Carta de crédito: como funciona e suas vantagens

Se você já teve, ou ainda tem, o sonho o de comprar um bem com valor maior, então já deve ter se perguntado como funciona o consórcio e a  carta de crédito. 

Essa pode ser uma das soluções para você conseguir comprar um imóvel, carro, moto e até mesmo ter acesso a determinados serviços. 

No entanto, conhecer as regras dos consórcios é fundamental para que você entenda as condições e as vantagens deste tipo de parcelamento. Além disso, você deve se programar para conseguir cumprir os pagamentos em dia

Para te ajudar a entender tudo sobre carta de crédito, preparamos este artigo. Acompanhe!

 

Saiba o que é uma carta de crédito 

É um documento que é entregue ao consorciado na hora em que ele é contemplado, pelo sorteio ou lance, do consórcio que participa.  

Dessa forma, com a carta de crédito, ele consegue fazer a contratação do serviço ou comprar o bem que tem interesse. 

 

O que é um consórcio? 

O consórcio é quando um grupo de pessoas, formado por uma Administradora de Consórcios fiscalizada e autorizada pelo Banco Central do Brasil, se reúne para comprar certo bem ou serviço. Os consórcios também estão disponíveis para as empresas. A partir do consórcio é possível adquirir vários bens, a exemplo de: 

  • imóveis; 
  • automóveis e outros veículos; 
  • terrenos; 
  • diversos outros. 

A administradora é a empresa que faz a gestão dos recursos. Mas, para isso, ela faz a cobrança de uma taxa de administração

A vantagem é que ao contrário dos empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito, no consórcio não são cobradas taxas de juros dos bancos, apenas a taxa de administração. 

No entanto, para receber a carta de crédito, e poder dar andamento na compra do bem, é necessário esperar a contemplação ou dar um lance. Por isso, o consórcio é uma opção mais indicada caso você não tenha pressa. 

 

Entenda como funciona a carta de crédito  

No consórcio, a cada mês um sorteio contempla um ou mais membros do grupo.  Esses contemplados recebem a carta de crédito para a compra do bem ou serviço. 

Porém, se já se passou algum tempo e você ainda não foi sorteado, é possível dar um lance, para conseguir pegar o valor da carta de forma mais rápida. 

Para ter acesso à carta de crédito, o consorciado precisa apresentar alguns documentos. Esses podem sofrer variação conforme o bem a ser adquirido e com o objetivo do consórcio.  

Mas, atenção! Após a contemplação é preciso usar a carta dentro do prazo estipulado. Esse costuma variar de 90 dias a 180 dias, ou até a quitação do consórcio

As regras variam de acordo com a administradora e, por esse motivo, é preciso estar atento(a). 

Além disso, para manter o poder de compra de todos os integrantes do consórcio, as tabelas podem ser reajustadas. Por isso, é importante manter um planejamento financeiro para conseguir cumprir com o aumento das prestações do consórcio. 

 

Saiba quais os requisitos para conseguir uma carta de crédito 

Para conquistar a carta de crédito é necessário, em primeiro lugar, ingressar em um consórcio. 

Nesse instante, o consorciado vai decidir qual bem ou serviço deseja comprar, o valor total da aquisição e o prazo de pagamento. 

Para evitar o endividamento, é importante analisar o valor das parcelas.  Portanto, opte por prestações que caibam no seu bolso e coloque tudo no seu planejamento financeiro familiar

Após ingressar no consórcio, existem duas maneiras de conseguir a carta de crédito. 

A primeira é ser sorteado e pegar a carta de crédito. Isso pode acontecer nos primeiros meses ou você pode ter de esperar até o último pagamento.  

Agora, se você quiser fazer um lance, que é a oferta de um valor maior para abater no contrato do consórcio, você tem chances de conseguir a carta de crédito mais rapidamente

Os lances podem ser: 

  • livre: aqui é possível ofertar qualquer valor, e quem der o maior lance recebe a carta de crédito; 
  • fixo: o valor é determinado em contrato; 
  • embutido: é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance. 

Neste caso, quem tem a maior reserva financeira pode fazer um lance maior e adquirir a carta mais rapidamente. 

 

Entenda para quais finalidades usar a carta de crédito 

Comprar um bem 

O consórcio é famoso por possibilitar o acesso a bens móveis (veículos) e imóveis (apartamentos e casas). 

Assim, ao ser contemplado e receber a sua carta de crédito você pode negociar a compra do bem. 

 

Contratar serviços 

Você sabia que existe carta de crédito para reformas de imóveis? Esse é apenas um exemplo de consórcio de serviços. 

Ele ainda pode ser usado para arcar com custos de escolas e faculdades, viagens, cirurgias plásticas e uma infinidade de outras opções. 

 

Quitar financiamento 

Já pensou em usar a carta de crédito para quitar parcelas de um financiamento em aberto? Essa é uma transação possível, mas depende das regras de cada administradora.  

Na maioria delas, a condição para a liberação é que o valor do financiamento a ser quitado seja igual ou menor do que a carta de crédito do consórcio. 

Ou seja, você pagará uma taxa para a administradora para poder fazer essa transação. 

 

Compensar valores 

Suponhamos que você tenha uma carta de crédito de um imóvel de R$ 200 mil e você se interessou por um que custa R$ 225 mil. 

Nesse caso, você pode completar o valor. Também é possível adquirir bens mais baratos que o valor total da sua carta.  

Com esse valor excedente, por exemplo, você pode quitar gastos com documentação dos bens móveis ou imóveis. 

Outra alternativa é fazer a quitação das parcelas ainda em aberto do consórcio. 

Viu como a carta de crédito pode se tornar um caminho para você conseguir um bem mais valioso? Mas, para entrar em um consórcio, é preciso antes ter uma planejamento financeiro para conseguir cumprir os pagamentos e evitar as dívidas. 

Para conferir a situação do seu CPF com a Recovery, clique aqui.Neste mesmo link você pode fazer um acordo para a sua dívida sob gestão da Recovery, com descontos e parcelas que acabem no seu bolso. Aproveite! 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜