Ícone Whatsapp

Carro alienado: o que é e quais os riscos de comprar  

02 de junho de 2023

Você sabe o que é carro alienado? Caso esteja pensando em comprar um carro usado, é preciso ficar atento a diversos fatores que podem influenciar a decisão de compra. 

Isto porque adquirir um carro alienado pode trazer diversos riscos para o comprador, como a possibilidade de perda do veículo, por exemplo. 

Confira no conteúdo alguns pontos que devem ser considerados ao comprar um carro usado e como evitar problemas ao adquirir um carro alienado. Boa leitura! 

O que é um carro alienado? 

Um carro alienado é um veículo que ainda não foi totalmente pago pelo proprietário. Isso significa que há uma dívida pendente com uma instituição financeira ou credor que forneceu um empréstimo para a compra do automóvel.  

Enquanto a dívida não for totalmente quitada, o credor tem direito de propriedade sobre o veículo. E caso quem solicitou o empréstimo não cumpra com o pagamento, o carro pode ser recuperado para pagar a dívida. 

Se você comprar um carro alienado, este não pode ser vendido sem a autorização da instituição, pois ainda é considerado garantia do empréstimo.  

Geralmente, os documentos do carro (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV) possuem uma observação sobre o alienamento. Por isso, é importante estar atento(a) a essa informação.  

Somente após a quitação do subsídio é que o proprietário se torna o detentor legal do veículo, sem restrições ou impedimentos. 

   

Como funciona a compra e venda de carro alienado? 

A compra e venda de um carro alienado é um processo um pouco mais complicado do que a transação de um veículo já quitado. 

Primeiramente, o comprador deve estar ciente de que o veículo tem uma dívida pendentecom um credor (geralmente banco ou financeira). Além disso, certificar-se de que essa dívida seja paga para que a transferência de propriedade seja feita.  

É importante lembrar que a dívida não é do carro, mas sim do proprietário anterior, que tomou o empréstimo para adquiri-lo. 

Portanto, é preciso verificar qual o valor total da dívida e negociar com o proprietário para que este pague o que está pendente.  

Com a dívida quitada, o proprietário atual pode solicitar a baixa do alienamento junto ao Detran. Assim, os documentos serão atualizados, deixando sem restrições. 

Também é recomendado que o comprador consulte os órgãos competentes para verificar se há alguma restrição judicial ou administrativa sobre o veículo. 

A compra e venda de um carro alienado é legal, mas para evitar problemas, analise bem os documentos antes de fazer negócio. 

Quais os riscos de comprar um carro alienado? 

Além de correr o risco de perder o veículo, também existem outros pontos que devem ser levados em conta na hora da compra. Confira abaixo quais são os principais riscos de comprar um carro alienado. Acompanhe! 

Perda do veículo 

Caso o proprietário original não tenha quitado todas as parcelas do financiamento, o banco ou financeira pode reaver o veículo a qualquer momento. Isso pode acontecer mesmo que o novo comprador tenha adquirido o automóvel de boa-fé e tenha pago o valor integral do carro. 

Prejuízo financeiro 

Além do risco de perda do veículo, o novo proprietário pode ter que arcar com despesas legais e indenizações do antigo proprietário. 

Dificuldades na transferência 

A transferência de propriedade do veículo pode ser mais demorada, pois o banco deve dar autorização para a transferência. 

Problemas com a documentação 

É possível que o novo proprietário encontre problemas com a documentação do carro, como multas, IPVA vencido, licenciamento vencido, entre outros. 

Por esses motivos, é fundamental que o comprador faça uma pesquisa antes de adquirir um carro usado. Assim, deve-se verificar documentos, histórico e pendências financeiras ou jurídicas.  

Essa pesquisa pode ser feita através de uma consulta no DETRAN ou órgão responsável pela emissão do documento de propriedade do veículo. Assim, é possível verificar se o carro possui alguma restrição ou bloqueio judicial. 

Para fazer a consulta, você vai precisar do número da placa e do Renavam do automóvel. 

Agora que você entendeu que comprar carro alienado é possível, fique atento a essas dicas e, em caso de dúvida, acesse o site do DETRAN do seu estado para consultar a situação do veículo. 

Você sabia que na Recovery é possível renegociar dívidas de veículos? Nós temos condições especiais com descontos de até 99% e parcelas que cabem no seu orçamento. Clique aqui e consulte seu CPF. Aproveite!