Saiba qual a importância de emitir o recibo de pagamento?

Se você quer melhorar o controle do seu fluxo de caixa do seu negócio, saiba que emitir o recibo de pagamento é fundamental.  

Isso porque, uma vez documentada a saída e entrada de valores no seu negócio, você consegue organizar o que você gasta e recebe, tendo um maior controle sobre as finanças da sua empresa. 

Para ajudar você a saber mais sobre a importância de emitir um recibo de pagamento e como você pode fazer isso, preparamos este conteúdo. Acompanhe! 

 

Entenda a importância do recibo de pagamento 

Basicamente, quando você emite um recibo de pagamento, assegura os direitos e deveres de compra ou venda de uma determinada transação comercial. 

Judicialmente, esse documento serve como uma declaração de quitação de obrigação. É por essa razão que ele é indicado para trabalhadores liberais, autônomos e pessoas físicas que fazem renda extra.

Assim, o recibo de pagamento também é utilizado para o controle fiscal das empresas, sendo solicitado pelos fornecedores, para maior controle de pagamentos.   

O recibo de pagamento também é utilizado para pagamentos simples, e até pode ser emitido em acordos trabalhistas e doações.  

Outra função do documento é o gerenciamento do fluxo de caixa das empresas, além de ser usado para comprovar devoluções de bens.   

 

Afinal, é obrigatório emitir recibo de pagamento?  

A emissão do recibo de pagamento é obrigatória desde 1994 para as transações financeiras no país, sendo que toda a regra pode ser conferida na Lei nº 8.846.

 

Saiba o que deve constar no recibo de pagamento  

Não existe um padrão para o recibo de pagamento, no entanto, algumas informações são fundamentais para a legitimidade do documento. Veja a seguir!  

  • Descrição da quantidade ou número de parcelas; 
  • Data e local em que foi realizado o pagamento ou a transação; 
  • Descrição do pagamento: qual foi o serviço realizado e o produto comprado; 
  • Valor recebido; 
  • Dados de quem recebeu o valor: nome, CPF, endereço, outros;‍ 
  • Dados de quem realizou o pagamento;  

É preciso estar atento na hora de preencher o local da compra pois, em caso de alguma ação judicial, fica mais fácil recorrer. 

 

Conheça a diferença entre nota fiscal e recibo

A nota fiscal garante a propriedade em relação a determinado bem ou serviço, e o recibo comprova o recebimento de um pagamento. 

O recibo ainda serve como comprovante de pagamento e recebimento, tendo validade fiscal. 

Já a nota fiscal é a responsável por informar as operações comerciais das companhias à Receita Federal, o que é fundamental para o recolhimento de impostos.  

Veja a seguir em quais casos emitir recibo de pagamento e nota fiscal! 

 

Quando emitir nota fiscal 

A nota fiscal é um documento de emissão obrigatória para toda pessoa jurídicaque comercialize serviços e produtos,com exceção dos microempreendedores individuais que precisam apenas declarar o seu rendimento anual. 

 

Quando emitir recibo de pagamento 

O recibo de pagamento não substitui a nota fiscal, mas pode ser emitido junto com ela, como é o caso também do recibo da maquininha de cartão.

Lembrando que podem emitir recibos de pagamento, dependendo da legislação do estado: 

  • autônomos; 
  • profissionais liberais; 
  • microempreendedores individuais (que não vendem para pessoa jurídica) e;  
  • pessoas físicas. 

 

Saiba quais são os tipos de recibo de pagamento  

Existem vários tipos de recibos, emitidos para diversas situações, como o pagamento de um serviço de restaurante, por exemplo. 

De modo geral, os valores expressos nesses recibos são baixos, sendo que grande parte dos profissionais autônomos e liberais fazem a emissão por conta própria.  

Esse documento protege quem presta o serviço e também quem é beneficiado. Veja a seguir os principais tipos de serviço disponíveis no mercado! 

 

Recibo de pagamento simples 

O recibo de pagamento simples é o mais utilizado pelos mais diversos tipos de pessoa física e jurídica.  

Como vimos, não existe um padrão para o texto do recibo de pagamento, sendo necessárias as informações que já citamos anteriormente, como nome completo dos envolvidos na prestação de serviço, data, local e valor referente ao pagamento.

 

Recibo de aluguel   

O recibo de aluguel é ideal para controlar o pagamento dessa renda, além de garantir para o locador que a despesa foi paga.  

Ele pode ser feito por meio de recibo digital ou formulários prontos, vendidos em papelarias. 

É importante constar no documento informações como nome de quem recebeu o aluguel, nome do locatário, valor do aluguel e data do pagamento.  

 

Recibo de pagamento online 

Quando você usa um aplicativo de viagem, por exemplo, o aplicativo disponibiliza um recibo de pagamento online. Isso acontece para grande parte dos serviços disponibilizados pela internet, como apps de alimentação e outros serviços. 

Essa é uma boa opção para empreendedores que estão abrindo o seu primeiro negócio e que ainda não possuem muita movimentação financeira, mas não abrem mão do controle financeiro

O recibo online ainda pode ser útil para quem faz muitas compras ou contrata serviços na internet, ajudando a controlar as finanças. 

 

Entenda por quais razões é importante guardar o recibo 

O recibo de pagamento protege os interesses de fornecedores e compradores. Além disso, como comentamos no início deste artigo, desde 1994 é um documento obrigatório para as transações financeiras no Brasil.  

Além disso, de acordo com o Artigo 206do Código Civil Brasileiro, existe um prazo para compradores e fornecedores questionarem sobre cobranças.  

Dessa forma, é indicado guardar todos os recibos de pagamento por, pelo menos, 5 anos.  

Assim, você evita dores de cabeça no futuro, ao comprovar o pagamento de determinado bem ou serviço, assim como o recebimento de valores, caso você seja um empreendedor. 

Viu como emitir o recibo de pagamento é importante instrumento para gerenciar melhor as suas finanças? Colocando essas dicas em prática, todo o processo fica muito mais fácil! 

Se você quer saber se possui alguma dívida ativa para quitar com a Recovery, clique aqui para consultar seu CPF e CNPJconosco. Com a Recovery, você consegue quitar o que deve com descontos e parcelas que cabem no seu bolso. 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida “caduca”? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜