Desenrola Brasil: conheça o programa e como renegociar dívidas

Manter as contas em dia não tem sido tarefa fácil para  milhões de brasileiros. Mas, a situação pode ser revertida com o novo programa de renegociação de dívidas: o Desenrola Brasil. 

O programa é focado na renegociação de dívidas e foi uma promessa de campanha do presidente Lula. No final do mês de janeiro de 2023, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entrou em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para fazer o levantamento de valores e iniciar o programa, visando incentivar milhares de famílias a quitarem suas dívidas. 

E no Desenrola Brasil as pessoas que recebem até 2 salários mínimos deverão ser prioridades. 

Quer saber mais sobre o Desenrola Brasil e quem poderá participar? Então, continue a leitura! 

O que é o Desenrola Brasil e qual o seu objetivo 

O Desenrola Brasil é um programa de renegociação de dívidasidealizado pelo Governo, que tem como objetivo diminuir o número de famílias endividadas no país.  

Com isso, é esperado que milhões de pessoas possam voltar a quitar o que deve e, consequentemente, voltar a ter acesso a crédito mais facilmente no mercado. Pequenas empresas também podem ser beneficiadas com o programa.  

Como vai funcionar o programa 

O Desenrola Brasil  terá como objetivo incentivar a quitação de dívidas bancárias e não bancárias com descontos. 

Ao que tudo indica, poderão participar do programa brasileiros com renda de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.604,00 em 2023, e cada consumidor terá um limite de dívidas a serem negociadas pelo Desenrola. O valor, ainda em discussão, será calculado já após os descontos. 

No Desenrola Brasil, o Governo disponibilizará recursos públicos, que servirão como garantia das dívidas.  

Em contrapartida, para que a instituição credora participe, ela deverá baixar consideravelmente o valor da dívida. Assim, os bancos devem oferecer valores com taxas de juros mais baixas nas negociações, tendo a garantia de que o governo vai cobrir o prejuízo em caso de não pagamento. 

Ao que tudo indica, as dívidas poderão ser renegociadas através de um site, onde o devedor poderá consultar a sua dívida e mostrar interesse para negociação. A partir daí, as empresas recebem essa notificação e apresentam propostas com descontos. Quem oferecer o maior desconto terá preferência na fila de pagamento. 

Por parte das empresas, também deve funcionar da mesma forma: a instituição que oferecer a menor taxa de juros, tem preferência para entrar no programa.  

Quando está previsto o início do programa 

O governo ainda não anunciou a data oficial de início do programa Desenrola Brasil. Mas, as notícias apontam que ele deve entrar em vigor no final de fevereiro de 2023, assim que a negociação com os bancos for concluída. 

Se tudo correr como o planejado,muitos brasileiros poderão fazer a renegociação de dívidasde bancos e instituições financeiras com bons descontos. 

Entendeu como o programa Desenrola Brasil pode ajudar você a sair das dívidas? Fique atento ao prazo para o início do programa. Aqui no blog da Recovery nós continuaremos publicando as próximas atualizações, acompanhe.

Confira aqui se você tem alguma dívida abertacom a Recovery e negocie o seu débito com até 98% de desconto e parcelas a partir de R$50. Aproveite! 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida “caduca”? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜