Coworking: conheça as vantagens para quem está abrindo empresa

Se você está começando um negócio e precisa, de fato, de um espaço físico fora de casa para trabalhar, o coworking pode ser uma boa solução. 

Isto porque nesse espaço compartilhado de trabalho chamado coworking, você tem à sua disposição uma infraestrutura de escritório completa, com boa localização e com um custo acessível. 

Além disso, ele também é o espaço ideal para fazer networking (relações de trabalho), o que é fundamental para ampliar o seu negócio.  

Ficou curioso e quer saber mais sobre coworking e as vantagens para quem está abrindo uma empresa? Continue a leitura que vamos te contar tudo o que precisa saber! 

  

Saiba o que é um coworking

Em uma tradução literal do inglês, coworking quer dizer “trabalhando junto”. Também conhecido como sala de trabalho compartilhada ou escritório compartilhado, esse modelo de escritório surgiu no Brasil em 2005. 

Devido ao custo-benefício e outras vantagens, o coworking já soma aproximadamente 1.600 unidades pelo Brasil,sendo mais de 25% deles localizados na cidade de São Paulo, segundo a pesquisa da Newmark. 

De forma resumida, o coworking tem como finalidade promover o compartilhamento de espaço e a otimização de recursos para empresas de pequeno porte e empreendedoresiniciantes. 

 

Para quem é indicado o trabalho em coworking  

O trabalho em coworking é indicado para profissionais liberais, autônomos, freelancers,microempreendedores individuais,e pequenas empresas que estão iniciando as suas atividades.  

No espaço de coworking existe uma estrutura de sala compartilhada, assim como salas de reunião privativas e ambiente de trabalho dinâmico com copas para café e até mesmo espaços para relaxar. 

Por mais de uma empresa ou profissional usar o mesmo ambiente, é possível dividir os custos da operação do escritório, como aluguel, IPTU, condomínio, luz, telefone, limpeza, serviços de recepção, manutenção, o que pode ser mais vantajoso do que arcar com tudo isso sozinho. 

 

Como funciona um coworking 

O funcionamento do coworking é relativamente simples. O empreendedor aluga uma estação de trabalho ou sala privativa, seguindo as suas necessidades. 

No pacote de serviços pode estar incluso: 

  • recepção; 
  • impressoras; 
  • sala privativa; 
  • endereço fiscal; 
  • internet; 
  • atendimento telefônico; 
  • gerenciamento de correspondência; 
  • auditório; 
  • espaço de convivência; 
  • copa; 
  • sala de reuniões; 
  • estacionamento.  

A contratação dos serviços pode ser feita por meio de pacotes, e os planos costumam ser por hora, dia, por mês e até anuais. 

 

Escritório virtual x coworking: entenda a diferença  

Escritório virtual é um dos serviços que o coworking oferece. Nessa modalidade estão inclusos serviços como recebimento e gerenciamento de correspondências, atendimento telefônico, endereço fiscal e endereço físico.  

Já o serviço de coworking é mais completo, e você pode usar toda a estrutura do local, além do escritório virtual (se desejar), além de estar em contato com outros profissionais, o que é importante para fortalecer a rede de contatos e fechar novos negócios. 

 

Quais são as vantagens desse espaço para quem está abrindo empresa 

A principal vantagem é diminuir o custo inicial de investimento em um espaço físico para a empresa logo no começo da sua carreira. Mas, os benefícios de contratar os serviços de coworking não param por aí. Confira! 

 

Networking 

Nos coworkings é possível ter contato com outros profissionais, trocar ideias e serviços, e até mesmo ser indicado para novos trabalhos, o que ajuda na consolidação da nova empresa. 

 

Segurança

As salas de coworking normalmente estão localizadas em endereços comerciais de grande relevância, geralmente na área central da cidade. Com isso, além da segurança da portaria, e do ponto central de acesso, ainda é possível contar com os serviços de recepção, que tornam o ambiente mais seguro.  

Além disso, é comum esses espaços contarem com câmeras de monitoramento, o que eleva a segurança dos frequentadores do local. 

 

Infraestrutura completa 

Ao contratar um pacote de serviços em um coworking da sua preferência, você tem à sua disposição uma infraestrutura completa, como mobiliário e pessoal bem treinado para oferecer tudo o que você e a sua empresa precisa. Dessa forma, você pode se dedicar ao crescimento do seu negócio. 

 

Redução de custo para espaço físico 

De modo geral, a economia com os custos de infraestrutura pode ser um atrativo dos espaços de trabalho compartilhados. Isso acontece porque as despesas são divididas entre os locatários do espaço. Além disso, a localização costuma ser privilegiada, o que também confere muito mais credibilidade para a empresa. 

 

Endereço fiscal 

O endereço fiscal é uma exigência das prefeituras para que seja possível a autorização das atividades e, em alguns casos, até autorização para emissão das notas fiscais. 

Ao contratar os serviços de um coworking atrelado ao endereço fiscal, você tem um endereço válido para a abertura da empresa e também para todos os trâmites necessários para que a empresa funcione de forma legalizada. 

 

Ambiente descontraído   

Muitos profissionais deixam a solidão do home office para aderir aos serviços do coworking por causa da socialização. Assim, além do networking citado acima, ainda é possível fazer amizades e desfrutar de um ambiente mais descontraído, o que favorece a produtividade. 

 

Redução do tempo de percurso  

Como a localização dos coworkings é estratégica, isso reduz o tempo de deslocamento para você e seus clientes. Essa economia também pode ser considerada como vantajosa, ainda mais nos grandes centros urbanos.  

Além disso, os centros comerciais que abrigam os coworkings costumam ser bem servidos com serviços de transporte público, o que pode otimizar ainda mais os seus recursos. 

Viu como o coworking pode ser uma boa opção para você começar a sua carreira economizando? O ideal é pesquisar as alternativas na sua cidade e escolher um espaço compartilhado que melhor atenda as necessidades do seu empreendimento. 

Inicie sua carreira com o nome limpo! Clique aqui, consulte o seu CPF e saiba se você possui dívidas com a Recovery. Aproveite e já negocie seu débito com até 98% de desconto. 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜