10 boas razões para sair das dívidas em 2024

Ter contas em atraso e precisar fazer um malabarismo para conseguir organizar os gastos do mês é uma realidade de muitas famílias brasileiras.

Segundo o mapa da inadimplência e negociação de dívidas no Brasil, feito pela Serasa, existem mais de 69,4 milhões de brasileiros com o nome restrito que lutam todos os dias para sair das dívidas e recomeçar, buscando soluções para viver com mais tranquilidade. 

Você está nessa situação? Ainda que não seja uma jornada fácil, saiba que você não está sozinho! Para te apoiar, listamos algumas vantagens e razões para sair das dívidas e encontrar uma boa motivação para virar o jogo.

Reunimos nesta matéria, também, dicas práticas para ajudar você a virar a chave e se preparar para reconstruir sua vida financeira em 2024. Continue a leitura! 

 

Vantagens de sair das dívidas

Possuir dívidas pode atrapalhar diversas esferas de nossa vida, influenciando tanto a nossa produtividade no trabalho, quanto os nossos relacionamentos e o nosso bem-estar físico e mental. Por isso, é muito importante cuidar da nossa saúde financeira.  

Estudos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que 8 em cada 10 pessoas inadimplentes sofrem impactos emocionais negativos por conta de suas dívidas. Dentre os principais sentimentos negativos estão a angústia, depressão e vergonha. 

Portanto, sair das dívidas é bom para o bolso e para a vida! Veja a seguir algumas vantagens e boas razões para sair das dívidas:

 

#1 Ficar com o nome limpo

Nada melhor do que ter o nome limpo na praça! Isso significa zerar as cobranças e ter a oportunidade de voltar a planejar conquistas que não podem ser realizadas de um dia para outro e que requerem o acesso ao crédito

 

#2 Ter um bom score de crédito 

Quitar as dívidas é uma ótima forma de elevar o seu Score de créditopara conseguir melhores condições em empréstimos e ter outras facilidades em situações que requerem a comprovação de uma boa reputação no mercado. 

 

#3 Ter acesso ao cartão de crédito

A concessão de cartões e limites de crédito está vinculada a um processo de análise que leva em conta o nosso score de crédito e histórico de bom pagador. Ter mais limite pode ser uma mão na roda, garantindo mais liberdade na hora de planejar os gastos.

 

#4 Ter acesso a financiamentos 

Ter o nome limpo ajuda, ainda, a não ser negado na hora de contratar financiamentos para comprar uma casa ou terreno, construir um galpão para abrigar um negócio que gere renda ou comprar um automóvel para fazer entregas, caso você decida começar a fazer vendas pela internet, por exemplo. 

 

#5 Conseguir melhores condições de crédito 

Com o nome limpo e um bom score, além de ter mais acesso ao crédito, você pode conquistar condições melhores, como menor taxa de juros e mais prazo para pagar. Em geral, essas condições são disponibilizadas pelas instituições financeiras a pessoas que têm um bom histórico como pagadoras. 

 

#6 Melhorar a saúde mental e viver sem preocupações 

Como vimos, as dívidas estão diretamente relacionadas com problemas como depressão e ansiedade. Por isso, sair das dívidas é também uma forma de cuidar de sua saúde mental, podendo viver com mais tranquilidade, dormir melhor e ter um dia a dia mais produtivo e menos cansativo. 

 

#7 Performar melhor no trabalho 

Viver com menos preocupações financeiras também influencia o desempenho no trabalho, ajudando-nos a aproveitar todo o nosso potencial para construir uma carreira bem-sucedida. Quando resolvemos os problemas financeiros, em geral, nosso organismo responde com uma melhora na concentração e na performance de trabalho, que pode ser percebida rapidamente. 

 

 #8 Conseguir realizar sonhos e projetos 

Com o nome limpo, fica mais fácil se planejar para conquistar sonhos e realizar projetos de vida, sejam eles pessoais ou profissionais, como investir em uma boa formação acadêmica, planejar a viagem dos sonhos ou comprar maquinário para abrir um negócio próprio, por exemplo. 

 

#9 Formar uma reserva para emergências 

Em geral, pessoas endividadas não costumam ter uma reserva de emergência que as socorra em situações inesperadas, como a necessidade de fazer um tratamento odontológico, consertar a geladeira ou fazer uma pequena reforma em casa. Além disso, a falta de reserva leva as pessoas a se endividarem em caso de perda de emprego ou queda de renda na família. 

 

#10 Ter liberdade financeira 

Isso significa conseguir fazer escolhas que envolvam o uso do dinheiro, como programar um passeio de final de semana, fazer uma comemoração ou presentear alguém (ou nós mesmos) sem precisar abrir mão de ter as finanças em ordem. 

 

Dicas práticas para sair das dívida

Quer sair das dívidas e começar 2024 com o nome limpo? Para isso, é importante primeiro conhecer sua dívida e entender o que levou você a contraí-la. Faça uma análise de seu comportamentodurante o ano que passou e tente identificar aquilo que deve ser mudado. Gasta muito no cartão de crédito? Então o melhor é diminuir o limite ou deixá-lo guardado por um tempo, por exemplo. 

Também é importante fazer um planejamento financeiro.Ou seja, anotar tudo o que você ganha, assim como todos os gastos. Assim, é possível fazer um balanço de sua real situação financeira. Com tudo no papel, dá para ver o que pode ser reduzido ou cortado e, também, qual o valor pode ser destinado todo o mês para quitar as dívidas. 

Aliás, considerar cortar gastos ou, então, fazer renda extra para implementar os ganhosé um bom caminho para se organizar para sair das dívidas. Pense que tipo de serviço você pode oferecer para os amigos ou no bairro e implemente a renda. 

 

Aproveite o Saldão Recovery para começar 2024 com o nome limpo!

Por fim, não se esqueça de renegociar as dívidas, garantindo parcelas que você realmente consiga pagar todo mês. Aqui na Recovery você ganha superdescontos e parcelas que cabem no bolso, a partir de R$50.  

Para saber mais, basta consultar gratuitamente o seu CPFcom a gente. As ofertas são válidas para clientes que atendam aos critérios da campanha e para dívidas sob gestão da Recovery.  

Consulte o seu CPFcom a gente e dê o primeiro passo para um novo recomeço! 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida “caduca”? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜