Score para financiar um veículo: saiba qual o ideal​

Se você está se perguntando quanto de score precisa para financiar um veículo​, então você já deve estar de olho em adquirir esse bem, correto? 

A relação do score de crédito com a aprovação do financiamento existe, porém, vai depender muito de cada instituição financeira. 

Embora não haja uma regra, manter um bom score é importante para qualquer tipo de transação de crédito a longo prazo, e existem algumas ações que fazem com que você consiga manter uma boa pontuação, facilitando a aprovação de contratações de crédito. 

Ficou curioso e quer entender quanto de score precisa para financiar um veículo​? Então, continue a leitura! 

 

Saiba o que é o score de crédito

O score de crédito é uma pontuação dada pelos órgãos de proteção ao crédito que indica o quanto uma pessoa é boa pagadora, ou seja, qual o nível de bom relacionamento dela com o mercado de crédito brasileiro. 

Com a utilização dessa ferramenta, as análises de crédito passaram a ser mais justas, concedendo aos credores dados importantes para identificar se você é ou não um bom pagador(a)

Essa pontuação pode variar de 0 a 1.000 e quanto maior ela for, melhor. Assim, toda vez que você paga suas contas em dia, você ganha uma pontuação boa, ao mesmo tempo que se você deixa de pagar suas dívidas, a sua pontuação tende a cair. 

 

Entenda como funciona um financiamento de veículo ​ 

De forma resumida, o financiamento de veículo funciona como um empréstimo. Essa modalidade de crédito é concedida a uma pessoa física ou jurídica que deseja adquirir um carro e pagar de forma parcelada, seja ele usado, seminovo ou novo. 

Assim, caso você queira adquirir um carro ou moto e não tenha capital suficiente para adquiri-lo à vista, o financiamento de veículo pode ser a solução ideal. 

O crédito é fornecido por instituições financeiras, públicas e privadas, sendo que, como se trata de um tipo de empréstimo, são cobrados juros.Por isso, é importante analisar em mais de uma instituição, para entender quais propostas apresentam juros mais atrativos. 

 

Conheça a relação entre score e financiamento

A relação entre score e financiamento é bem simples: quanto maior o score,maior é a chance de você ter um financiamento de veículo aprovado. 

É importante que você saiba que o que assegura uma boa pontuação são bons hábitos financeiros.  

Confira as faixas de classificação na tabela de score abaixo: 

  • 0 a 300: baixo 
  • 301 a 500: regular 
  • 501 a 700: bom 
  • 701 a 1000: muito bom 

Logo, quanto mais próxima a pontuação estiver de 1000, melhor é a reputação do indivíduo como bom pagador no mercado. 

 

Entenda qual score é bom para financiamento de veículo​ 

Não existe uma regra definida para conceder o financiamento de um veículo. Isso porque, muitas instituições fazem as suas próprias regras na hora de conceder o contrato. 

Contudo, a partir de 700 pontos de score, é possível que as suas chances para conseguir o crédito seja boa, e quanto maior for essa pontuação, mais fácil será a liberação. 

Mesmo assim, vale lembrar que, apesar de o score ser um fator relevante, ele pode não ser um fator decisivo na hora das empresas liberarem o financiamento, pois existem outros pontos importantes que também são analisados como a região em que você mora, sua renda mensal, seus dados cadastrais, dentre outros. 

 

Saiba o que você pode fazer para melhorar o seu score ​ 

Para conseguir manter uma boa pontuação no seu score de crédito, é preciso garantir o pagamento em dia das contas ao longo dos meses. Cada vez que você paga uma conta em dia, você aumenta a sua pontuação no score de crédito, pois isso garante bons hábitos de pagamento. 

Outro fator importante é a atualização de dados nas plataformas de análise de crédito que também colaboram para o aumento do seu score. 

Além disso, caso você esteja com nome negativado ou possui dívidas em aberto, negociando e pagando em dia esse acordo, você também consegue melhorar mais rapidamente o seu score de crédito. 

Contudo, é importante reforçar que não existem métodos milagrosos para aumentar o seu score de um dia para o outro, apenas uma boa saúde financeira ao longo do tempo. 

 

Afinal, quais são as consequências se não cumprir com o pagamento das parcelas?  

Caso você tenha recebido a aprovação do financiamento, e deixou de pagar algumas parcelas em dia, há a cobrança de jurosque, a depender da taxa contratada, pode pesar bastante no seu orçamento. 

E se dentro de um período de tempo, você continuar devendo essas parcelas, é possível que a empresa inscreva o seu nome nos órgão de proteção ao crédito, fazendo com que você fique com nome negativado no mercado. 

Além disso, a instituição que conceder o financiamento pode ingressar com ação de execução da dívida, ou com ação de busca e apreensão do veículo, caso no contrato tenha sido estipulada a alienação do bem ao credor. 

Agora que você sabe o quanto de score precisa para financiar um veículo​, fique atento ao pagamento das parcelas. Para isso, antes de solicitar o financiamento, faça um planejamento financeiro eficiente.  

Dessa forma, você se organiza para quitar os débitos do financiamento, e ainda evita o endividamento.

Aproveite para quitar as suas dívidas em aberto antes de fazer novos compromissos financeiros. Clique aqui e consulte o seu CPFna Recovery, caso tenha dívidas conosco, você pode conseguir até 98% de desconto e formas de pagamento que cabem no seu bolso. 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜