Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp
Regularização de dívida: qual a melhor estratégia

Regularização de dívida: qual a melhor estratégia

18 de março de 2024 por Bruna Vieira da Costa

Ir em busca da regularização de dívida é uma realidade para muitos brasileiros.

Se você se encontra nessa situação, saiba que não está sozinho.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) , 76,6% das famílias brasileiras estão endividadas.

Nesse cenário, contar com estratégias e um bom planejamento financeiro é fundamental para quitar os débitos e voltar a realizar sonhos.

Ao longo desta leitura, trazemos para você qual a melhor estratégia para fazer a regularização de dívida. Acompanhe até o final!

 

Qual a importância da regularização de dívida

A regularização de dívidas é o melhor caminho  para conseguir ficar livre de juros altos e do endividamento.

Além disso, ela contribui para manter uma boa pontuação de crédito, essencial para futuras transações financeiras.

Nesse contexto, lidar de forma consciente com as dívidas não apenas reduz o estresse financeiro, mas também permite que você mantenha uma relação positiva com credores.

Ao regularizar as dívidas, é possível:

  • restaurar a liberdade financeira;
  • aprender com experiências passadas aumentar suas chances de ter crédito aprovado;
  • se livrar das ligações de cobrança;
  • estabelecer bases sólidas para um futuro financeiro mais seguro.

 

Como consultar as dívidas em aberto

Para consultar as dívidas em aberto, você pode:

 

Consultar pelo CPF ou CNPJ

É possível realizar consultas tanto pelo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) quanto pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Empresas especializadas, como a Recovery, por exemplo, oferecem serviços de consulta que podem incluir informações sobre dívidas em seu nomede CPF gratuitamente. Clique aqui e consulte seu CPF ou CNPJ na empresa.

 

Consulta em birôs de crédito

Os birôs de crédito, como Serasa Experian, Boa Vista e SPC Brasil, são fontes confiáveis para verificar pendências financeiras.

Através do CPF ou CNPJ, é possível obter relatórios detalhados sobre dívidas, histórico de pagamento e score de crédito.

 

Consulta de dívida ativa nos órgãos governamentais

Para regularização de dívida junto a órgãos governamentais, é recomendado verificar a situação na Dívida Ativa da União, estados ou municípios, dependendo do âmbito do débito em aberto.

Órgãos como a Receita Federal  e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) oferecem meios online para consulta e regularização.

Ao utilizar esses recursos, é possível ter uma visão abrangente dos débitos em aberto, permitindo uma abordagem mais eficiente na regularização e controle financeiro.

 

Qual a melhor estratégia para a regularização de dívida

A melhor estratégia para a regularização de dívida, muitas vezes, envolve a negociação direta com o credor, ou seja, a empresa onde você deve.

Ao abordar a instituição financeira por iniciativa própria, você demonstra comprometimento em resolver a situação e pode se beneficiar de várias maneiras.

Discutir a renegociação permite explorar opções como descontos na dívida total ou a possibilidade de parcelamentos com valores mais acessíveis.

Os credores, como os bancos, preferem receber um pagamento, mesmo que parcial, a não receber nada.

Portanto, estabeleça uma comunicação aberta sobre suas condições financeiras. Isso pode resultar em acordos flexíveis que se adequem ao seu orçamento, evitando juros e penalidades adicionais.

Também é possível aproveitar iniciativas do Governo, como o Desenrola Brasil, para fazer a regularização de dívida.

A renegociação não apenas alivia o fardo financeiro imediato, mas também fortalece a relação com o credor.

Isso acontece porque você demonstra responsabilidade e disposição em cumprir com os compromissos financeiros, o que pode aumentar suas chances de conseguir crédito no futuro.

 

Regularize sua dívida com a Recovery

Com mais de duas décadas de experiência no setor de recuperação de crédito, a Recovery é uma empresa pertencente ao Grupo Itaú, dedicada à gestão e administração de dívidas feitas em outras empresas.

Estamos comprometidos em proporcionar as condições mais favoráveis para que você possa voltar a realizar sonhos!

Com facilidade no processo de pagamento, sendo a negociação totalmente online, você ainda consegue descontos especiais de até 989%!

Viu como é possível aproveitar as melhores estratégias para fazer a regularização de dívida? Ao seguir essas dicas e contar com a Recovery, todo o processo fica muito mais fácil! Clique aqui e consulte a sua dívida na Recovery.