5 dicas de como cobrar uma dívida de parente ou amigos

Como cobrar uma dívida de parentes ou amigos é uma dúvida de muitos brasileiros. Afinal, você precisa da quantia, mas não quer comprometer o vínculo com a pessoa, não é mesmo? 

Inclusive, um dos principais fatores de endividamento no Brasil é o ato de emprestar nome para parentes ou conhecidos realizarem transações e contratações de créditos.  

Se essa é a sua situação, é preciso ter cautela na hora da abordagem de cobrança. E para te ajudar sobre esse assunto, separamos dicas de como cobrar uma dívida de parente ou amigo. Assim, você pode colocar em prática e tentar reaver a quantia sem prejudicar sua relação. Então, continue a leitura e anote as dicas! 

 

1. Entenda a sua situação financeira  

Sabe aquela mensagem no avião que diz, “coloque a máscara de oxigênio primeiro em você?” Pois é, ela também serve para as finanças. Não é possível ajudar se você não estiver com uma boa reserva para manter as suas contas em dia. 

Aliás, esse é um erro que leva muitas pessoas ao endividamento, afinal, você quer ajudar o outro, mas não está totalmente seguro suficiente para isso.  

Logo, antes de pensar em emprestar dinheiro, é indicado que você faça uma avaliação da sua saúde financeira.Com isso, você evita dispor de um dinheiro que, inclusive, pode ter dificuldade para receber depois. 

Portanto, na hora de cobrar uma dívidade parente ou amigo, faça primeiramente o levantamento da sua vida financeira e elenque os motivos pelos quais você precisa reaver a quantia emprestada. 

 

2.Converse de forma amigável 

O tom da conversa deve ser o mesmo que vocês mantêm no seu dia a dia. Qualquer desavença pode piorar ainda mais a situação. 

Estabeleça um diálogo para entender qual é a situação do amigo ou parente e, se for preciso, dê sugestões de como ele pode negociar a dívida. Afinal, você pode sugerir uma solução que ele pode não estar enxergando no momento. 

Dessa forma, facilitar o pagamento ou dividir o valor da dívida pode ser uma solução para que a pessoa consiga lhe pagar com mais facilidade e até mesmo com mais rapidez. 

 

3.Combine um prazo para o pagamento da dívida 

Combinar os prazos para quitação da dívida é fundamental para que a pessoa possa se organizar. Mais uma vez, use o diálogo para entender qual é a melhor data para o parente ou amigo quitar o débito.  

No entanto, deixa claro que você precisa do valor naquela data, pois se atrasar os seus compromissos, terá de pagar multa e taxas de juros, como no caso de um empréstimo, por exemplo, e pior ainda mais a sua situação que nem recebe a quantia de quem te deve e nem paga a sua própria dívida, aumentando ainda mais o que deve. 

 

4.Não tenha medo de cobrar 

Se você não tiver a iniciativa na cobrança de dívida, corre o risco de nunca receber e ainda colocar em risco o seu nome limpo.

Uma dica aqui é você criar uma rotina de cobrança, sem exceder o limite do bom senso. Você pode usar diversos meios de comunicação para isso como mensagens de cobrança via WhatsApp, e-mail ou até mesmo por chamada telefônica.  

 

5.Acione a Justiça para reaver a quantia   

Em último caso, você pode recorrer a uma cobrança extrajudicial ou até mesmo uma ação judicial para tentar reaver o valor que foi emprestado. 

Nesse caso, você deve entrar em contato com um advogado para entender como podem acontecer os trâmites da cobrança judicial. 

Agora que você sabe como cobrar uma dívida de parentes ou amigos, lembre-se dessas dicas e não tenha medo de cobrar, já que receber é um direito seu. 

E se você já estiver com valores disponíveis para quitar as suas dívidas, saiba que nós da Recovery negociamos o seu débito com descontos de 98% e facilidade na forma de pagamento. Clique aqui, consulte o seu CPFcom a Recovery e verifique se possui dívidas ativas conosco. 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜