Saiba como fazer o consumo consciente de água e economizar

Você sabia que o consumo consciente de água, além de te ajudar a economizar nas contas de casa, ainda contribui para a sustentabilidade do planeta? 

Isso porque o uso abusivo dos recursos naturais, como a própria água, pode causar a falta desse item essencial para nossa sobrevivência. 

Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamentodo MapBiomas, uma iniciativa que reúne cientistas e ambientalistas para mapear o Brasil, o país perdeu 15,7% de superfície de água nos últimos 30 anos. Isso significa 3,1 milhões de hectares de superfície de água

Assim, como cidadãos conscientes e atentos ao planejamento financeiro familiar,é preciso pensar em ações práticas para aproveitar melhor esse recurso no cotidiano. 

Para que você entenda como o consumo consciente de água pode fazer você economizar na conta, preparamos este conteúdo. Confira a anote as dicas! 

 

Entenda a importância do consumo consciente da água 

O consumo consciente de água faz parte das práticas de consumo sustentável, que nada mais é do que um sentimento de responsabilidade com os recursos naturais do planeta. 

Quem pratica o consumo consciente dentro de casa, consegue mudanças no seu ambiente doméstico e de trabalho, além de incentivar a educação da nova geração para o uso correto dos recursos naturais. 

A importância do uso consciente da água oferece para a sociedade diversos benefícios, como a maior organização e a consciência de que a responsabilidade com o meio ambiente é coletiva

E além disso, para a própria família, que consegue praticar o consumo consciente, acaba pesando menos na conta de água, uma vez que ele ajuda na economia e no uso consciente desse recurso. 

 

Saiba as vantagens da conscientização da água em casa 

Além do uso correto de recursos naturais no planeta, o consumo consciente de água também é capaz de promover diversos benefícios. Confira a seguir! 

 

Maior economia de dinheiro 

Quando você passa a usar somente o necessário, é possível reduzir bastante a conta de água da sua casa ou condomínio, o que significa uma maior economia doméstica.

 

Você se torna mais responsável 

Quando você pratica o consumo consciente, além de diminuir o desperdício, também passa a ser mais responsável com as pessoas ao seu redor e também com o dinheiro. 

Afinal, o uso exacerbado de água e energia, por exemplo, também significa desperdício de dinheiro, o que pode comprometer as suas finanças, principalmente a longo prazo. 

Contribuição para minimizar o impacto ambiental 

O impacto ambiental é algo que influencia em toda a forma de vida no planeta. Assim, quando você passa a melhorar a sua relação com o consumo, toda a sociedade e meio ambiente são beneficiados, e isso pode ser feito com pequenas ações no dia a dia. 

 

5 dicas de economia de água através do consumo consciente 

 Para fazer o uso consciente de água, você deve apostar em algumas ações práticas. Confira a seguir!! 

 

Manter a torneira e o chuveiro fechados enquanto não utiliza 

Você sabia que gasta aproximadamente 13,5 litros de água em apenas 2 minutos? Muito, não é mesmo? Por isso, na hora do banho, escovar os dentes ou lavar a louça, é importante manter a torneira fechada e apenas abrir na hora de enxaguar. 

 

Diminua o tempo no banho

Reduzir o tempo no banho é um exercício que todo mundo pode fazer. De 5 a 8 minutos é mais do que suficiente para você higienizar o seu corpo. No caso de lavar os cabelos, essa média pode aumentar um pouco, mas lembre-se de deixar o chuveiro fechado enquanto ensaboa.  

 

Evite duchas de alta pressão 

Se você deseja economizar na conta de água e colocar as finanças em dia, é importante evitar as duchas de alta pressão. Isso porque elas consomem de 20 a 30 litros de água por minuto.   

Isso significa que, se você ficar 10 minutos debaixo do chuveiro de 30 litros por minuto, vai gastar em média 300 litros de água, quase o triplo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica 112 litros de água por dia

 

Cubra a piscina enquanto não utiliza 

As piscinas são as grandes vilãs de quem deseja economizar água. Isso porque elas podem perder até 90% de sua água em apenas 30 dias por causa da evaporação.   

Por isso, cobri-las irá ajudar a diminuir essa perda, além de evitar o depósito de folhas e outros resíduos que indicam ter que fazer manutenção. Também é importante revisar a bomba e o filtro, pois o mau funcionamento desses equipamentos eleva o gasto de água.  

 

Substitua a mangueira por um balde  

As mangueiras são o verdadeiro vilão de quem deseja economizar água. Para você ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Nesse cenário, o melhor é fazer uso dos baldes de água para lavar quintais e automóveis.   

Caso precise do uso de mais água, o mais indicado é utilizar equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade muito reduzida de água, aliada a uma forte pressão.  

Viu como é possível praticar o consumo consciente de água e ainda economizar na conta? Siga essas dicas e esteja atento ao seu comportamento no dia a dia, revendo as suas ações a favor de um consumo mais sustentável. O planeta e o seu bolso agradecem! 

Se você está com alguma conta aberta que ainda não conseguiu quitar, consulte aqui o seu CPF com a Recovery.Se a sua dívida estiver sob nossa gestão, oferecemos descontos especiais e formas de parcelamento que cabem no seu bolso. 

 

 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida “caduca”? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜