Ícone Whatsapp
Empresa falida tem que pagar dívidas - Grupo Recovery

Empresa falida tem que pagar dívidas: saiba o que acontece 

14 de julho de 2025

Será mesmo que empresa falida tem que pagar dívidas? É certo que o empreendedor sempre visa o sucesso do seu negócio, mas diversos imprevistos podem surgir, inclusive ter que decretar falência.

Mas, a dúvida é: se a empresa fechar com dívidas abertas, ela é obrigada a quitar o que deve?

Neste conteúdo você vai entender o que de fato é a falência e se a empresa é obrigada a pagar dívidas mesmo nessa situação. Continue a leitura para conferir!

O que é falência?

A falência é um processo judicial aplicado quando uma empresa não possui mais condições financeiras de continuar suas atividades.

Nesse processo, por determinação da Justiça, os bens da empresa são reunidos e vendidos com o objetivo de quitar as dívidas em aberto com credores, fornecedores e demais envolvidos.

O objetivo é organizar o encerramento das atividades da empresa, buscando reduzir os prejuízos e garantir que as dívidas sejam pagas de forma transparente.

 

Quem pode solicitar falência? 

A falência pode ser solicitada por diferentes partes, incluindo qualquer credor que tenha dívida líquida, certa e vencida, geralmente acima de 40 salários mínimos.

A própria empresa também pode pedir sua falência quando reconhece que não tem mais condições de honrar os compromissos financeiros.

Ministério Público e sócios, em casos específicos, também podem provocar o pedido de falência.

Vale reforçar que, mesmo em falência, a empresa continua obrigada a pagar suas dívidas dentro do processo judicial, conforme os trâmites legais.

 

Afinal, empresa falida tem que pagar dívidas? 

Sim. A declaração de falência não anula as dívidas da empresa – elas continuam existindo e precisam ser pagas.

O que acontece é que a justiça fica encarregada de identificar e avaliar os bens em nome da empresa.

Assim, será realizada a venda dos bens que estão no nome da empresa devedora e, com isso, fica mais fácil reunir a quantia necessária para pagamento dos credores.

 

O que acontece com as dívidas da empresa em caso de falência? 

Como adiantamos, com a venda dos ativos da empresa devedora, os credores podem ter suas reivindicações atendidas, ou seja, as dívidas poderão ser pagas de acordo com os recursos levantados.

Caso ainda haja saldo após o pagamento de todas as obrigações, o valor remanescente pode ser destinado aos acionistas.

A falência também implica a extinção da empresa, encerrando suas atividades de forma definitiva.

 

O que fazer ao decretar falência? 

Quando a falência é decretada, algumas medidas importantes devem ser adotadas de forma imediata e coordenada:

Nomeação do administrador judicial: A Justiça designa um administrador judicial, responsável por conduzir o processo e supervisionar a liquidação dos bens da empresa.

Liquidação do patrimônio: Os bens da empresa são avaliados e vendidos e o valor arrecado é usado para pagar dívidas, seguindo uma ordem de prioridade entre os credores.

Colaboração com a Justiça: O empresário deve colaborar com a justiça, entregar documentos, relatórios contábeis e demais informações solicitadas.

Análise de responsabilidades: Também é hora de avaliar as responsabilidades pessoais dos sócios, negociar possíveis acordos e se planejar financeiramente para proteger o patrimônio pessoal dentro dos limites legais.

 

Empresa em recuperação judicial x empresa falida: qual é a diferença? 

Empresa em recuperação judicial ainda está operando e busca negociar suas dívidas para evitar a falência.

Ela apresenta um plano aos credores, tenta reorganizar as finanças e continuar ativa no mercado.

Já a empresa falida tem que pagar dívidas, mas encerra suas atividades.

A falência significa que não houve sucesso na recuperação e que os bens da empresa serão vendidos para pagar os credores, seguindo uma ordem legal de prioridade.

Resumindo: recuperação é a tentativa de salvar a empresa e a falência representa o encerramento definitivo das operações a liquidação do patrimônio empresarial.

Baixei o CNPJ da empresa falida: ainda preciso pagar as dívidas?

Sim. Como já mencionamos, empresa falida tem que pagar dívidas, mesmo com o CNPJ baixado.

Encerrar o CNPJ não elimina obrigações. As dívidas permanecem ativas e podem ser cobradas dos sócios, em especial se houver aval pessoal, irregularidades na gestão ou se a empresa for de responsabilidade ilimitada.

 

Como quitar as dívidas da empresa? Passo a passo 

Para que você consiga cumprir com os débitos em aberto de uma empresa falida, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Consultar CNPJ 

Uma ação simples para fazer o levantamento das dívidas da empresa é consultar débitos do CNPJ em sites de órgãos de proteção ao crédito, além de levantar débitos previdenciários com o INSS e débitos do FGTS perante a Caixa Econômica.

Você também pode consultar seu CNPJ aqui e conferir se tem dívidas ativas que estão sob gestão da Recovery. Caso estejam, você pode negociar e receber até 99% de desconto.

Renegociar 

O valor das dívidas tem embutido juros e multas. A dica aqui é renegociar esse valor ao máximo, a fim de reduzir o montante total a ser pago.

A boa notícia é que se você tem dívidas abertas sob gestão da Recovery, você consegue negociar o que deve aqui no próprio site, onde é possível conseguir parcelar os débitos em até 48x (com parcelas mínimas de R$50) e obter descontos de até 99%.

Quitar as dívidas   

Agora é se organizar e fazer um bom planejamento financeiro para quitar as dívidas e voltar a ter crédito na praça. O cuidado aqui é assumir compromissos que caibam no seu bolso.

Com isso, você garante o pagamento das parcelas em dia, e ainda evita se endividar novamente.

 

Como prevenir problemas em futuros empreendimentos? 

Para evitar a falência, é fundamental ter controle rigoroso do fluxo de caixa, planejar capital de giro adequado e manter reservas financeiras.

Uma gestão eficiente de custos, análise constante dos indicadores financeiros e planejamento estratégico são indispensáveis.

Afinal, empresa falida tem que pagar dívidas, e prevenir é sempre mais barato do que remediar.

 

Negociar dívida de CNPJ no CPF com desconto é legal e limpa meu nome? 

Sim, é legal, desde que a cobrança seja respaldada por vínculo jurídico entre a dívida do CNPJ e o CPF do sócio. Muitas vezes, quando a empresa falida tem que pagar dívidas e não consegue, os credores, em determinadas situações, podem redirecionar a cobrança para o CPF dos sócios, em especial quando há aval pessoal, responsabilidade solidária ou ilimitada prevista no tipo societário ou irregularidades na gestão/confusão patrimonial.

Negociar no CPF com desconto é válido, quita a dívida e pode limpar o seu nome nos birôs de crédito.

Agora que você sabe que empresa falida tem que efetuar o pagamento de dívidas, a melhor opção é organizar o seu orçamento com um planejamento financeiro eficiente e seguir esse passo a passo para tornar esse processo mais simples!

Entre em contato com a gente, estamos aqui para te ajudar a retomar o controle de sua vida financeira! Clique aqui e consulte seu CPF ou CNPJ.