Como conseguir um empréstimo para construção

Você sonha em construir a sua casa? Pois saiba que para realizar esse sonho mais rapidamente, você pode optar pelo empréstimo para construção

Essa modalidade de crédito ainda é pouco conhecida, no entanto, tem ganhado espaço principalmente se já possui o terreno que deseja construir, mas não possui o dinheiro para realizar a obra. 

Para tirar suas dúvidas, separamos no conteúdo a seguir todas as informações sobre o empréstimo para construção. Assim, você analisa se esse tipo de crédito pode ser a saída para conseguir a sua casa mais rapidamente. Acompanhe! 

 

Entenda o que é o empréstimo para construção  

O empréstimo para construção funciona como um empréstimo pessoal. Assim, ao contratá-lo, você paga uma parcela todos os meses, até a dívida ser quitada com a instituição.  

A diferença desse tipo de empréstimo é que ele deve ser usados exclusivamente com os gastos da casa em construção e reforma. Portanto, o valor do empréstimo contratado somente pode ser usado para: 

  • comprar materiais de construção; 
  • contratar mão de obra especializada; 
  • alugar equipamentos e; 
  • contratar outros recursos para a execução da obra. 

Logo, antes de pensar em contratar o empréstimo para construção, você deve contar com um bom planejamento financeiro.

Com isso, é possível garantir o pagamento das parcelas em dia, e fugir do endividamento.

Ainda é preciso ler com bastante atenção o contrato antes de assinar, pois lá constam todas as regras relacionadas à contratação do crédito. 

 

Saiba quem pode solicitar esse tipo de empréstimo  

Para solicitar o empréstimo para construção, é necessário: 

  • ser cidadão brasileiro ou ter visto permanente; 
  • ter mais de 18 anos; 
  • comprovar que há garantias financeiras; 
  • não comprometer mais de 30% da renda familiar com as parcelas; 
  • não possuir outro financiamento em aberto sob a mesma titularidade. 

 

Passo a passo para conseguir o empréstimo para construção 

Da mesma forma como acontece nas outras modalidades de crédito, para conseguir um empréstimo para construção ou reforma, será necessário passar por algumas etapas de análise. Isso é necessário para que as instituições diminuam o risco de inadimplência.  

Com isso em mente, acompanhe o passo a passo para conseguir o empréstimo para construção a seguir: 

1) Procure uma instituição financeira confiável 

Você pode verificar junto ao banco que você já é cliente se eles possuem esse tipo de empréstimo. Isto porque se você já tiver uma boa relação com o banco, o empréstimo pode ser aprovado com mais facilidade. Além disso, você já possui a confiança para poder contratar o crédito, sem medo de fraudes e golpes.  

Se você é um bom pagador, possui mais chances de conseguir um empréstimo. Também existem bancos que fazem empréstimo para negativados,mas as taxas de juros costumam ser mais altas devido ao risco de inadimplência. 

2) Analise a proposta da instituição 

Após a sua pesquisa de instituições, você pode solicitar uma simulação do empréstimo, assim você consegue ter uma ideia das taxas de jurose do valor máximo do empréstimo após a contratação. 

Também é importante estar atento(a) à proposta, pois alguns bancos oferecem melhores taxas de juros no empréstimo para construção quando tem alguma garantia, ou seja, quando você coloca um bem como carro ou imóvel como garantia de pagamento do empréstimo.  

A atenção é redobrada, pois caso você não consiga cumprir com o acordo de pagamento, pode acabar perdendo o seu bem.  

 

3) Faça comparações entre as propostas  

Contratar um empréstimo para construção é como fechar um negócio, por isso, ele deve ser o mais vantajoso possível para você. 

Dessa forma, procure pela melhor oferta e, para fazer isso, é possível comparar propostas de diversas instituições, fugindo dos juros abusivos.

Uma boa dica é começar avaliando as condições da instituição financeira com a qual você já possui algum relacionamento, pois grande parte delas oferecem empréstimo para construção. 

 

4) Assinatura do contrato 

Estando de acordo com as condições oferecidas, chegou a hora de assinar o contrato. Vale lembrar que você deve ler com atenção todas as cláusulas. 

Dê atenção especial às partes que regem como e para que o crédito pode ser usado. Após a assinatura, o empréstimo é depositado na sua conta. 

Além disso, sempre avalie qual é o prazo de parcelamento que melhor se adequa ao seu planejamento financeiro familiar. Assim, você não corre o risco de ficar endividado(a). 

Agora que você já sabe como conseguir um empréstimo para construção, siga essas dicas e lembre-se de comparar as taxas cobradas, pois essa é uma forma simples de economizar. 

Se você já tem dívidas em aberto e quer quitar antes de iniciar um novo empréstimo, então clique aqui e consulte seu CPF na Recovery.Se você tiver dívidas conosco, poderá negociar com até 98% de desconto e com parcelas que cabem dentro do seu orçamento. 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜