Como anda a sua saúde financeira?

Há um velho ditado popular que diz: “as dívidas comem conosco à mesa”. Pois é. Quem deve não esquece e, enquanto não são pagas, as pendências continuam com a gente, martelando na cabeça… As dívidasimpactam nossa vida, mas muitas pessoas não têm consciência sobre a estreita relação entre a saúde financeira e a saúde física e mental.  

Quem nunca teve uma dor de cabeça ou sofreu com o estresse por não saber se teria dinheiro para chegar até o fim do mês? Ou se sentiu excessivamente ansioso porque contraiu uma dívida e não tem ideia de como pagá-la? Ou teve medo de abrir a fatura do cartão? Além de afetar o bem-estar, a inadimplênciapode influenciar até mesmo o ambiente dentro de casa, gerando brigas e problemas de relacionamento. 

 

O que dizem os especialistas

Em um estudorealizado no final de 2021 pela Serasa em parceria com a Opinion Box, 85% dos consumidores brasileiros com contas em atraso disseram que tiveram insônia ou dificuldade para dormir por causa das dívidas. E tem mais: 60% dos entrevistados afirmaram que as dívidas impactaram o relacionamento com amigos, familiares e cônjuges. 

O endividamento é, de fato, capaz de gerar em nós sentimentos como tristeza, ansiedade, insônia e irritabilidade. E, com 77,3% da população brasileira adulta endividada, conforme demonstra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de junho de 2022, não é à toa que muitos brasileiros estejam sofrendo com esses sintomas. Isso porque há uma conexão entre saúde financeira e saúde mental. 

 

E tem solução para isso? Sim! Veja o que fazer

Em primeiro lugar, se você está endividado, não se sinta mal: você não está sozinho. São mais de 60 milhões de brasileiros que compartilham a mesma situação. Porém, mesmo com tanta gente no mesmo barco, cabe a você sair dessa. Difícil? Muitas vezes sim, mas há  alternativas para recuperar a saúde financeira. 

Antes de qualquer coisa, se você se sente muito triste, ansioso, com uma irritabilidade fora do normal ou se suas dívidas estão afetando seus relacionamentos, procure apoio psicológico. Isso parece algo inacessível para alguém que já está com dificuldades para pagar as contas, mas lembre-se que, sem saúde psicológica, fica muito mais difícil trabalhar e tomar todas as atitudes práticas necessárias para sair dessa. 

Além disso, há diversos profissionais e instituições que prestam serviço de atendimento de forma gratuita ou com um valor mais baixo. Faça uma pesquisa rápida na internet com palavras-chave como “apoio psicológico gratuito” ou “apoio psicológico com valor social”, e você encontrará alternativas em sua região. Veja algumas opções aqui.

O apoio psicológico pode ser muito importante para que quem está endividado possa enxergar uma luz no fim do túnel e se estabilizar emocionalmente. Mas o que realmente pode acabar de vez com os problemas de dívidas é, de fato, pagá-las. Isso não é uma tarefa fácil — ainda mais em tempos de crise econômica —, mas existem algumas alternativas para te ajudar. 

Se você está endividado, saiba que é sempre possível renegociare conseguir condições de pagamento muito melhores. Além disso, existe sempre a opção de fazer uma portabilidade de dívidaou mesmo a priorização de dívidas,pagando primeiro as pendências que envolvem bens como garantia e, depois, as contas com taxas de juros mais caras. 

Em caso de superendividamento, há ainda alternativas para facilitar o pagamento de débitos: é possível recorrer a órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como o Procon, a Defensoria Pública e o Ministério Público. Quer saber mais sobre o superendividamento? Leia nossa matériasobre o tema!  

 

A gente pode te ajudar

Parceira de bancos e empresas de todo o país, a Recoveryassumiu o compromisso de melhorar a saúde financeira de milhões de brasileiros. Para isso, oferece os melhores descontos para você quitar suas dívidas, estejam ativas ou não. Consulte o seu CPFratuitamente em nosso site e confira as melhores condições para renegociar seus débitos e ter o seu nome limpo!

 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜