Renda extra: 3 dicas de como aproveitar o dinheiro extra

Você está precisando de uma fonte de renda extra para desafogar um pouco as contas de casa? 

Pois saiba que é possível garantir um bom valor ao final do mês usando habilidades e conhecimentos que você já possui. 

Além disso, de tempos em tempos, caso você trabalhe com carteira assinada em horário comercial, também surge um dinheiro extra no orçamento, a exemplo de férias, bônus e o 13º salário

Mas, uma das principais dúvidas é como seria a melhor forma de utilizar essa renda para colocar as contas em dia e sair das dívidas

Para ajudar você a aproveitar o dinheiro da renda extra, preparamos este artigo com 3 dicas para seguir e conseguir o seu objetivo. Acompanhe! 

 

Entenda o que é considerado renda extra 

A renda extra é todo valor em dinheiro que vai além do seu salário ou fonte de renda principal. Portanto, pode ser considerado renda extra aquele dinheiro que você ganha para complementar o seu salário

Devido à situação Pandêmica do Brasil nos últimos anos, diversos trabalhadores recorreram à renda extra para conseguir fechar as contas no final do mês. Esse também é um importante recurso para atender a demandas básicas, como pagar as contas do dia a dia, e até mesmo para quitar dívidas

Contudo, se você pensa que somente as pessoas que passam por problemas financeiros investem nessa estratégia, está enganado(a). A renda extra também pode ser usada para proporcionar mais qualidade de vida para a sua família, aumentar a sua reserva financeira e também para investir, como veremos mais adiante. 

Qual a importância de ter uma renda extra? 

Para driblar os momentos de incerteza, é preciso contar com um eficiente controle financeiro e também usar a criatividade para fechar as contas no final do mês. Por isso a renda extra pode ser uma ótima opção para sair do vermelho ou realizar sonhos patrimoniais maiores. 

Confira a seguir outras vantagens de ter uma renda extra! 

Garantir dinheiro entrando mesmo estando desempregado 

O desemprego ainda é uma realidade que faz parte de muitas famílias brasileiras, e ao investir na renda extra, você pode garantir o pagamento das despesas, e até mesmo fazer uma reserva financeira

Abaixo listamos algumas ideias de renda extra que você pode começar de forma simples e sem muitos recursos: 

  • venda de doces e salgados; 
  • revenda de produtos cosméticos;  
  • serviços em plataformas de freelancers; 
  • oferta de aulas particulares; 
  • venda através de loja virtual. 

O ideal é você juntar o tipo de serviço que você quer trabalhar com seus talentos, ou seja, o que você gosta de tratar ou fazer. Com o tempo, você verá que esse dinheiro a mais vai fazer toda a diferença no orçamento familiar. 

Poder usar o valor para organizar as contas 

A organização financeira é fundamental para ter uma vida mais equilibrada. Isto porque ao ganhar um dinheiro extra, você pode renegociar e quitar as dívidas, diminuindo a incidência de juros, por exemplo. 

Com isso, é possível regularizar o seu CPF de forma mais rápida, abrindo novas oportunidades para realizar sonhos maiores, como é o caso de comprar uma casa, um automóvel, fazer uma viagem com a família, dentre outros. 

Aumentar a qualidade de vida da família  

Quem é chefe de família sabe que oferecer uma boa qualidade de vida para seus filhos é uma grande satisfação, não é mesmo? Com o dinheiro da renda extra, você pode fazer investir em uma melhor alimentação, e até mesmo na melhoria do conforto da casa. 

Investir o valor para o futuro

Pensar no futuro sempre foi muito importante. Contudo, com o orçamento apertado, nem sempre isso é possível. Assim, ao fazer renda extra, você pode investir o valor para garantir uma aposentadoria mais tranquila, por exemplo. 

Criar uma reserva financeira 

A reserva financeira serve para aqueles momentos que surgem imprevistos. A exemplo de alguém ficar desempregado na família, o conserto de alguma estrutura na casa, ou mesmo a manutenção do carro. 

Logo, a reserva financeira significa mais tranquilidade para o seu dia a dia, o que também evita o endividamento

 

3 dicas de como usar o dinheiro extra 

Até aqui você já percebeu que a renda extra traz um dinheiro muito bem-vindo, não é mesmo? Acompanhe a seguir algumas dicas de como aproveitar esse recurso financeiro para melhorar sua vida financeira! .

Pagar dívidas  

Se você deseja se livrar de dívidas antigas, saiba que o dinheiro extra pode ser um grande aliado. Caso você tenha parcelas de algum financiamento atrasado, como na Recovery, ou mesmo contas de casa, essa pode ser uma importante estratégia para quitar as dívidas

Depois de pagar as contas essenciais (água, luz, gás, aluguel), opte por pagar as contas com os juros maiores, como dívidas de cartão de crédito e financiamentos

Uma dica importante é poder renegociar as dívidas para conseguir condições especiais de pagamento como descontos de até 90%. Negocie aqui a sua dívida com a Recovery. 

Multiplicar o dinheiro 

Com o dinheiro da renda extra, você pode investir o capital e receber juros. Alguns investimentos de baixo risco são: 

  • Poupança; 
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI); 
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB) e; 
  • Tesouro Direto Selic. 

Poder adquirir um bem mais caro

Com o dinheiro da renda extra é possível comprar bens mais caros à vista, como um celular, um notebook e até mesmo dar entrada em um carro. 

A dica é fazer um planejamento financeiro antes de comprar esses bens, pois é preciso estar certo de que o dinheiro não fará falta para outros compromissos. 

Além disso, a entrada de um carro significa que você terá prestações do financiamento, e é preciso estar certo de que conseguirá manter os pagamentos em dia

Viu como a renda extra é uma forte aliada para você ter mais tranquilidade financeira? Saber usá-la é fundamental para ter uma vida mais equilibrada e também poder conquistar os seus sonhos! 

Se você quer saber quais as condições que a Recovery oferece para negociar suas dívidas com descontos, clique aqui para consultar o seu CPF

  

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜