O que fazer com o 13° salário?

Além das festas de final de ano, como Natal e ano novo, esse período também é marcado pelo pagamento do 13º salário aos trabalhadores que contam com registro em carteira assinada. A bonificação vem em um momento em que os gastos são elevados e os impostos começam a ser cobrados.

Se você recebeu o seu décimo terceiro salário e não sabe o que fazer com ele, continue a leitura do Blog Recovery e confira as dicas que separamos.

 

O que é 13º salário?

Também conhecido como gratificação de natal aos trabalhadores, o 13º foi instituído no país em 1962 pela Lei 4.090/62. Todos aqueles que trabalham sob o regime CLT têm esse direito assegurado pela lei, com a gratificação o trabalhador tem direito a 1/12 do seu salário por mês trabalhado. No final de 12 meses essa quantia equivale ao salário.

Além de gratificação para os funcionários, o décimo terceiro salário também é importante para a economia. Com essa renda extra, as pessoas tendem a injetar mais dinheiro nos comércios e serviços.

 

Como calcular 13º salário?

Cada mês de trabalho corresponde a 1/12 do salário que no final do ano resulta o 13º. Isso significa que se o funcionário se manter no mesmo emprego, e com o mesmo salário, por 12 meses no final do ano ele vai receber a quantia referente ao salário.

Mas se o funcionário não trabalhou durante um ano na empresa ou obteve um aumento salarial durante esse período, é preciso calcular para saber a quantia do décimo terceiro. Em um cenário que a pessoa ganha um salário mínimo, R$ 1.045,00 e trabalha em uma empresa a 5 meses a conta será a seguinte:

1.045 (salário) / 12 ( número de meses do ano) = 87,083 (quantia que o trabalhador tem direito a cada mês de trabalho).

87,083 (valor referente a um mês de trabalho) x 5 (meses trabalhados) = 435,41

Portanto, o trabalhador que entrou na empresa há 5 meses, ganhando um salário mínimo, recebe de décimo terceiro R$435,41. Em casos de alteração de salário a conta deve ser feita levando em consideração o período em que foi trabalhado com o salário inferior e com o superior.

O cálculo do 13º também considera outros ganhos como horas extras, adicionais noturnos, de insalubridade e periculosidade.

 

Como é pago o 13º?

O pagamento do 13º pode ser feito em parcela única ou em duas parcelas. Os empregadores que optarem pela primeira opção precisam debitar o valor para os funcionários até o dia 30 de novembro. Na opção de parcelamento, o primeiro pagamento precisa acontecer até o último dia útil do mês de outubro e o segundo até o dia 20 de dezembro. Taxas referentes ao INSS, FGTS e Imposto de Renda são descontadas do décimo terceiro salário.

 

Poupança, aplicações e investimentos. Qual escolher?

Planejamento é um dos fatores importantes para ter uma vida financeira estável. Ao receber o 13º é preciso analisar a situação financeira para decidir o que vai ser feito com o dinheiro. Quitar dívidas que estão atrasadas, poupar para pagar IPTU e IPVA ou investir o dinheiro podem ser algumas saídas.

  • Poupança: uma boa opção se você pretende usar o dinheiro a curto prazo, as taxas de rendimentos são baixas mas é possível ter acesso ao dinheiro de maneira rápida.
  • Aplicações: geram resultados a médio e longo prazo dependendo do rendimento que for escolhido (tesouro direto, renda fixa, CDB..). Para escolher a aplicação correta para você é preciso analisar os objetivos e os recursos disponíveis.
  • Investimentos: também trazem resultados a médio e longo prazo, com essa opção você pode investir dinheiro em algum negócio próprio ou como sócio, por exemplo. O investimento gera resultados depois de um tempo

 

Pense nos gastos futuros

Sempre se planeje e tenha em mente os gastos futuros. O 13º salário é um dinheiro extra que se bem usado pode ajudar muito no planejamento financeiro do próximo ano. Entenda a sua situação e verifique onde o dinheiro pode ser gasto da melhor forma. Encontre as prioridades e urgências e aproveite a quantia para usar o dinheiro com sabedoria.

Gostou das dicas? Compartilhe para seus amigos! Se precisar de ajuda para renegociar a sua dívida com a Recovery, clique aqui e acesse o nosso site. Oferecemos descontos e facilidades para você quitar suas dívidas.

 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *