Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Aproveite as ofertas exclusivas que temos para vocês.
Ícone Whatsapp
Cartão bloqueado.

Cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado 

16 de abril de 2024 por Marina Victoria de França Lima

Quando a dúvida é se cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado, é porque a situação está no limite, não é mesmo? 

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada  pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o endividamento atingiu 77,9% das famílias brasileiras em 2022. 

Embora seja um recurso que pode ser utilizado para facilitar o pagamento de contas no dia a dia, o cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo e, se mal administrado, pode se tornar um verdadeiro problema. 

Para ajudar você a entender se cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado, preparamos este conteúdo. Acompanhe! 

 

Em quais situações o cartão de crédito pode ser cancelado? 

De modo geral, os cartões de crédito podem ser cancelados pelos bancos devido às seguintes razões: 

  • falta de pagamento; 
  • encerramento de conta; 
  • transações suspeitas. 

Essas argumentações apenas são consideradas válidas mediante notificação prévia. 

Por outro lado, o cartão de crédito cancelado por falta de pagamento é uma forma dos bancos e instituições financeiras bloquearem a cobrança de juros e multas, impedindo que a dívida se torne impagável. 

Assim, o aviso prévio de cancelamento deve ser enviado ao titular do cartão antes do seu cancelamento de forma obrigatória como prevê o Código de Defesa do Consumidor. Esse aviso serve como uma prova, em especial no caso de processos futuros. 

   

É possível reativar o cartão cancelado por falta de pagamento? 

Sim, é possível reativar o cartão cancelado por falta de pagamento, desde que você quite a dívida

Mas, caso você não realize o pagamento da fatura e das parcelas abertas do cartão cancelado, não existe mais a possibilidade dele ser reativado. 

Assim, depois de quitar tudo o que você deve que está em atraso, é preciso esperar pelo menos 6 meses para pedir um cartão novo para a instituição financeira. 

 

O que fazer se o cartão foi cancelado sem aviso prévio 

Se houver o cancelamento sem aviso prévio e você foi submetido a situações constrangedoras, é possível solicitar na justiça uma indenização. Para isso, será preciso contratar um advogado para entrar com uma ação judicial. 

 

Como evitar o cancelamento do cartão por falta de pagamento

Para não se preocupar com cartão cancelado por falta de pagamento, o ideal é investir em um bom planejamento financeiro e aprender a usar o cartão de crédito. Para isso, você pode seguir as dicas abaixo. Acompanhe! 

 

Defina um limite para os gastos com cartão 

Definir um limite de gastos no cartão de crédito ajuda você a controlar melhor as finanças. O recomendado é que o limite máximo do seu cartão de crédito não ultrapasse 50% da sua receita líquida.  

Tome cuidado também para não fazer do cartão de crédito uma complementação de renda, pois isso, a longo prazo, pode se tornar uma verdadeira bola de neve.

 

Tenha atenção ao prazo de vencimento da fatura 

Esquecer de pagar a fatura de cartão de crédito pode se tornar um verdadeiro pesadelo na vida de qualquer cidadão. 

Isso porque o cartão de crédito tem juros altíssimos e começam a ser cobrados em decorrência desse atraso. Logo, é fundamental estar atento à data de pagamento da fatura, pagando-a mensalmente. 

 

Anote e acompanhe os gastos 

Manter um acompanhamento dos gastos no cartão de crédito é fundamental para evitar o endividamento. Anote as despesas e se foram parceladas. Acompanhe a fatura e aproveite para fazer uma análise de tudo o que é gasto durante o mês. 

Verifique as compras à vista e parceladas, se a fatura possui a cobrança de taxas e juros, quais são os prazos em questão, quanto você ainda pode gastar no cartão, entre outros fatores. 

 

Crie uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem, e para não “passar sufoco”, o ideal é contar com uma reserva de emergência, com dinheiro suficiente para sustentar a família por, no mínimo, 6 meses. 

Assim, você pode dispor do valor em caso de emergência e não precisa usar o cartão de crédito como complementação de renda, evitando os juros do rotativo. 

 

Entre em contato com o banco 

Não dá para negar que o cartão de crédito, quando utilizado com responsabilidade, ajuda a facilitar as compras do dia a dia. Assim, caso você não queira ter o cartão cancelado por falta de pagamento, o ideal é entrar em contato com o banco e explicar a sua situação. 

Contudo, caso você já esteja em um estágio muito avançado com a sua dívida no cartão de crédito, o jeito é renegociar condições e valores com o banco. 

Também é possível que a dívida tenha sido vendida a uma empresa de recuperação de crédito. Assim, você pode consultar com a empresa o valor da dívida e renegociar por taxas mais baixas. 

Por isso, se você tem alguma dívida aberta, clique aqui e veja se essa dívida está com a Recovery. É possível parcelar o seu pagamento com descontos de até 98% e parcelas a partir de R$50.