Dívidas caducam? Depois de 5 anos, ainda podem ser cobradas?

Com o custo de vida elevado, o desempregoe o superendividamentorondando as famílias brasileiras, muitas pessoas se perguntam sobre os rumos de suas pendências financeiras. E uma dúvida bastante comum é se as dívidas caducam ou prescrevem. 

Mas você sabe o que isso significa? Como fica a reputação, no mercado, de quem está nessa situação? Dívidas antigas podem ser cobradas pelos credores? Neste post, nós respondemos a essas e outras questões.  

 

Dívidas caducam? O que isso significa? E dívidas prescritas?

Dívidas prescritas são aquelas que não foram quitadas no prazo de até 5 anos após seu vencimento e, portanto, não podem mais ser cobradas judicialmente, ou seja, a empresa que você contraiu o crédito só poderá realizar a cobrança de forma amigável, como e-mail, SMS e plataformas digitais por exemplo. Passado esse período de 5 anos, o devedor não poderá mais ter o nome negativado nos birôs de crédito – Serasa, SPC e Boa Vista, por exemplo -, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, e conhecido popularmente como “caducar”. 

O fato da dívida não ter sido quitada em até 5 anos após o seu vencimento, não significa que ela deixe de existir. Ao contrário: o pagamento continua pendente junto à loja, instituição financeira ou empresa de serviços e o os juros continuam correndo.  

 

3 boas razões para pagar dívidas antigas

  1. RARAMENTE UMA DÍVIDA PRESCREVE: Em primeiro lugar, pagar é a melhor escolha porque raramente uma dívida prescreve. Isso porque empresas e bancos estão atentos aos prazos legais e costumam contratar empresas especializadas em recuperação de crédito, como a Recovery. Caso a cobrança seja levada à Justiça, o devedor pode ter seus bens penhorados e a conta corrente bloqueada para saldar o débito. 
  1. OS JUROS CONTINUAM CORRENDO: Dívidas são como bolas de neve e muitas pessoas nem percebem isso, como mostramos na matéria 5 principais motivos do endividamento.Quanto mais o devedor demora para negociar, mais os juros e taxas vão se acumulando, transformando a pendência em um verdadeiro bicho de sete cabeças. Por isso, a dica é negociar logo para evitar maiores enroscos.
  2.  NOME LIMPO DE VERDADE: O consumidor não pode ter seu nomee score de crédito afetados por uma dívida que venceu há mais de 5 anos. Porém, o histórico de cada CPF continua armazenado nos bancos de dados das instituições credoras. Caso precise recorrer a essa instituição no futuro, você poderá enfrentar dificuldades. Negociar é, portanto, o melhor caminho para ter um nome limpo de verdade. 

 

Quero pagar minha dívida, mas não sei por onde começar

Pagar é sempre a melhor decisão para não ter que se preocupar com problemas lá na frente. Porém, com quase todo mundo convivendo com um orçamento apertado, muitas pessoas não têm o dinheiro necessário para quitar dívidas antigas, preferindo se livrar daquelas adquiridas recentemente. Levando isso em conta, não deixe de conferir nossa matéria especial sobre priorização de dívidas.

Depois de entender como priorizar os pagamentos, consulte gratuitamente o seu CPFem nosso site e confira as melhores condições para renegociar seus débitos e sair da inadimplência!A Recoveryoferece os melhores descontos para você quitar suas dívidas. 

 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜