Se você está em busca de uma ceia de natal simples e barata, saiba que é possível se planejar para a confraternização com a família, sem gastar muito.
Sabemos que final de ano sempre exige um pouco mais de organização financeiro devido aos gastos com festividades e impostos que chegam no início do ano.
Por isso, pode ser interessante encontrar outras formas de economizar, e a ceia de Natal pode ser uma delas. Com receita simples e uma boa organização, você consegue juntar a família para uma ceia natalina gostosa e barata.
Confira nesse conteúdo as nossas dicas de como fazer uma ceia de Natal simples e barata para economizar neste final de ano. Boa leitura!
7 dicas para seguir e preparar uma ceia de natal simples e barata
Mesmo o 13º salário sendo uma boa ajuda para colocar as contas em dia, não é possível afrouxar o orçamento no final do ano.
Isso porque janeiro está logo ali e as despesas com IPTU, IPVA e matrícula da escola das crianças devem ser priorizadas. Além disso, como é um período de férias, ainda é preciso reservar um valor para passear com a família.
Pensando nisso, separamos 7 dicas de ceia de natal simples e barata para você não deixar de reunir a família nesta data tão especial. Acompanhe!
Faça a lista de convidados
Fazer uma lista de convidados é fundamental para que você possa planejar a ceia de Natal sem desperdícios. Também fica mais fácil definir o cardápio e fazer a lista de compras do supermercado.
Com a quantidade exata de pessoas, você pode calcular o número de itens que vai precisar para cada prato, evitando comprar mais do que o necessário.
Imagine a decoração com antecedência
Ao organizar uma ceia de natal simples e barata, a economia também deve estar na decoração. Isto porque muitas vezes esse item acaba tendo um peso no orçamento da ceia natalina.
No entanto, como o objetivo é economizar, é aconselhável pensar em soluções alternativas.
É possível, por exemplo, usar itens de decoração dos anos anteriores e também investir na fabricação de itens feitos à mão, como é o caso do artesanato.
Os piscas-piscas são baratos e podem compor diversos ambientes, contribuindo para que o clima natalino também esteja presente na ceia de Natal da sua família.
Monte o cardápio
A montagem do cardápio é um dos pontos mais importantes para fazer uma ceia de Natal simples e barata para economizar. Para tanto, é importante pensar nos ingredientes e colocar na ponta do lápis todos os valores dos itens a serem comprados.
Com isso, você evita os gastos invisíveis,que acontecem com a compra de artigos que, talvez, não fossem tão necessários para o momento.
Nesse cenário, para economizar, o ideal é priorizar os alimentos da estação, que são mais em conta e ainda oferecem grande sabor para a sua ceia.
Escolha o local para fazer as compras
Priorizar estabelecimentos que ofereçam o menor preço é fundamental para economizar em qualquer época do ano, e não é diferente quando o assunto é o Natal.
Caso a compra para a montagem do cardápio seja de grande volume, os supermercados atacadistas podem ser um bom lugar para economizar na ceia de Natal.
Lembre-se de levar a lista de compra e se manter fiel a ela para fazer uma ceia de Natal econômica.
Faça as compras com antecedência
O final de ano é uma época de grande demanda para o comércio varejista, o que inclui mercados e supermercados.
Nesse cenário, o ideal é fazer as suas compras com antecedência para evitar grandes filas, e até a dificuldade de encontrar alguns itens de última hora. Com isso, você ainda pode aproveitar algumas ofertas, que não ficam disponíveis de última hora.
Defina um orçamento e evite ultrapassar
Para fazer uma ceia de Natal simples e com pouco dinheiro, ter um orçamento bem definido é fundamental.
A dica aqui é definir o valor por pessoa. Portanto, fique atento à compra de itens como bebidas e sobremesas, pois esses artigos podem fazer com que o orçamento da ceia de Natal fique mais caro.
Cuidado ao pagar com cartão de crédito
Para fazer uma ceia de Natal simples e barata, priorize o pagamento das despesas com supermercado em dinheiro ou cartão de débito, evitando, se possível, o uso do cartão de créditonesse período.
Com isso, você evita a soma de mais essa despesa na fatura do mês de janeiro que, como vimos, é um mês de muitos compromissos extras.
Pagando à vista, você também pode pedir descontos na compra dos itens para a ceia, o que ajuda a economizar.
Como passar o Natal sem acumular dívidas
Natal é uma época festiva, quando a família se reúne e todos fazem um balanço do ano que se passou. Pensar em dívidas não é algo que soa agradável nesse período, mas não se pode negligenciar as finanças.
Por isso, a dica para passar o Natal sem acumular dívidasé evitar fazer novas contas, e também aproveitar o 13º salário e renegociar as dívidas com descontos e parcelas mínimas de R$50,00.
Com isso, você tem um alívio no orçamento, e consegue se planejar para sair da inadimplência.
Viu como é possível fazer uma ceia de Natal simples e barata para economizar? Para isso, invista em um bom planejamento financeiro, defina o quanto pretende gastar, e dê preferência para o pagamento à vista.
Com a Recovery, você consegue renegociar o que deve garantindo até 98% de desconto no valor da sua dívida e condições de parcelamento com parcelas de no mínimo R$50. Clique aqui,consulte o seu CPF com a Recovery e quite sua dívida com descontos.