode ponderar e chegar aos serviços financeiros que melhor atendam às suas necessidades. Veja a seguir! 

 

1. Saiba qual o seu perfil 

Um ponto importante a se analisar antes de abrir uma conta no banco ou instituição, é levar em conta o que diz o seu perfil. Se você for universitário, pode aproveitar as vantagens que os bancos concedem, como isenção de tarifas. 

Caso seja Microempreendedor Individual (MEI), abrir uma conta corrente jurídica pode ser uma boa. Dessa forma, você separa as suas despesas pessoais das contas da empresa. 

E caso você esteja ainda se acostumando ou seja novato(a) no uso da tecnologia, o indicado é buscar bancos que ainda ofereçam serviço de abertura de conta nas agências físicas. 

 

2. Entenda quais os serviços que você precisa  

Pensar nas funcionalidades da conta é fundamental na hora de contratar o melhor pacote para o seu interesse. Dessa forma, você contrata apenas os serviços que precisa, e evita pagar taxas e outros encargos desnecessários. 

O cuidado que você precisa ter ao abrir uma conta corrente é estar atento às cobranças de taxas, e apostar em um bom planejamento financeiropara evitar o endividamento com empréstimos. 

 

3. Encontre instituições seguras e confiáveis  

Uma forma de garantir a sua segurança, é procurar por bancos e instituições financeiras seguras e confiáveis.  

Os bancos tradicionais estão se reinventando para personalizarem seus serviços de acordo com o perfil do cliente e o avanço tecnológico do mercado. Por isso, não faltam opções para você conseguir abrir uma conta onde realmente os seus dados estejam seguros.  

Como é o caso do Iti, o banco digital grátis do Itaú.Além de contar com serviços modernos e seguros, como transferências e pagamentos por QR Code, PIX, cartão virtual, cartão físico por aproximação, dentre outros, também oferece a confiabilidade de fazer parte de uma instituição segura e consolidada no país. 

Gostou dessas dicas de como escolher e abrir a sua conta corrente? Então olha esta outra dica, se você tem dívidas abertas e deseja quitá-las com descontos mais atrativos, clique aqui e consulte o seu CPF com a Recovery.Caso você tenha algum débito aberto sob nossa gestão, é possível conseguir até 98% de desconto no pagamento. 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜