Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

Protesto em cartório: o que acontece quando o nome é protestado 

18 de abril de 2023 por Marina Victoria de França Lima

Quando você recebe a notificação de protesto em cartório, quer dizer que o seu credor registrou em cartório a sua dívida que possivelmente está em atraso.  

Isso faz com que a dívida seja formalizada, vinculando ao pagador a responsabilidade para quitar essa dívida e aumentando assim a pressão e as chances desse débito ser pago.   

Essa é uma das situações mais temidas por quem está com dificuldades de manter as contas em dia. Mas, o recomendado é sempre manter a calma, pois com organização e um bom planejamento financeiro, é possível reverter essa situação. 

Confira a seguir no conteúdo o que é o protesto em cartório e o que fazer caso você receba uma notificação, para conseguir negociar e quitar o que deve . Boa leitura! 

 

O que é protesto em cartório e como funciona 

O protesto em cartório ocorre quando uma pessoa, física ou jurídica, deixa de pagar uma dívida. Nesse caso, o credor registra a dívida em cartório como forma de legalizar o débito aberto e aumentar as chances dele ser pago.  

Por isso, se você receber uma notificação de protesto de dívida em cartório, quer dizer que a pessoa ou empresa que você deve já acionou a Justiça para a cobrança. Diversos tipos de dívidas podem ser registradas em cartório, como : 

  • cheques sem fundo; 
  • boletos em atraso; 
  • contratos de aluguel; 
  • pendências judiciais; 
  • prestação de serviços, entre outros. 

Assim, o protesto em cartório é uma maneira de oficializar a relação de inadimplência entre devedor e credor. 

O objetivo do protesto em cartório é o credor comprovar de modo formal que existe um débito a pagar e, com isso, incentivar o devedor a quitar a dívida o mais rápido possível. 

 

Quais as consequências de ter o nome em cartório? 

De modo geral, o devedor recebe uma notificação de protesto por escrito no endereço cadastrado no momento em que a dívida foi feita. Caso isso não aconteça, basta fazer uma consulta nos birôs de crédito, como no Serasa,Boa Vista e SPC Brasil.

Para isso, faça um cadastro nas plataformas. As informações da dívida serão listadas para você, assim como o número do cartório e onde o título foi protestado. 

Você também pode verificar se tem dívidas abertas que estão sob gestão da Recovery. Basta clicar aqui para consultar o seu CPF.Se alguma dívida estiver aberta, você pode negociar o que deve com até 99% de desconto. 

 

Qual a diferença entre nome protestado e negativado 

De forma prática, o protesto em cartório é mais uma forma do credor aumentar as suas chances de receber, mesmo depois de inscrever o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito. 

Caso o tempo passe e ainda assim a dívida não seja paga, depois de 5 anos,o nome do devedor é retirado automaticamente dos birôs de crédito. Assim, quando o credor recorrer ao protesto em cartório, ele tem mais uma forma de pressionar o devedor a pagar, aumentando as chances de receber. 

Ainda é bom que você saiba que um título protestado não caduca. Ele fica na condição de protesto até que a dívida seja quitada, ou realizado o cancelamento do protesto. 

 

O que fazer quando receber uma notificação 

Confira a seguir um passo a passo básico do que fazer caso você receba uma notificação de protesto de dívida em cartório. Acompanhe! 

 

Etapa 1 

Para descobrir quem solicitou o protesto em cartório, você deve solicitar uma certidão de protesto. Para isso, vá até o cartório em que a dívida foi protestada e apresente seus documentos pessoais, como CPF e identidade. 

Verifique também se o cartório oferece esse serviço online ou se você consegue os dados por telefone. Com isso, você otimiza o seu tempo. 

 

Etapa 2 

Com as informações do credor em mãos, o próximo passo é renegociar a dívidaou fazer uma proposta de pagamento à vista. 

 

Etapa 3 

Após negociar, o último passo é solicitar a carta de anuência e apresentá-la no cartório em que o nome foi protestado. Com isso, é possível solicitar o cancelamento do protesto. Aqui é preciso estar atento, pois será preciso arcar com as despesas do cartório referentes ao protesto. 

Agora que você sabe o que é o protesto em cartório e como você pode retirar o seu nome dessas instituições, fique atento ao seu planejamento financeiro para evitar que situações como essa aconteçam! 

Evite notificações de protestos e outras dores de cabeça com relação às dívidas atrasadas. Clique aqui e consulte o seu CPF com a Recovery e verifique se possui alguma dívida ativa conosco. 

Na nossa plataforma online você consegue negociar o que deve e receber até 99% de desconto e formas de pagamento com parcelas a partir de R$50 por mês. Clique aqui e saiba mais.