Cashback: saiba o que é e qual a vantagem de aderir

Você já deve ter ouvido falar em programas de fidelidade que oferecem retorno em parte do valor investido para reutilização em outras compras ou investimentos, ou mais conhecido como o famoso cashback.

Mas, você sabe ao certo como funciona esse benefício?

Hoje em dia é comum encontrar diversas empresas, incluindo instituições financeiras, oferecendo o cashback para fidelizar clientes. Ele funciona como uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos. Com isso, é possível resgatar parte do dinheiro de volta.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como funciona o cashback e suas vantagens? Então, continue a leitura!

 

Entenda o que é cashback   

O cashback surgiu nos Estados Unidos nos anos 80 e, em sua tradução literal, quer dizer “dinheiro de volta”.   

De forma resumida, trata-se de um programa de fidelidade criado por empresas para que o cliente receba parte do seu dinheiro de volta em cada compra, seja loja física ou online. 

O valor não é fixo, sendo estabelecido pela empresa ou loja parceira do programa. Dessa forma, nem sempre o valor é o mesmo e pode variar muito, principalmente de onde a compra ou o pagamento foi realizado.  

É importante que você não confunda cashback com descontos. Isso porque o dinheiro empregado na compra é integral e só retorna para o consumidor quando a compra é confirmada de fato.  

O cashback também não pode ser confundido com o programa de milhas, que possuem funcionamento diferente.  

Nesse caso, o consumidor irá receber pontos pelas compras feitas e, normalmente, o programa possui uma data de validade. 

 

Como funciona o benefício 

O cashback é um programa de benefícios que funciona devolvendo parte do pagamento da compra para o cliente. 

De modo geral, as devoluções são realizadas sobre uma porcentagem que varia dependendo da parceria e da empresa de cashback. 

Logo, vale lembrar, mais uma vez, que a dinâmica fica atrelada à empresa e objetivo da campanha. 

Nesse sentido, uma das principais funções do cashback é funcionar como uma espécie de incentivo às compras futuras, pois grande parte dos clientes veem como vantagem ter parte do dinheiro gasto de volta. 

Por exemplo, se um cliente se interessa por um produto no site de determinada empresa e o mesmo custa R$ 1.000,00 com 30% do seu dinheiro de volta, o item sairá a R$ 700,00. 

Assim, o cliente tem a sensação de que está gastando menos, e pode comprar outros artigos com o valor que receber de volta. 

 

É seguro participar de programas com cashback?    

Para evitar transtornos e fazer transações seguras, uma dica importante é escolher com atenção a empresa que você irá se cadastrar para receber o cashback. 

Também é importante verificar se as suas compras estão sendo realizadas em sites seguros, quando online. 

Outra dica importante é usar o cashback a seu favor. Afinal, não é porque você está recebendo uma parte do dinheiro de volta que precisa gastar todo o valor com novos itens, não é mesmo? 

Ao contar com um planejamento financeiro, você passa a ter uma visão clara do que realmente é importante, e pode usar o dinheiro de volta para ter mais tranquilidade e segurança financeira. 

Qual a melhor forma de aproveitar seu cashback

Se você está montando a sua casa, reformando ou mesmo trocando o guarda-roupa, comprar mais produtos e ter parte do valor gasto de volta para reinvestir em novos itens pode ser uma boa.

Para alguns bancos e instituições financeiras, o cashback pode ser utilizado para abater algumas compras da sua fatura do cartão, o que pode ser um bom caminho para evitar chegar a um valor total acima do que você pode pagar.

Já no caso de lojas que oferecem o programa, você pode aproveitar o valor que retorna para comprar outros itens que esteja precisando.

E para quem gosta de investir todo valor que entra, participar de um programa de cashback pode ser vantajoso, pois parte do valor que você investe irá retornar para você conseguir diversificar cada vez mais suas aplicações.

Viu como o cashback pode ser um benefício vantajoso para você? Seguindo essas dicas, o processo fica muito mais fácil!

Conseguiu economizar e quer renegociar as suas dívidas com a Recovery? Clique aquie consulte gratuitamente o seu CPF. Aproveite para negociar suas dívidas com descontos de até 90%.

 

 

 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜