Pagamento à vista ou parcelado: entenda as vantagens e desvantagens

Na hora de efetuar uma compra é comum surgir a dúvida: pagamento à vista ou parcelado? 

Saber como utilizar o crédito parcelado é muito importante para evitar dívidas no futuro e manter a sua saúde financeira. 

Mas, uma vez bem utilizado, o pagamento parcelado pode ser uma solução para você ter acesso aos serviços ou produtos que você deseja. 

Para ajudar você a entender as vantagens e desvantagens do pagamento à vista ou parcelado, preparamos este artigo. Acompanhe! 

 

O que é pagamento à vista?  

O pagamento à vista é feito de forma integral no momento da compra, ou seja, sem parcelamento

Mas, mesmo para pagamento à vista é preciso ter um planejamento financeiro. Isto porque no momento da compra você pode até ter o dinheiro na conta, mas depois pode acabar precisando dessa quantia em alguma emergência. 

É indicado pagar bens de necessidade à vista, como alimentação, por exemplo, pois é uma despesa recorrente e que diz respeito às suas condições mínimas de sobrevivência. 

Assim, o pagamento à vista pode acontecer quando você tem o dinheiro disponível na conta ou em mãos, e paga em espécie, via PIX,transferência bancária ou cartão de débito. 

 

Quais as vantagens de pagar à vista 

Pagar à vista tem suas vantagens e também desvantagens. O conhecimento e a organização financeira serão determinantes para escolher a melhor forma de pagamento. 

Acompanhe as vantagens de pagar à vista a seguir! 

 

Descontos nas compras 

Quem tem o dinheiro para pagar à vista consegue mais descontos e pode negociar com mais facilidade, já que esse tipo de pagamento pode ser mais vantajoso para os lojistas.  

 

Maior controle financeiro  

A vantagem de pagar à vista é que você sente o valor do que foi gasto na hora, pois a quantia sai da conta no momento em que é realizado o pagamento.  

Isso pode ser um ponto positivo para um melhor controle financeiro, visto que você não precisará ficar atento(a) nas parcelas que foram divididas e ainda virão nas próximas cobranças. Afasta a ameaça da inadimplência 

Um dos grandes vilões da inadimplência no país, o cartão de crédito, é um dos principais meios de pagamento que fazem as pessoas perderem o controle financeiro através de compras parceladas. 

Além disso, os carnês e outros parcelamentos podem comprometer o orçamento familiar, facilitando o endividamento. Logo, ao pagar à vista, você não tem valores em aberto, e fica mais fácil honrar os seus compromissos. 

 

Afinal, existe diferença entre pagamento à vista e crédito à vista? 

Como vimos, no pagamento à vista você desembolsa o valor na hora, de uma só vez. Já o crédito à vista é uma maneira de você efetuar a compra por cartão de crédito, mas sem parcelamento e realizar o pagamento integral da fatura até a data de seu vencimento. 

 

Saiba o que é o pagamento parcelado  

O pagamento parcelado acontece quando o cliente divide o valor da compra em prestações. Essa opção de pagamento é usada por muitos clientes através dos cartões de crédito. 

Mas, é preciso atentar a esse tipo de pagamento, pois ele pode comprometer o seu fluxo financeiro mensal. 

Além disso, você pode pagar mais caro do que o pagamento à vista, pois a chance de conseguir negociar um desconto é menor e, em algumas situações, terá de arcar com juros do parcelamento

 

Conheça as vantagens e desvantagens de pagar a prazo 

Agora que você conhece o que é pagamento à prazo, conheça os pontos positivos desse tipo de pagamento. 

 

Antecipar o consumo 

Se você não tem o dinheiro para pagar à vista, mas precisa de um produto ou serviço, essa pode ser a solução ideal. Portanto, esse pode ser um ponto positivo, desde que o parcelamento caiba no seu bolso. 

 

Manter o dinheiro que tem aplicado 

Caso o valor de uma determinada mercadoria à vista seja exatamente o mesmo que o preço a prazo, pode ser uma boa ideia parcelar a compra. 

Com isso, você pode manter o seu dinheiro rendendo em algum tipo de investimento. Assim, ainda consegue pagar as prestações com maior facilidade. 

O principal ponto negativo da compra a prazo é: 

 

Maior risco de fazer muitas parcelas e se endividar 

Como adiantamos anteriormente, com a facilidade de obter crédito para parcelar as suas compras, fica fácil se endividar, principalmente se você não tiver um bom planejamento financeiro

Nesse cenário, o cartão de crédito costuma ser o grande vilão devido às taxas de juros. Além de tudo, ele também acaba dando uma falsa sensação de que ainda tem dinheiro para gastar, o que pode agilizar o seu processo de endividamento caso não possa cumprir com os pagamentos. 

Portanto, manter a organização financeira é fundamental para evitar o endividamento com as compras parceladas. 

Viu como o pagamento à vista ou parcelado possui vantagens e desvantagens? Analise bem cada situação e, se puder, se planeje para evitar prestações.  

E se você tem dívidas em aberto e quer renegociá-las com as melhores formas de pagamento e descontos, clique aqui e consulte o seu CPF com a Recovery. 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜