Atendimento online
(11) 95637-9055 Negocie agora

NOTICIAS

home/ Noticias

Entenda a nova regra do crédito rotativo

Desde abril de 2017, novas regras foram impostas pelo Banco Central para impedir a famosa bola de neve causada pelo crédito rotativo. Mas muita gente (50% dos consumidores) ainda não sabe disso, segundo levantamento feito pela Fundação Procon. Pensando nisso, vamos mostrar neste post o que muda com as novas regras.

O rotativo costumava ser sempre uma opção para quem não conseguia pagar o valor total da sua fatura do cartão de crédito, mas também não queria ficar com o nome negativado.

Essa facilidade, no entanto, acabava virando um problema ainda maior, já que no mês seguinte a soma da fatura ficava da seguinte forma:

Valor da fatura do mês atual + Valor restante do mês anterior + Juros do rotativo

O problema é que os juros do cartão de crédito são uns dos mais caros da economia. Ou seja, no fim você acabaria pagando um valor ainda maior que o original e provavelmente não conseguiria pagar o valor total. E ainda ficaria preso ao rotativo por vários meses consecutivos.

O que mudou
Com a nova regra do rotativo, o consumidor só pode fazer o pagamento mínimo da fatura uma vez. O restante é automaticamente financiado e lançado no mês seguinte, com juros.

No segundo mês, ou ele paga o valor total da dívida, ou parcela a fatura. O banco não pode mais oferecer o pagamento mínimo e deve parcelar a dívida em outra linha de crédito, com o juro mais barato. Claro que o ideal, se houver um dinheiro extra, é quitar a dívida em invés de parcelar – evitando assim mais juros.

LEIA MAIS +

Dicas de economia para quem tem veículo próprio

Você que tem carro sabe o quanto ele pesa no orçamento, ainda mais para quem precisa ou quer economizar. Se […]

Filmes e séries que ajudam a repensar sua relação com o dinheiro

Existem diversos filmes e séries que abordam o tema “vida financeira”. Alguns títulos contêm aprendizados importantes que podem servir de […]

Presenteando seu pai sem gastar muito

Com a aproximação do Dia dos Pais, muitas pessoas acabam gastando mais do que podem no presente. Com a intenção […]