Você é adepto(a) ao pagamento por aproximação, mas não sabe quais os riscos de usá-lo?
Esse recurso acabou ganhando forte adesão durante a pandemia do Covid-19, por se tratar de um método mais higiênico para realizar pagamentos, pois não depende de contato físico com a maquininha de cartão.
Essa transformação digital trouxe grandes avanços tecnológicos mas também é necessário estar atento às tentativas de golpes e fraudes, pois os golpistas acabam se adaptando aos novos recursos.
Para ajudar você a entender o que é pagamento por aproximação e se ele é seguro, continue a leitura!
O que é o pagamento por aproximação?
O pagamento por aproximação, também conhecido como contactless payment, trata-se de uma forma de pagamento que não depende de contato físico. Porém, dependendo do valor da operação, será preciso inserir a senha do cartão.
Para que o pagamento sem contato ocorra, é necessário que o cliente tenha um cartão por aproximação, celular ou relógio inteligente.
Funciona assim: o usuário aproxima o cartão da maquininha de pagamento, e se estiver tudo certo, a transação é efetivada.
Neste caso, a senha do usuário só é solicitada quando o valor da compra for maior do que o estipulado para o serviço, pois cada instituição financeira tem um limite de pagamento por aproximação sem precisar de senha.
Essa modalidade tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores. Afinal, é uma maneira rápida e eficiente de realizar um pagamento. Além disso, a transação é criptografada, o que acaba dificultando o acesso aos seus dados e consequentemente, a clonagem do cartão.
Por isso, a maioria dos cartões de crédito e débito atuais já estão sendo gerados com essa funcionalidade.
Como saber se você tem essa possibilidade de pagamento no seu banco?
A maioria dos novos cartões já estão sendo gerados com a tecnologia NFC. Por isso, antes de contatar o seu banco, certifique-se se o seu cartão é contactless.
Para isso, observe se nele há um símbolo de ondas, parecido ao da tecnologia Wi-Fi, na frente ou no verso. Caso positivo, basta ativar a função no aplicativo do banco e realizar os pagamentos por aproximação.
Ao contrário, entre em contato com a instituição financeira e solicite um novo cartão com a tecnologia.
Há ainda a possibilidade de realizar o pagamento por aproximação de celular. Basta acessar o Google Pay para dispositivos Android ou o Apple Pay no caso de aparelhos iOS e baixar um dos aplicativos.
Em seguida, é preciso incluir o cartão desejado e seguir os próximos passos indicados pelo app para cadastrá-lo. Por fim, ative a função NFC no smartphone ou smartwatch e aproxime-o da maquininha para fazer a compra.
Afinal, é seguro utilizar esse método de pagamento?
Uma dúvida muito comum dos usuários é sobre a segurança das transações feitas no pagamento por aproximação. Do ponto de vista da tecnologia, essa modalidade é tão ou mais segura que a utilizada em cartões de chip.
Isso porque todas as informações são criptografadas, impedindo que haja clonagem ou acesso aos dados do consumidor.
Além disso, é possível estipular um valor máximo que pode ser pago com essa tecnologia. Portanto, quando o valor é excedido, a transação é realizada com a digitação da senha.
Já com o uso do celular a segurança aumenta ainda mais, pois todos os pagamentos dependem da confirmação de dados do cliente no aparelho.
Entenda as vantagens e os riscos de usar o pagamento por aproximação
O pagamento por aproximação conta com vantagens e riscos que devem ser avaliados antes de optar por essa metodologia. Portanto, vamos explicar os pontos positivos e negativos da tecnologia NFC. Confira!
Vantagens
Uma das vantagens ao consumidor é a praticidade.
A transação é feita de forma mais rápida e fácil, basta que o usuário aproxime o cartão do leitor.
Além de ser uma metodologia segura, protegida por criptografia, o que dificulta o acesso aos dados do cliente.
Riscos
Os riscos do pagamento por aproximação não estão relacionados a uma falha tecnológica. São consequência da má índole de pessoas que aproveitam-se da desatenção do usuário para cometer ações criminosas.
Com o sucesso dessa metodologia, é comum que os cartões atuais habilitem automaticamente essa forma de pagamento. Consequentemente, alguns consumidores desconhecem essa informação e não se preocuparão em bloquear em caso de perda ou roubo, ficando a mercê de quem encontrá-lo.
Além disso, na hora do pagamento, é preciso estar atento(a), pois o vendedor pode digitar um valor maior sem que o cliente perceba.
Por isso, é indicado que os usuários realizem as seguintes ações para se proteger de golpes e fraudes:
- ativar notificações automáticas;
- acompanhar o extrato;
- conferir o valor cobrado na hora da transação;
- bloquear imediatamente o cartão em caso de perda ou roubo;
- reportar à instituição financeira compras desconhecidas.
Tomando essas precauções, as chances de ser vítima de algum golpe são consideravelmente reduzidas.
Como vimos, o pagamento por aproximação funciona de uma forma extremamente prática, simples e segura, uma vez que é protegida pela criptografia.
No entanto, mesmo com todo o cuidado, ainda há tentativas de golpes e fraudes. Por isso, é fundamental realizar ações preventivas e assegurar-se da proteção dos seus dados.
De todo modo, vale a pena utilizar a tecnologia NFC para otimizar as suas transações financeiras.
Você sabia que algumas dívidas podem estar sob nossa concessão? Isso quer dizer que você tem a chance de poder renegociar a sua dívida com até 98% de desconto e quitar seus débitos com condições especiais. Para ver se você tem alguma dívida com a Recovery e negociar seu débito, clique aqui.