Conta salário: afinal, quando vale a pena ter?

Começou em um novo emprego e o RH da empresa solicitou que você utilizasse uma conta salário para recebimento da sua remuneração? 

Pois saiba que essa opção de conta pode ser muito eficiente para você controlar as suas finanças.  

Apesar das limitações no pacote de serviços, de modo geral, os bancos oferecem conveniências básicas nessa modalidade de conta, possibilitando que você faça as suas transações com segurança e facilidade. 

Caso você precise de serviços bancários mais completos, pode pedir a portabilidade da conta a qualquer momento. 

Conheça os diferenciais dessa conta e quando vale a pena ter uma. Boa leitura! 

 

O que é a conta salário  

Como o próprio nome sugere, a conta salário é uma conta destinada ao recebimento da remuneração de um trabalhador ou também pode ser utilizada para receber outros tipos de saldos, como pensões, aposentadorias, ou similares.  

De toda forma, você pode ter a conta salário vinculada a conta corrente de outra instituição e, assim que o seu pagamento cair, ele será automaticamente transferido para a conta indicada. 

Os pagamentos podem ser recebidos em conta corrente comum (digitalou não), e até mesmo em conta poupança. Tudo depende das regras do empregador e se a empresa realiza o pagamento dos seus funcionários no banco que você já possui conta bancária ativa.  

Contudo, enquanto nesta conta normalmente não há cobrança de taxas, em outras modalidades elas podem existir. 

 

Para quem é indicado esse tipo de conta 

É indicada para trabalhadores que atuam em empresas que fazem o pagamento por meio de bancos. Esse tipo de conta é muito utilizada por grandes empresas para facilitar o pagamento dos colaboradores

Dessa forma, elas garantem ainda uma maior segurança e comodidade para os empregados, que podem sacar os valores quando for mais conveniente. 

 

Como abrir uma conta salário 

A abertura da conta é de responsabilidade do empregador. Esse fará um pacote de benefícios com o banco escolhido. Assim, a cada admissão, a empresa dará ao contratado uma carta para abrir conta salário, uma espécie de carta de recomendação. 

De posse dessa carta, o colaborador deve entrar em contato com o referido banco, munido de documentos como CPF, RG e comprovante de residência. Os dados da conta sairão em nome do empregado que receberá o saláriopela conta em questão. 

Um dado importante é que as empresas não são obrigadas a oferecer a conta salário para o pagamento da remuneração, sendo um recurso que pode ser utilizado de forma voluntária pelos empregadores. 

 

Quais as suas funcionalidades 

De modo geral, as funcionalidades da conta salário variam de acordo com o banco contratado, mas, normalmente, os serviços oferecidos são: 

  • pagamentos com cartão de débito; 
  • retirada de 2 extratos completos a cada 30 dias; 
  • direito a 5 saques a cada salário (30 dias); 
  • uso de débito automático. 

Somente as empresas contratantes podem fazer o depósito em conta, independente do valor da remuneração.

 

Qual a diferença entre conta salário e conta corrente 

A principal diferença entre conta salário e conta corrente é o pacote de serviços oferecidos

Na conta salário, geralmente, as transações ficam limitadas aos caixas eletrônicos ou guichês, ou seja, não é possível utilizar os aplicativos dos bancos. Além disso, pode haver limitações para transações com TED ou DOC.

Também podem ter o pagamento de contas limitado, e alguns bancos não oferecem a possibilidade desse serviço nessa modalidade de conta. Logo, a desvantagem da conta salário é que os serviços são mais limitados. 

 

Como fazer a portabilidade salarial  

A portabilidade de salário é feita entre os bancos e o cliente não precisa intermediar nada.  

Contudo, é preciso informar ao banco em que possui a conta salário o desejo de fazer a portabilidade do salário, e apresentar o nome do banco que deseja receber, juntamente com o número da conta. 

 

Quais as vantagens de ter uma conta salário 

A principal vantagem é que ela não gera nenhuma cobrança para o empregado. Além disso, possibilita outras vantagens, como:  

  • Maior segurança na hora de receber a remuneração; 
  • Possibilidade de usufruir de serviços bancários gratuitos e receber pagamento de salário sem tarifas; 
  • Abrir uma conta mesmo com restrições no CPF e sem análise de crédito. 

 

Como fazer o encerramento da conta

O empregador é o responsável por fazer o encerramento, e deve fazer contato com o banco para solicitar o seu cancelamento. 

Portanto, você não precisa se preocupar com essa questão. Além disso, caso a conta salário permaneça a mais de três meses sem depósitos, o banco faz o seu cancelamento automático. 

Se você conseguiu guardar uma quantia em dinheiro, seja na conta salário ou na sua reserva financeira e quer usar esse valor para se livrar de vez das dívidas, então clique aqui e consulte o seu CPFna Recovery. Temos ótimas condições de negociação com descontos de até 98% na sua dívida. 

 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜