Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp

Como consultar número do NIS pelo CPF 

16 de fevereiro de 2024 por Bruna Vieira da Costa

Se você está se perguntando como consultar o número do NIS pelo CPF está no lugar certo!  

O NIS (Número de Identificação Social) é um registro essencial para ter acesso a diversos benefícios e programas sociais, como o Bolsa Família, o abono salarial e outros benefícios do Governo brasileiro. 

Logo, entender como consultar pode garantir o acesso a seus direitos. Neste conteúdo, trazemos para você como consultar o número do NIS pelo CPF e quais benefícios podem ser pagos por ele. Acompanhe! 

 

O que é o NIS e para que serve 

O NIS é um código alfanumérico utilizado no Brasil como identificação única para cidadãos em programas sociais e serviços oferecidos pelo Governo. 

Emitido pela Caixa Econômica Federal, o documento tem como objetivo facilitar o acesso a benefícios sociais. 

Ele serve como uma ferramenta para a distribuição de renda no Brasil, contribuindo para a implementação e monitoramento de políticas públicas. 

 

Quem possui o número do NIS 

O Número de Identificação Social é uma sequência alfanumérica única e pessoal vinculada ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), composta por 11 dígitos.  

Essa identificação é fundamental para o registro junto ao Governo Federal e a concessão de benefícios governamentais. 

Além disso, contribui para a administração dos pagamentos de impostos por parte das empresas, auxiliando na prevenção de fraudes.  

Em regra, é atribuído no primeiro emprego com carteira assinada. Nesse momento, o NIS é providenciado pelas empresas contratantes ou por órgãos governamentais, municipais, estaduais ou federais. 

A inclusão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também dá acesso ao NIS. 

 

Quais benefícios podem ser pagos através do NIS 

O NIS é utilizado para recebimento de benefícios sociais e programas governamentais no Brasil. Alguns deles são: 

  1. Bolsa Família: programa de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. 
  1. Seguro-Desemprego: auxílio financeiro temporário concedido a trabalhadores desempregados involuntariamente. 
  1. Abono Salarial: pagamento anual destinado a trabalhadores que atendem aos critérios estabelecidos. 
  1. Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. 
  1. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): oferece alimentação escolar a estudantes da rede pública. 
  1. Tarifa Social de Energia Elétrica: desconto na conta de energia para famílias de baixa renda. 
  1. Auxílio Emergencial: em situações de emergência, como a pandemia da COVID-19, o NIS foi utilizado para o pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados. 

Essa lista não é definitiva, e outros programas sociais e benefícios também podem ser vinculados ao NIS, dependendo das políticas governamentais em vigor. 

 

Diferença entre NIS e PIS 

O NIS (Número de Identificação Social) e o PIS (Programa de Integração Social) são dois números distintos, mas ambos estão relacionados a benefícios sociais e trabalhistas no Brasil.  

Enquanto o NIS é utilizado para identificação de pessoas em programas sociais, como Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial, o PIS é um programa que promove a integração do trabalhador no desenvolvimento da empresa. 

Para isso, é associado ao número do PIS, que é uma numeração específica para registro de participação no programa.  

Portanto, o NIS é mais amplo e abrange diversos programas sociais, enquanto o PIS está mais diretamente ligado a contribuições e benefícios trabalhistas, como o abono salarial. 

 

É possível consultar o número do NIS pelo CPF?  

É possível consultar o número do NIS pelo CPF de forma indireta. 

Você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal e ir na opção “MEU FGTS”.

Para encontrar o número do seu NIS, acesse a lista de empresas em que você trabalhou, selecione uma delas e clique em “Ver extrato”.  

O número do NIS estará disponível no arquivo exibido.  

Outra alternativa dentro do site da Caixa Econômica Federal, é buscar por uma opção que permita a consulta do NIS pelo CPF. 

A localização dessa opção pode variar conforme as atualizações do site. Então procure por uma seção relacionada a benefícios sociais e consultas para obter essa informação. 

 

Diferentes formas de saber o seu NIS 

Outra forma de consultar o NIS é verificando documentos como a Carteira de Trabalho, RG na versão mais recente e o Cartão Cidadão com a frente visível.  

Outra opção para acessar o número do NIS é por meio da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, disponível no número 0800 726 0207

Outra forma é acessar o site ou aplicativo do CAIXA Tem e ir na opção “Meu NIS”. 

Agora que você sabe como consultar número do NIS pelo CPF, fique atento a essas dicas para ter acesso ao seu número de identificação. 

E se você está com dívidas abertas e quer encontrar um jeito de conseguir pagar o que deve, consulte o seu CPF na Recovery. Você pode receber até 99% de desconto para quitar o que deve e condições de parcelamento a partir de R$50. Aproveite e renegocie com a Recovery.