O pagamento do 14º salário para aposentados tem gerado grandes expectativas. Afinal, dinheiro extra é sempre algo positivo para quitar dívidas e até mesmo realizar sonhos.
No entanto, ainda não há previsão de pagamento. Mesmo assim, existem muitas dúvidas sobre qual seria o valor do benefício e como será feito o pagamento. Além disso, outras categorias de beneficiários também terão direito ao 14º salário.
Para ajudar você a entender quem tem direito ao 14º salário para aposentados e quando sai o benefício, preparamos este conteúdo. Acompanhe a seguir!
O que é o 14º salário para aposentados
O 14º salário, também conhecido como abono natalino, é um Projeto de Lei nº 4.367/2020proposto no Congresso Nacional. Ele tem o objetivo de formalizar o pagamento de um benefício adicional para beneficiários, pensionistas e aposentados do INSS.
O valor proposto para o pagamento do benefício pode variar dependendo dos critérios estabelecidos no projeto de lei.
Esse projeto surgiu como uma medida de auxílio aos aposentados e pensionistas, especialmente durante a pandemia de COVID-19, reconhecendo os impactos econômicos enfrentados por essa população.
Quem tem direito a receber essa parcela
Como adiantamos, o Projeto de lei prevê o pagamento do 14º salário aos segurados que recebem os seguintes benefícios do INSS:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Assim, a proposta tem como objetivo alcançar todos os beneficiários do INSS nessas categorias, independentemente do valor do benefício já recebido e se a pessoa possui previdência privada.
Previsão do pagamento do 14º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários das categorias incluídas
Como o projeto de Lei ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados, ainda não há previsão para o pagamento no primeiro semestre de 2023. Além disso, o texto não dispõe de onde seriam retirados os recursos para o pagamento dos beneficiários do INSS.
Caso seja aprovado nos próximos meses, o pagamento será realizado da mesma forma que o 13º salário,ou seja, diretamente na conta do beneficiário, podendo ser transferido para a poupança digital.
Agora que você sabe que o 14º salário para aposentados ainda não tem previsão para entrar em vigor, o jeito é reforçar o planejamento financeiro para quitar as dívidas e poder voltar a realizar sonhos!
Se você tem débitos em aberto e quer descontos especiais para conseguir pagar o que deve, consulte a sua dívida na Recovery. Se a sua dívida estiver conosco, você consegue até 99% de desconto e parcelas a partir de R$50. Aproveite essa oportunidade. Clique aqui e consulte seu CPF na Recovery.