Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

O que é e como funciona o Registrato, do Banco Central

01 de agosto de 2023 por Marina Victoria de França Lima

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o Registrato. Mas você sabe exatamente o que é? Nos últimos tempos, têm aparecido nas redes sociais alguns conteúdos que tentam alarmar as pessoas quando o assunto é Registrato. Usando a falta de conhecimento sobre o assunto para confundir o consumidor, alguns deles afirmam, erroneamente, que pagar dívidas antigas, também chamadas de dívidas prescritas ou caducas,pode “sujar” o nome no Registrato. E isso não é verdade! Continue a leitura e entenda o que é, para que serve e como consultar o Registrato, mantido pelo Banco Central.

 

O que é o Registrato?

O Registrato é um sistema do Banco Central onde você pode consultar, gratuitamente,  informações sobre empréstimos e financiamentosem seu nome, em quais bancos você tem conta corrente ou de poupança, as chaves PIXque você cadastrou, cheques sem fundos emitidos por você, dívidas em seu nome com órgãos públicos federais e dados sobre a compra e a venda de moeda estrangeira, caso você tenha feito alguma operação desse tipo.

Ou seja, o Registrato traz um resumo de seu relacionamento com as diferentes instituições financeiras, permitindo enxergar a sua vida financeira em um único lugar, de maneira centralizada. Esqueceu a sua chave PIX? Ela está no Registrato. Não lembra se fechou uma conta que tinha em um determinado banco? O sistema tira a dúvida. Fez algum investimento? Está lá também.

Neste vídeo divulgado pelo Banco Central, é possível entender melhor como funciona o Registrato clique aquie acesse o conteúdo. 

 

Para que o Registrato serve e como funciona?

Criado e gerenciado pelo Banco Central, o Registrato reúne informações de diversos bancos e financeiras, disponibilizando-as em seis relatórios diferentes, que você pode consultar a hora que desejar e sem pagar nada por isso. Cada relatório possui um prazo de atualização diferente. Portanto, se você acabou de quitar uma dívida, por exemplo, pode levar alguns dias para que essa informação apareça no sistema.

A principal função do Registrato é facilitar a vida do consumidor de produtos e serviços financeiros, trazendo transparência e acesso a informações importantes. Consultando o Registrato, você pode, por exemplo:

  • Saber quais são as suas chaves PIX ativas
  • Saber onde tem dívidas e a situação de cada uma delas
  • Identificar se algum cheque que você passou não caiu por falta de fundo
  • Verificar se existe alguma conta bancária em seu nome que não foi você que contratou

É importante consultar o Registrato de tempos em tempos. A ferramenta pode ajudar você a descobrir se seu nome foi usado para pegar algum empréstimo que você não solicitou ou aplicar outros golpes, por exemplo. Além disso, o Registrato é um aliado para que você tenha mais controle de sua vida financeira.

 

Registrato e dívida prescrita

Como o sistema reúne todas as informações sobre a vida financeira de uma pessoa, se ela quitou uma dívida, seja ela prescritaou não, essa informação será aparece no Registrato. E isso é muito bom, pois ajuda os bancos a saberem que você é um bom pagador e se preocupa em manter suas obrigações financeiras em dia.

Então, ter o nome no Registrato significa, apenas, que você está incluído no sistema financeiro nacional, que é regulado pelo Banco Central. As informações vão parar lá porque os bancos são obrigados a enviar.

 

Como acessar e consultar o Registrato

Para acessar o Registrato, é preciso ter uma conta Gov.brno nível prata ou ouro. Com isso, basta entrar no site oficial do Registratoe fazer o login com suas informações. Uma vez logado, você poderá consultar qualquer um dos seis relatórios disponíveis pelo sistema. Saiba mais sobre cada um deles:

 

Relatório de Chaves Pix

Nele, você encontra todas as chaves PIX ativas que você possui, vinculadas aos dados de sua conta. Assim, é possível consultar qual chave (CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone ou chave aleatória), está atrelada a determinado banco, por exemplo. Também é possível verificar se existe alguma chave PIX ativa sem sua autorização. ​A atualização deste relatório acontece em tempo real. Ou seja, assim que a chave PIX é registrada na instituição, o sistema do Banco Central é informado e o dado é incluído no relatório.

 

Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR)

Mostra suas dívidas com bancos e financeiras – tanto aquelas pagas em dia, quanto as em atraso. Ali, você pode consultar o saldo devedor, limite do cheque especial, tipo de operação de crédito, status da dívida e outros dados. As informações são atualizadas pelas instituições financeiras uma única vez ao mês. Portanto, o relatório não é atualizado imediatamente após o pagamento de uma dívida. Essa informação só irá aparecer no mês seguinte.

 

Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS)

Nesse relatório, você pode consultar em quais bancos e instituições você possui uma conta aberta, uma aplicação ou um investimento. O relatório mostra, ainda, as datas de abertura e fechamento das contas, mas não possui informações sobre saldos, movimentações ou dados cadastrais. Os bancos têm um prazo de até dois dias úteis para informar novas contas ou relacionamentos ao Banco Central, que atualiza esse relatório diariamente.

 

Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais

Nele, você encontra o histórico de operações de compra ou venda de moeda estrangeira e as transferências internacionais que você já fez. O relatório mostra os dados do cliente, natureza da operação, instituição contratante e, se for o caso, instituição intermediadora, dados do pagador ou do recebedor no exterior, datas, tipo de operação realizada, número da operação, valores, moeda e número do Registro Declaratório Eletrônico (RDE).

 

Relatório de Cheques Sem Fundos 

Neste relatório você pode conferir se algum cheque que você emitiu foi devolvido e consultar informações para regularizar a situação. O relatório traz o nome de quem emitiu o cheque, CPF ou CNPJ, banco e agência que fez a inclusão, motivo da devolução, número e valor do cheque, e a data de inclusão. Após você comprovar o pagamento do cheque, a pendência deve ser excluída do sistema em, no máximo, 10 dias úteis.

 

Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal

No relatório do Cadin Federal, você pode consultar se possui dívidas com órgãos e entidades do setor público federal. Também é possível ver se o seu CPF foi cancelado ou se o CNPJ da sua empresa foi declarado inapto. O relatório não mostra dados dos estados e municípios. ​Após  comprovar a quitação do débito, o órgão responsável pela informação tem 5 dias úteis para dar baixa do registro no Cadin Federal.

 

Encontrou dívidas no Registrato? Saiba o que fazer

Consultou o Registrato e viu que possui uma dívida em aberto?Não se preocupe, é hora de dar o primeiro passo e começar a se organizar para quitar.  Para isso, basta consultar o seu CPF gratuitamentecom a gente ou, se preferir, falar com nosso atendimento pelo WhatsApp: (11) 4765-8402.

Se a dívida estiver sob nossa gestão, você pode renegociá-la com condições especiais e parcelas a partir de R$50 por mês. Viu como é fácil? Fale com a gente e destrave uma vida sem dívidas! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas fiquem informadas! E, se tiver encontrado alguma dívida ao consultar o Registrato, não pense duas vezes: dê o primeiro passo e fale com a gente!Estamos aqui para ajudar você a transformar dívidas em recomeços.