Ícone Whatsapp

Conta Gov.br: como abrir a sua para negociar pelo Desenrola Brasil

19 de setembro de 2023 por Bruna Vieira da Costa

A próxima etapa do programa Desenrola Brasiljá começou, para acessar a plataformade negociação, é necessário ter uma conta Gov.br. Nessa etapa, serão beneficiados os consumidores endividados que integram a Faixa 1 do programa.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Aqui você vai encontrar todas as informações que precisa para entender melhor o assunto e conseguir criar a sua conta Gov.br.  

 

Entenda o que é o Gov.br 

A conta gov.br é o seu acesso ao portal do Governo, que reúne informações e serviços ao cidadão – como, por exemplo, o acesso à plataforma de negociação do Desenrola Brasil. 

Qualquer brasileiro ou estrangeiro registrado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode abrir uma conta Gov.br. O processo é muito fácil, gratuito e seguro (veja mais abaixo). 

Além de ser necessária para renegociar no Desenrola, a conta Gov.br permite que você acesse serviços do SUS, realize a prova de vida digital, inscreva-se no ENEM ou SISU e muito mais.  Você  encontra a lista completa dos serviços no portal Gov.br.A ideia é facilitar a vida dos cidadãos e agilizar o processo de solicitação de documentos e a adesão a programas governamentais.   

 

Saiba como criar sua conta Gov.br

Para criar sua conta, basta acessar o site Gov.br,clicar no botão “entrar com o Gov.br” na página inicial, ou baixar o aplicativo Gov.br em seu celular. Ao digitar seu CPF, se você ainda não possuir uma conta, será direcionado para o cadastro. O processo todo é transparenteseguro e gratuito. Veja os passos: 

  1. Acesse o site acesso.gov.br ou baixe o aplicativo gov.br na sua loja 
  2. Digite o seu CPF 
  3. Se você já tiver uma conta, aparecerá um campo para você digitar sua senha 
  4. Se o campo da senha não aparecer, você precisará criar sua conta 
  5. Se você estiver no site, ele irá te direcionar a baixar o aplicativo 

Atenção: usuários nível bronze só podem realizar a negociação à vista. Caso queira o benefício de parcelamento pela plataforma do Desenrola Brasil, é necessário ter a conta no nível prata ou ouro. Veja como subir o nível:

 

Como subir o nível da sua conta Gov.br para prata ou ouro

Para aumentar o nível de bronze para prata ou ouro, a forma mais prática é baixar o aplicativo Gov.br.

No aplicativo, você poderá fazer o processo via reconhecimento facial ou acesso bancário.

Veja como subir o nível da sua conta via reconhecimento facial

  1. Baixe o aplicativo gov.br. 
  2. Digite o seu CPF e senha para entrar 
  3. Se você ainda não tiver uma conta gov, o campo da senha não vai aparecer. Você será direcionado a criar uma conta. Siga os passos na tela 
  4. Após digitar a senha, clique em “aumentar nível”, na tela inicial do aplicativo 
  5. Clique novamente em “aumentar nível da conta” e AQUI você verá algumas dicas para fazer seu reconhecimento facial 
  6. Posicione o seu rosto na frente do celular e siga as orientações da tela 
  7. Não deu certo? Busque um local mais iluminado e tente de novo. Evite mexer o celular e verifique se não nenhum elemento tampando seu rosto, como cabelo, boné ou outros acessórios. É comum que o aplicativo tenha algumas instabilidades 

 

 

Agora veja como subir o nível via conta bancária

O reconhecimento facial compara a sua foto com as bases do TSE e Senatran. Por isso, não está disponível para todos. Quem não tem CNH e não fez o cadastro da biometria no TSE pode ter bloqueios.

Se esse for o seu caso, uma outra forma de subir o nível da sua conta gov.br para prata é acessa-la com seus dados bancários. É um processo simples e seguro.

  1. Baixe o aplicativo gov.br. 
  2. Clique em “entrar com gov.br”. Caso já tenha feito o login, saia da sua conta e volte para a tela inicial do aplicativo 
  3. Clique em “Login com o seu banco” 
  4. Selecione seu banco 
  5. Você será direcionado para as telas do seu banco. Digite sua conta, agência e siga os demais passos na tela 
  6. Ao encerrar o passo a passo, sua conta será nível prata e você já poderá acessar o Desenrola Brasil.

 

 

Resumindo: como acessar a plataforma do Desenrola Brasil com a conta Gov.br 

Para negociar na Faixa 1 do Desenrola,você deve:

Atenção: ao acessar a plataforma do Desenrola,lembre-se de autorizar o compartilhamento de dados pessoais de sua conta Gov.br. Esse processo é seguro e significa que a plataformaterá acesso apenas aos dados que você cadastrou previamente em sua conta Gov.br, tais como: nome, e-mail, número de celular, endereço, CPF e foto.  Os dados da sua conta Gov.br são compartilhados apenas com os serviços que você autorizar, atendendo aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados.  

 

O acesso a sua conta Gov.br está bloqueado? Veja como desbloquear

A sua conta Gov.br pode ser bloqueada temporariamente se você ou outra pessoa tentar acessá-la muitas vezes com uma senha incorreta. Essa é uma medida de segurança, que é ativada automaticamente depois de quatro tentativas erradas de acesso. Mas fique tranquilo: desbloquear sua conta Gov.br é simples. 

Pelo celular, abra o aplicativo Gov.br e digite o seu CPF. Em seguida, clique em “esqueci minha senha”. O aplicativo te mostrará a opção de fazer o reconhecimento facial para desbloquear a conta. Você pode, ainda, clicar em “recuperar de outra forma”. Nesse caso, você receberá um código no e-mail ou celular cadastrado, que deve ser usado para alterar a senha e desbloquear a conta. 

Caso você não tenha um celular ou não consiga seguir com nenhuma das opções apresentadas, é necessário preencher um formulário no site gov.br,solicitando a recuperação. 

 

Mudou de endereço ou telefone? Veja como atualizar os dados cadastrados em sua conta Gov.br 

Manter os dados cadastrais de sua conta Gov.br atualizados é bastante importante. Caso tenha mudado de endereço, telefone ou e-mail, por exemplo, você deve entrar em sua conta Gov.br e clicar em “Alteração” e então “Dados Cadastrais”. Preencha os dados que deseja atualizar. Para alterar o e-mail ou telefone, você deverá, ainda, fazer uma verificação, digitando o código que irá receber no novo meio de contato. 

Gostou das dicas? Compartilhe! E não deixe de consultar o seu CPF gratuitamentecom a gente para conferir os descontos que oferecemos para você renegociar suas dívidas que se enquadram ou não no Desenrola Brasil.