Cartão de crédito: quando vale a pena ter mais de um?

Uma pesquisa feita pelo Serasa eCred em maio de 2022 revelou que 91% dos brasileiros possuem mais de um cartão de crédito. Desse total, 18% possuem quatro e 29% possuem cinco ou mais cartões. Mas isso é uma vantagem? Nem sempre! Continue a leitura e entenda em quais situações isso pode ser um problema ou um benefício para a sua saúde financeira. 

 

Quando ter mais de um cartão de crédito vale a pena

Que o cartão de créditoé uma ferramenta importante na vida financeira do brasileiro é inegável. Mas nem todo consumidor se beneficia do fato de ter mais de um cartão. Diante do cenário de inadimplênciaem que vivemos, com mais de 68 milhões de pessoas endividadas, a quantidade de cartões de crédito por CPF pode ser um indicador preocupante. 

Ele sinaliza que muitas pessoas estão buscando no cartão uma forma de ter mais acesso ao crédito para pagar contas que não conseguem quitar à vista. Porém, acumular cartões significa um número maior de faturas para administrar. 

E, nos casos em que as faturas não são pagas no vencimento, uma parte considerável da renda da família pode ser deslocada para o pagamento de juros. Vale lembrar que o crédito rotativo, que você usa sempre que paga o mínimo e empurra o restante para o mês seguinte, tem uma das taxas mais altas do mercado e é uma das principais causas do superendividamento.

Ter mais de um cartão de crédito, então, só é vantajoso para quem controla muito bem seu orçamento. O cartão deve entrar nas finanças como um aliado na gestão financeira e não apenas como um mecanismo para postergar o pagamento dos gastos cotidianos. 

Por isso, pode valer a pena ter mais de um cartão:    

  • Quem recebe um salário ou rendimento em duas ou mais parcelas ao longo do mês. Nesse caso, ter dois cartões pode ser uma vantagem porque você pode ter duas faturas com datas de vencimento diferentes, próximas aos dias de recebimento.  
  • Famílias em que o casal recebe salário em períodos diferentes do mês, facilitando a concentração dos pagamentos no cartão em mais de um vencimento. 
  • Pessoas que viajam bastante. É possível ter um nacional e outro internacional, facilitando as compras fora do país. 
  • Quem costuma pontuar em programas de milhas, que podem ser revertidas por passagens aéreas, bens e serviços. 

 

Vantagens de se ter mais de um cartão de crédito

A principal vantagem de possuir mais de um cartão de crédito é ter faturas com vencimentos em datas diferentes. Isso, porém, exige uma boa organização e controle financeiro, para garantir que sempre haverá dinheiro para pagar as faturas inteiras e sem atraso. 

Outro ponto positivo é possuir mais de uma bandeira de cartão, que podem ser aceitas em estabelecimentos diferentes. As mais populares são Visa, Mastercard e Elo. Pela diversidade, ter mais de um cartão também permite que você entre em programas de pontuação e bonificação diferentes, que podem ser revertidos em benefícios. 

 

Cuidados e riscos de ter vários cartões de crédito

Apesar de ter algumas vantagens, ter mais de um cartão de crédito exige planejamento e responsabilidade. Isso porque, quanto mais faturas você tem, são mais datas e gastos para prestar atenção, aumentando o risco de algo passar despercebido e levar ao endividamento. 

Ter um bom controle financeiro é essencial sempre, mas o cuidado deve ser redobrado quando se tem mais de um cartão de crédito. Os juros do rotativo do cartão, como vimos, estão entre os mais elevados, por isso é necessário garantir que sempre terá o dinheiro para pagar o valor total das faturas no vencimento. Para isso, é preciso ter tudo anotado – tanto os gastos, quanto os limites e vencimentos. 

Outro cuidado é com os gastos por impulso. Se você tem dificuldade de administrar o dinheiro e acaba gastando mais do que deveria, o melhor é não ter mais de um cartão de crédito. Controle é palavra de ordem, para não estourar os limites e acabar com o nome sujo. 

Outro ponto de atenção é o gasto com o pagamento de anuidade dos cartões. Hoje, muitas instituições financeiras oferecem cartões de crédito sem anuidade – como é o caso do Iti, banco digitalgratuito do Itaú. Mas nem sempre é assim. No caso de possuir um cartão de crédito com anuidade, coloque na ponta do lápis e veja se vale mesmo a pena mantê-lo. 

 

Dicas para quem quer ter mais de um cartão

Gerenciar mais de um cartão de crédito não é fácil, mas a dica é aprender a usá-los sem comprometer seu orçamento mensal. Para isso, comece avaliando a real necessidade de ter vários cartões, entenda para que eles serão usados e se os custos envolvidos compensam.  

É importante saber qual a finalidade de cada cartão, entendendo onde e quanto deve gastar. Você pode, por exemplo, ter um cartão digital que pode ser usado com mais segurança nas compras online e outro físico, para as demais situações. 

Com isso em mente, é hora de definir para cada cartão um limite que não comprometa sua saúde financeira. Fique atento às datas de vencimento das faturas, pagando sempre em dia e em sua totalidade, e anote todos os gastos, mantendo uma boa organização das finanças. 

Acabou se atrapalhando com os cartões? Reveja seu planejamento financeiro e entre em contato com a gente,estamos aqui para transformar suas dívidas em recomeços! Consulte seu CPF gratuitamente aqui.  

 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜