Economia doméstica: 10 dicas para você economizar em casa

Como organizar o orçamento doméstico e envolver a família no desafio de cortar gastos

A economia doméstica é praticada nas pequenas atitudes e decisões do dia a dia. Tudo começa com um bom controle do dinheiro!Para dar certo e chegar ao final do mês tendo alguma sobra de dinheiro, toda a família precisa participar. Afinal, todos são responsáveis pelas despesas da residência. Quando as coisas são combinadas e feitas em conjunto, fica bem mais fácil.  

Confira a seguir 10 dicas de como economizar em casa e ter um orçamento familiar organizado.

Controle o orçamento

Organização e planejamento são aspectos essenciais para ter uma vida financeira saudável, pois ajudam a manter as contas em ordem e permitem que você visualize onde é possível fazer cortes e se há espaço para iniciar uma reserva financeira para futuras emergências.  

Para se organizar, liste todas as entradas de dinheiro (salário, 13o, benefícios sociais etc.) e todas as despesas da casa, separando entre fixas e variáveis. Depois, analise em que pontos a família está gastando mais, buscando identificar em quais aspectos seria possível economizar.  

Planeje possíveis gastoscom cautela e entenda como eles podem ser feitos sem comprometer o orçamento familiar. Economia doméstica significa, também, controlar os vencimentos das contas e pagá-las em dia, evitando juros e multas.  

No desafio de reduzir gastos, todos podem participar, inclusive as crianças, que aprendem educação financeira a partir do que vêm em casa.Já os filhos adultos, além de reduzir despesas, também podem buscar formas de gerar renda extra. 

 

Pesquise os preços

Antes de comprar qualquer coisa, desde alimentos até eletrodomésticos, pesquise o preço. Com uma busca rápida na Internet, você encontra diversos sites de pesquisa de preços que contam com gráficos de variação dos valores nos últimos dias e meses. E, com essas informações, é possível entender quando os preços podem baixar e criar alertas para promoções. 

Evite comprar por impulso: ao analisar com calma as opções disponíveis, você se certifica de que está escolhendo o produto certo para as suas necessidades, com o melhor preço e as melhores condições. 

Aproveite a luz do sol e economize energia

Aproveitar os momentos de sol é uma boa dica para economizar energia. Durante o dia, abra portas e janelas para a casa ficar mais iluminada e evite acender as luzes. Assim, além de economizar energia, você areja a casa. 

E, durante a noite, quando não há mais luz solar, não deixe luzes e aparelhos acesos sem necessidade. A economia doméstica tem tudo a ver, também, com o uso inteligente dos recursos que temos à disposição. 

 

Faça uma lista antes de ir às compras

Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado garante que você compre apenas o necessário. E, ao montar a lista, leve em conta a sazonalidade dos alimentos, ou seja, a época de cada fruta, legume e verdura. Comprar alimentos da época sai mais barato e permite que você tenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais. 

Aproveite os dias de promoção, como a quarta e quinta do sacolão, e esteja sempre atento a possíveis ofertas. Pesquise em mercados e hortifruti para encontrar os melhores preços. Outra dica é não ir às compras com fome, pois isso faz com que tudo pareça extremamente apetitoso e você pode acabar comprando mais do que precisa. 

 

Tenha a sua própria horta

Ter a sua própria horta é uma alternativa para cultivar alimentos frescos e saudáveis. Por ser plantado em casa, você tem a certeza de que não há conservantes ou outras substâncias tóxicas nos alimentos. Além de ter alimentos de qualidade, você ainda consegue economizar! 

Se o problema for falta de espaço, aposte em vasinhos para temperos e pequenas hortaliças. Assim, é possível cultivar uma pequena horta mesmo em ambientes pequenos.

 

Cozinhe mais refeições e diminua o delivery

Uma dica importante de economia doméstica é fazer mais refeições em casa. Diminua os almoços fora e os pedidos no delivery: isso vai fazer bem para o seu bolso e para a sua saúde. 

Aprenda a cozinhar pratos diferentes com dicas de sites ou canais de culinária. Assim, você consegue ter refeições gostosas e, se fizer em grande quantidade, vão sair mais baratas do que os pedidos em restaurantes. 

 

Conserte vazamentos

Às vezes um gasto pode gerar uma economia lá na frente: esse é o caso de pequenos reparos em casa. Vazamentos, por exemplo, fazem com que a conta de água seja maior do que o necessário e isso reflete nas contas do final do mês. 

Aqui temos dois desperdícios: do seu dinheiro e de um recurso natural importantíssimo e finito. Então, é importante entender onde eles estão acontecendo e impedir que continuem. 

 

Economize com transporte

Ao analisar as contas no final do mês, você pode perceber que gastou mais com transporte do que deveria. Para economizar, procure utilizar os transportes por aplicativo apenas quando for realmente necessário e priorize as caronas ou o transporte público. No caso de pequenas distâncias, considere ir a pé. 

O uso do carro também pode ser revisto. Se a sua cidade investir em ciclovias, as bicicletas podem ser uma opção. Com a bicicleta e caminhando, você economiza e ainda faz exercícios. 

 

Desapegue

Dê uma olhada em tudo o que você tem em casa e separe aquelas coisas que estão em bom estado, mas que você não usa mais. Elas podem ser vendidas e, com isso, é possível gerar um dinheiro extra.  

Negocie os seus desapegos em brechós, sites e grupos de venda online. Aproveite e verifique se não há algo que você esteja precisando sendo oferecido nesses ambientes! Os preços costumam ser bem menores que peças novas em lojas. 

 

Aposte em renda extra

Outra alternativa para equilibrar as contas é apostar em renda extra. Veja se não haveria alguma coisa que você e sua família poderiam fazer para vender e faturar um dinheiro extra no final do mês. 

Há diversas opções: roupas, marmitas, acessórios, artesanatos, doces, aulas particulares e mais. Entenda o que você faz de melhor e como poderia oferecer para o mercado. Comece vendendo para vizinhos e conhecidos e, aos poucos, vá expandindo os clientes. Essa pode ser uma opção para que o orçamento feche no azul no final do mês. 

 

Gostou das dicas? Compartilhe para que mais amigos saibam como economizar no dia a dia. Clique aqui caso você queira consultar seu CPF com a Recovery e analisar como anda a sua saúde financeira. 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜