Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: saiba como funciona

Você sabia que será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?  

Regulamentado pelo governo em setembro deste ano, esse empréstimo consignado é uma linha de crédito voltada para beneficiários do programa social Auxílio Brasil.  

O consignado é uma modalidade de empréstimos que oferece juros reduzidos, devido ao desconto que é feito direto da fonte de pagamento. Assim, as instituições financeiras têm uma maior garantia de recebimento. 

Em contrapartida, é preciso fazer bom uso desse recurso, evitando novas dívidas. 

Quer saber mais sobre como funciona e solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Então, continue a leitura! 

 

O que é um empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um tipo de crédito onde o pagamento das parcelas sai direto da fonte, ou seja, da folha de pagamento do salário, da pensão, da aposentadoria, por exemplo. 

Como o valor da parcela é descontado automaticamente, as instituições têm uma garantia menor de inadimplência do devedor e assim, podem conceder juros mais baixos

Porém, é preciso estar atento(a) ao solicitar o empréstimo,sendo ideal fazer um planejamento financeiro antes de se comprometer. Afinal, neste tipo de empréstimo, os valores são abatidos automaticamente, e o que sobra é o que você terá para as despesas mensais da família. 

 

Como vai funcionar o empréstimo consignado Auxílio Brasil 

O beneficiário que contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, poderá comprometer até 40% do valor máximo do benefício, isso equivale a parcelas de até R$160,00 mensais,podendo ser pago em até 24 meses.  

 Quanto à taxa de juros, o máximo fixado foi de até 3,5% ao mês. Portanto, o valor vai depender de cada instituição financeira, não podendo ultrapassar o máximo fixado pelo governo.  

Ao contratar o serviço, a instituição financeira deverá apresentar ao beneficiário informações, como: 

  • o valor total do empréstimo com e sem juros;  
  • as taxas de juros mensais e anuais;  
  • todos os acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários; 
  • o valor, número e periodicidade das parcelas a serem pagas; 
  • as datas de início e fim do contrato; 
  • o valor da comissão paga aos terceirizados contratados pelas instituições financeiras para a operacionalização da venda do crédito, quando não for efetuado por sua própria rede; 
  • o CNPJ da agência bancária;  
  • o valor líquido do benefício restante após a eventual contratação do empréstimo. 

A portaria de N.816publicada no dia 26 de setembro de 2022, que regulamentou o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, também exige que a instituição financeira apresente um questionário ao beneficiário no momento da contratação do crédito. 

Nesse formulário, o beneficiário responderá se ficaram claras as condições do contrato, como valores, pagamento, juros, assim como a capacidade de conseguir cumprir com o pagamento das parcelas do empréstimo.  

Quais são os requisitos para solicitar o empréstimo  

Todos os beneficiários do Auxílio Brasil poderão requerer o benefício. Além desses contemplados com o Auxílio Brasil, pessoas com renda até meio salário mínimo por família, e que estejam enquadrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), também poderão solicitar o crédito.  

O BPC é destinado a cidadãos com idade superior a 65 anos, ou pessoas com deficiência de qualquer idade. 

 

Quando será liberado o empréstimo consignado Auxílio Brasil 

No último dia 26 de setembro, foi regulamentado pela Portaria N.816,o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.   

Como a portaria esclareceu quais são as normas que as financeiras precisam seguir para oferecer o empréstimo, então é preciso se informar junto ao banco que você deseja solicitar se eles irão oferecer esse crédito e quando começam a liberar o cadastro.   

É preciso atentar também na hora de escolher qual instituição solicitar o empréstimo, pois ela precisa ser credenciada pelo Ministério da Cidadania.   

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu banco ou instituição financeira de confiança. 

Se você quer sair das dívidas pagando menos do que deve, clique aqui e confira se você possui dívidas com a Recovery.Nós temos as melhores condições de parcelamento e descontos para você se livrar das dívidas mais rápido com parcelas que cabem no seu bolso!  

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜