Como depositar cheque e quanto tempo demora para cair o valor

Saber como depositar cheque é importante se você tende a fazer ou receber esse tipo de pagamento. 

O cheque tem sido substituído ao longo dos anos por outras transações mais práticas, como DOC, TEDe Pix, além do grande uso de cartões de crédito também. 

Mas, o cheque ainda continua sendo uma forma válida de realizar transações bancárias com segurança, ainda mais se os valores forem altos. Por isso, é importante entender quais são os tipos de cheque e como depositar caso você receba. E neste conteúdo. Acompanhe! 

 

Quais são os tipos de cheque 

No Brasil existem vários tipos de cheques. Detalhamos quais são os principais para você a seguir.  

 

Cheque ao portador 

No caso do cheque ao portador, você não precisa escrever o nome da pessoa beneficiária, que irá receber o valor. Assim, basta apenas preencher os campos obrigatórios, e na hora de depositar o cheque, qualquer pessoa pode fazer. 

 

Cheque nominativo 

Assim como o próprio nome indica, o cheque nominativo ou cheque nominal é destinado ao beneficiário. Dessa forma, apenas ele está autorizado a descontar o cheque. 

 

Tesouro Selic 

O Tesouro Selic é um título público federal com rendimento atrelado à taxa básica de juros, também chamada de Taxa Selic. Os títulos do Tesouro Direto são considerados um dos investimentos mais seguros do Brasil. O Tesouro Selic tem liquidez diária – ou seja, você pode retirar o seu dinheiro a qualquer momento, sem precisar esperar seu vencimento, e, em um dia útil, ele cai na sua conta sem perder o rendimento conquistado até então. Acesse o site do Tesouro Diretoe faça simulações para saber quanto irá receber ao investir. 

 

Cheque cruzado 

O cheque cruzado indica a obrigatoriedade do depósito e você pode diferenciar porque possui duas linhas paralelas e oblíquas no topo esquerdo do documento. 

Se ao preencher o cheque cruzado, nas linhas paralelas, não estiver nenhum tipo de indicação por escrito, o cheque é considerado nominal geral. Isso significa que esse tipo de cheque pode ser depositado em qualquer banco.   

O valor também pode ser sacado se o beneficiário for cliente da instituição. O cheque cruzado é o mais utilizado por dar mais segurança para clientes da instituição financeira e de quem vai receber o valor do cheque. 

 

Cheque visado 

O cheque visado indica que o documento possui alguma demarcação bancária, seja um carimbo ou assinatura, que indica que o valor ali preenchido consta no saldo da conta correntedo emissor do cheque. 

 

Cheque pré-datado 

No cheque pré-datado você deve colocar uma data futura para compensação. Dessa forma, ele será compensando a partir do dia marcado. O cuidado aqui é garantir que tenha saldo na conta, para não correr o risco do “cheque voltar” por saldo insuficiente. 

Ou seja, é preciso garantir que, naquele dia da compensação, haverá saldo na conta. Ainda é válido que você saiba que o cheque é uma ordem pagamento de valor à vista. Isso significa que, se o beneficiário quiser, pode depositar o cheque antes da data combinada. Por isso, é preciso estar atento. 

 

Como depositar cheque no caixa eletrônico   

Para depositar o cheque no caixa eletrônico é preciso seguir alguns passos simples. Acompanhe! 

  1. Dirija-se a um caixa eletrônico do banco em que você tem conta corrente; 
  1. no envelope disponibilizado pela instituição, preencha as informações nos campos solicitados; 
  1. no caixa eletrônico, escolha a opção depósito; 
  1. selecione a conta e clique em seguida na opção cheque; 
  1. siga o passo a passo da máquina, indicando conta e valor a ser depositado; 
  1. deposite o envelope com o código de barras voltado para cima; 
  1. pronto! Seu comprovante de depósito será emitido pela máquina. 

O restante do processo é com os funcionários do banco que, ao final do expediente, coletam os envelopes e revisam as informações para fazer os depósitos bancários. 

 

Ainda é possível depositar cheque na boca do caixa? 

Ainda é possível depositar cheque na boca do caixa, desde que você tenha uma conta corrente ou poupança. Para isso, basta se dirigir à sua instituição bancária levando o seu documento de identidade e preencher as informações solicitadas pelo caixa humano. 

Este vai conferir os dados (a exemplo do tipo de conta que você deseja depositar o valor) e, por fim, você receberá um recibo ou comprovante do depósito solicitado. 

Não é possível depositar cheque em conta salário,pois esse tipo de conta se destina apenas ao recebimento de salários. 

 

Como funciona o depósito de cheque online  

Com a rápida transformação digital e o crescimento das fintechs, alguns bancos já estão disponibilizando a opção de depósito de cheque online para você fazer o depósito de cheque pelo aplicativo ou site do banco.  

Como cada instituição bancária tem o seu próprio procedimento, a dica aqui é você entrar em contato e questionar se é possível realizar o depósito online. De modo geral, o passo a passo é bem intuitivo, bastando seguir as instruções que aparecem na tela. 

 

Quanto tempo demora para compensar o cheque depositado 

De modo geral, os cheques depositados em horário de atendimento da agência ficam bloqueados no dia do depósito + 1 dia útil. E ainda, em caso de feriado no município de origem do cheque, ou um feriado nacional, soma-se mais 1 dia útil de bloqueio. 

fora do horário comercial, além do cheque ficar bloqueado no dia do depósito, demora mais 2 dias úteis para cair o valor na conta. Lembrando que, em caso de feriado, soma-se mais 1 dia a esse prazo. 

Organize a sua vida financeira, colocando em dia as suas contas. Clique aqui, consulte o seu CPFcom a Recovery e renegocie suas dívidas conosco. Temos ótimas oportunidades de você pagar o que deve com descontos de até 98% e parcelas que cabem no seu orçamento. Aproveite! 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜