Atendimento online

NOTÍCIAS

home/ Notícias

Educação financeira também é coisa de criança!

A construção de uma vida financeira saudável pode (e deve!) começar na infância. Nessa fase, crianças aprendem conceitos que refletirão em toda a vida adulta. Por mais que muitas escolas já abordem o assunto, é importante que pais e familiares sirvam de exemplo e estimulem a consciência econômica nos pequenos.

Listamos algumas dicas básicas que podem te ajudar nessa tarefa:

1) Explique a diferença entre necessidade e vontades passageiras. Nem sempre podemos comprar tudo o que queremos – e tudo bem!

2) Faça da mesada uma aliada na hora de ensinar a economizar. Esse é o primeiro contato da criança com o dinheiro real – e uma ótima oportunidade para aprender a estabelecer prioridades.

3) Ensine a poupar! Estimule que a criança mantenha um cofrinho e junte dinheiro para comprar o que deseja.

4) Explique de onde vem o dinheiro! Fale sobre seu trabalho e como as pessoas se esforçam para conseguir o salário no final do mês.

5) Aposte em experiências lúdicas! Há uma série de jogos de tabuleiros divertidos e que ensinam as crianças a administrar o dinheiro, além de estimular a consciência da tomada de decisão:  uma compra por impulso, por exemplo, pode deixar o jogador sem dinheiro no fim do jogo.

LEIA MAIS +

Educação financeira: cursos gratuitos te ensinam a lidar melhor com o dinheiro

Lidar com o dinheiro de forma mais saudável é um desafio para muita gente. Pensando nisso, muitos especialistas dedicam seu […]

COMO MANTER AS FINANÇAS EM DIA DURANTE O ANO TODO 

As promessas de ano novo são sempre as mesmas: regime, mudanças de hábito, economia de dinheiro… Mas, será que dá […]

Resista: não faça dívidas por impulso!

A gente conversa bastante sobre a importância do planejamento financeiro, do controle de gastos e da reserva de emergência, né? […]