Como organizar sua vida financeira em 2023

Ano novo, vida nova. Certo? 2023 acabou de começar e, para levar o ano com mais tranquilidade e leveza,  este é o momento perfeito para sentar e organizar nossa vida financeira. Isso porque fazer um bom planejamento ajuda a gente a traçar nossos objetivos para o ano e a nos prepararmos para realizar nossos sonhos dando um passo de cada vez. 

Não sabe por onde começar? Continue a leitura e confira nossas dicas para começar o ano bem organizado, assim como alguns aplicativos que podem ajudar você nesse processo. 

 

Dicas para começar 2023 com organização financeira

1.Entenda suas entradas e saídas de dinheiro

O primeiro passo para organizar nossa vida financeira é fazer o orçamento familiar. A dica é anotar em um caderno ou planilha todos os gastos que possui, sem deixar nada de fora. Considere as contas de água e luz, a compra do gás, as parcelas de dívidas, aluguel, alimentação, transporte e  lazer.  

Anote também os seus ganhos, como salário, bonificação ou auxílio, aluguel e alguma entrada extra de dinheiro, caso tenha. Assim, é possível ter uma visão de como anda o equilíbrio entre o que entra e o que sai todo mês e a enxergar melhor os itens que estão minando mais as finanças. 

 

2. Renegocie dívidas

Neste começo de ano, dedique um tempo para renegociar seus débitos, buscando parcelas que caibam no bolso. Aqui na Recovery é muito simples: basta consultar seu CPF gratuitamente com a gentepara visualizar a nossa proposta de acordo. Oferecemos descontos de até 90% e parcelas a partir de R$50. Dica: você pode negociar tanto o número de parcelas quanto o valor.  

 

3.  Você leva uma vida que consegue bancar?

Ter uma visão da situação financeira também nos ajuda a refletir sobre as escolhas que fazemos no dia a dia. Olhando para a lista de gastos e para as entradas de dinheiro, podemos avaliar com mais clareza se estamos levando um estilo de vida saudável financeiramente ou não.  

Será que existem pequenos gastos escondidos na fatura do cartão,que muitas vezes nem notamos, que podem ser diminuídos? Aproveite o começo de 2023 para revisar todos os gastos e o que pode ser cortado, mesmo que temporariamente, para sobrar algum dinheiro no mês.  

4. Comece uma reserva de emergência

Organização é, também, sinônimo de estar precavido. Por isso, em 2023, reserve todo mês uma quantia para começar a construir uma reserva de emergência. Ela vai ajudar naqueles momentos em que temos gastos inesperados, que podem cair do colo de qualquer pessoa a qualquer momento. Lembre-se: não é preciso de muito para começar – R$ 10 valendo. 

 

5. Desapegue

O começo do ano também é um ótimo momento para desapegar de coisas que não usamos mais. Mas o que isso tem a ver com organização financeira? Muito! Tome um tempo para fazer uma limpa nos armários e separe tudo aquilo que não usa mais.  

É possível vender roupas, acessórios, objetos e até mobiliários em sites ou brechós. Essa limpa também ajuda você a perceber se está comprando e investindo em itens que são desnecessários, nas chamadas compras por impulso,que devem ser evitadas. 

6. Faça renda extra

Existem diversas maneiras de fazer um dinheiro a mais em 2023 para ganhar fôlego no orçamento, sair das dívidas, começar a reserva de emergência ou investir em algo que você queira. Aqui, trazemos algumas sugestões de como fazer renda extra no começo do ano. 

 

7. Aprenda mais sobre finanças pessoais

Conhecimento é a chave para começar 2023 bem organizado financeiramente. Em nosso blog, você encontra diversas dicas sobre como sair das dívidas, fazer renda extra, planejamento financeiro e outras! Também vale a pena fazer uma busca para descobrir portais e cursos online gratuitos sobre educação financeira. 

 

Aplicativos que podem apoiar sua organização financeira em 2023

Agora que você já sabe o passo a passo para se organizar financeiramente, é hora de buscar ferramentas que podem ajudar você nesse processo. E você sabia que, muitas vezes, o aplicativo de seu próprio banco pode fazer isso? 

Muitas instituições possuem aplicativos completos que categorizam os gastos de seus clientes, mostrando para onde vai o dinheiro e dando dicas que ajudam a entender melhor como investir os ganhos. É o caso do Minhas Metas, do Iti, o banco digital do Itaú,disponível também no aplicativo do próprio Itaú. Outros bancos também oferecem aplicativos similares. Descubra se o seu possui esse serviço e aproveite! 

Além dos bancos, aplicativos como o GuiaBolso, Mobills, Olivia, Minhas Finanças e  Organizze podem ser ótimos aliados. 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com os amigos para que mais pessoas saibam como se organizar em 2023! E não deixe de consultar o seu CPF gratuitamente com a Recovery! Oferecemos condições especiais para que você comece o ano no azul. 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida “caduca”? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜