Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

Estou cheia de dívidas, o que fazer? Saiba o que priorizar

16 de janeiro de 2024 por Bruna Vieira da Costa

Com um custo de vida cada vez mais alto, manter as contas em dia tem sido um verdadeiro desafio para grande parte dos brasileiros. Nesse cenário, é comum surgir a dúvida: “estou cheia de dívidas o que fazer”.

Em primeiro lugar, é importante manter a calma, pois você não está sozinho. Segundo pesquisa,o endividamento atinge 78,3% das famílias brasileiras.

Por isso, ao longo do conteúdo trazemos orientações práticas para você resolver a questão e encontrar soluções práticas para aliviar as dívidas. Acompanhe!

Como evitar o endividamento e controlar as finanças pessoais?

Para evitar o endividamento e manter o controle das finanças pessoais, é essencial começar com um plano de orçamento bem estruturado.

De forma prática, isso envolve o registro detalhado de receitas e despesas, o que permite que você tenha uma visão clara dos seus hábitos financeiros.

Priorizar gastos essenciais, cortar despesas supérfluas e estabelecer uma reserva de emergência são passos importantes. Além disso, é recomendado:

  • utilizar o crédito de forma consciente;
  • sempre pagar as faturas do cartão de crédito em dia;
  • negociar juros ou condições de pagamento favoráveis com credores;
  • investir em educação financeira familiar.

Colocando essas dicas em prática, é possível controlar as finanças e ter fôlego para realizar os seus sonhos.

Quais são as principais medidas para lidar com dívidas acumuladas

Quando a situação é: “estou cheia de dívidas o que fazer”, é preciso olhar a situação de frente e seguir mais alguns passos para controlar as finanças.Aqui estão alguns dos principais:

Faça o levantamento das dívidas

Faça uma análise completa das suas contas, listando todas as dívidas, incluindo valores, taxas de juros e prazos de pagamento.

Consulte seu CPFcom a Recovery e veja se você tem dívidas sob nossa gestão. A consulta é gratuira.

Priorize o pagamento de dívidas mais caras

Classifique as dívidas com base nas taxas de juros, priorizando o pagamento das dívidas com taxas mais altasprimeiro para reduzir os encargos financeiros.

Negocie com os credores

Entre em contato com os credores para negociar taxas de juros mais baixas ou melhores condições de pagamento.

Alguns credores podem estar dispostos a trabalhar com você para encontrar soluções para que você possa quitar a sua dívida.

Corte gastos

Avalie seu orçamento e identifique áreas onde é possível reduzir despesas. Redirecione esses fundos para o pagamento das dívidas.

Faça renda extra

Considere formas de aumentar sua renda, como um trabalho temporário, freelancer ou outras oportunidades de renda adicional.

Lembre-se que lidar com dívidas requer paciência, comprometimento e, em alguns casos, a busca por ajuda profissional.

Como priorizar o pagamento das dívidas atrasadas

Inicie o processo pagando as dívidas com as taxas mais altas primeiro, ou aquelas que tem a maior taxa de juros, pois são elas que comprometem de forma mais significativa o seu orçamento.

Ao mesmo tempo, mantenha os pagamentos mínimos em outras dívidas para evitar encargos adicionais.

Monte um plano financeiro e converse com a família para que todos possam ajudar a manter os gastos dentro do previsto.

Quais são as estratégias para renegociar dívidas

Para renegociar dívidas,é essencial iniciar uma comunicação proativa com os credores, explicando de forma honesta a sua situação financeira e demonstrando comprometimento em resolver a questão.

Não tenha medo de negociar! Proponha valores e prazos dentro da sua realidade.

Algumas instituições financeiras estão dispostas a negociar e oferecer planos de pagamento mais adequados à capacidade do devedor.

Quais são os programas disponíveis para auxiliar pessoas endividadas?

Existem diversos programas e iniciativas destinados a auxiliar pessoas endividadas, sendo os feirões de quitação de dívidase o Desenrola Brasil exemplos relevantes.

Os feirões oferecem condições especiais para a quitação de dívidas, incluindo descontos e planos de pagamento facilitados.

Eles proporcionam uma oportunidade única para os devedores negociarem diretamente com os credores, concedendo grandes descontos no valor da dívida.

Já o Desenrola Brasilé um programa do Governo Federal que visa promover a educação financeira e a renegociação de dívidas.

A iniciativa busca facilitar o acesso a informações sobre crédito e oferece suporte para a renegociação de dívidas com condições mais favoráveis.

Ambos os programas visam fornecer soluções práticas e acessíveis para ajudar as pessoas a saírem do endividamento e reconquistarem a estabilidade financeira.

Viu como é possível encontrar a resposta para “estou cheia de dívidas o que fazer”? Ao seguir essas dicas e contar com a ajuda da Recovery.

Se a sua dívida estiver sob nossa gestão, é possível renegociar e receber descontos de até 99% e condições que cabem no seu bolso! Clique aqui e consulte o seu CPF na Recovery.