Carteira digital: o que é e como usar

Você já deve ter notado que hoje em dia grande parte das transações financeiras podem ser feitas por meio digital, através de aplicativos, por exemplo. 

A carteira digital abre espaço para o uso de cartões de débito, crédito, boleto e PIX,porém não podemos confundir com uma conta corrente. 

Muitas empresas inclusive estão dando descontos, cashback e programa de pontos para quem usa certas carteiras digitais para pagamento do serviço ou produto. 

Contudo, se você ainda se pergunta quais as vantagens de usar esse meio de pagamento e de fato como utilizá-lo, preparamos este conteúdo. Nele, você vai tirar as suas dúvidas sobre carteira digital. Acompanhe! 

 

O que é um carteira digital? 

Também conhecido como e-wallet, a carteira digital é um aplicativo onde é possível armazenar alguns dados financeiros. São exemplos as informações referentes a cartões de crédito e débito, pagamentos e transferências realizadas. 

Ao utilizar esse recurso é possível realizar compras em lojas físicas e virtuais, além de fazer pagamentos e transferências. Para isso, você vai precisar de um smartphone com acesso à internet ou de relógios inteligentes que possuam alguma app de carteira digital. 

A carteira digital tem como objetivo trazer mais praticidade para as transações comerciais de seus usuários. 

 

Como funciona a carteira digital?

Na hora de fazer um pagamento em meio físico, a pessoa pode optar por pagar com a carteira digital – seja por aproximação ou QR Code, ao invés de usar o cartão físico ou o dinheiro. 

Assim, de forma prática, a carteira digital é um recurso responsável por conectar os lojistas aos compradores na hora do pagamento. Basta ter um cadastro em uma das opções de carteiras digitais como PicPay, Ame Digital, Iti Itaú, PagBank, dentre outras. 

Dentro dos aplicativos, você consegue pagar boletos, transferir dinheiro via PIX, fazer pagamento via PIX, etc. 

Além disso, o usuário precisa ter um cartão, que pode ser de débito ou crédito, cadastrado na carteira digital, ou possuir dinheiro depositado nela. 

 

Como pagar compras online

Para fazer o pagamento com a carteira digital nas lojas virtuais é preciso verificar se elas oferecem essa opção.  

Assim, o e-wallet aparece como uma forma de pagamentodentre outras opções, como boleto, cartão de crédito e débito. 

Selecionada a opção, é só acessar a carteira digital no próprio navegador, escolher o cartão que deseja utilizar e inserir o PIN para aprovar a transação.  

 

É possível pagar compras presenciais com essa ferramenta? 

Sim. Dá para fazer pagamentos de compras presenciais utilizando a carteira digital por QR Code ou por aproximação. 

Para efetuar o pagamento por QR Code, tanto o estabelecimento quanto a carteira digital precisam aceitar essa modalidade de pagamento. Com tudo certo, é só aproximar o seu aparelho celular da maquininha de cartão, autorizar a compra e pronto, está pago. 

 

Quais as vantagens de usar a carteira digital? 

As carteiras digitais têm conquistado cada vez mais adeptos por suas funcionalidades e benefícios que oferecem aos usuários. Acompanhe as principais vantagens a seguir! 

Praticidade 

Com o e-wallet, você precisa apenas de um aparelho conectado à internet para fazer a transação, sem precisar carregar carteira com dinheiro ou cartões de crédito.  

Segurança no pagamento 

A carteira digital é um recurso bastante seguro. Isso porque não envia seus dados para realizar o pagamento, por exemplo.  

Isso acontece porque para a transação é utilizada a tecnologia QR Code ou NFC (pagamento por aproximação), ou seja, a transação é criptografada e acaba sendo mais difícil acessar os dados do usuário em caso de clonagem ou fraudes. 

Isso sem falar que os próprios aparelhos de smartphones possuem senha para desbloqueá-lo e para entrar no aplicativo. Portanto, fica fácil compreender que a carteira digital é bastante segura e as pessoas podem utilizá-la com confiança. 

 

Benefícios para o cliente 

Para incentivar o uso do e-wallet, as empresas costumam oferecer benefícios para os seus clientes, como descontos e cashback. Dessa forma, o uso do recurso é incentivado e os clientes ainda podem ser beneficiados com programas de fidelidade que são interessantes para eles. 

 

Rendimento do dinheiro 

As carteiras digitais utilizam como índice de rendimentos o Certificado de Depósito Interbancário(CDI), que é uma operação mais rentável do que a poupança. Logo, o dinheiro aplicado rende mais, sendo uma ótima opção para investidores iniciantes. 

 

Conheça um exemplo de carteira digital que você pode aderir 

Você já viu que a carteira digital tem várias funcionalidades, desde pagamentos até transferências e benefícios. Agora vamos dar um exemplo de carteiras que você pode utilizar.

 

Iti Itaú

O banco digital do Itaú, o Iti, também serve como carteira digital e é é uma forma fácil e segura de transferir valores e realizar pagamentos via TED, QR code, PIX, boleto, câmera do celular ou cartão de crédito virtual. Além disso, com a carteira digital Iti, você consegue também:  

  • fazer a recargas de celular; 
  • saques gratuitos e ilimitados nos caixas eletrônicos da rede Banco24horas; 
  • transferir valores usando o cartão de crédito e pagar apenas na fatura; 
  • possibilidade de conseguir cartão de crédito sem anuidade e empréstimo pessoal;
  • Abertura de conta instantânea e gratuita; 
  • Ganhar descontos em lojas parceiras.

Clique aqui para saber mais. 

 

Quais as próximas tendências do mercado de pagamentos? 

A carteira digital é só mais uma das tendências do mercado de pagamentos promovida pela transformação digital. Acompanhe outras novidades a seguir! 

 

Open banking 

Com o objetivo de otimizar os processos no mercado financeiro e melhorar a experiência dos usuários, o open banking é um novo modelo de negócio em expansão. 

A proposta do open banking é promover um modelo de negócio de compartilhamento de dados entre as instituições, diminuindo a burocracia caso a pessoa queira adquirir um serviço financeiro. 

Com o uso desses dados, também é possível melhorar a experiência do usuário, permitindo que serviços sejam personalizados de acordo como histórico financeiro do cliente. 

 

PIX: novas funcionalidades 

O Pix é a transferência entre contas e pagamentos instantâneos e sem taxas, dependendo da operadora. 

E ainda este ano, está previsto o lançamento do Pix Saque e o Pix Troco. 

Por meio do PIX Saque, o usuário poderá sacar recursos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços. A expectativa é que isso amplie as opções para os usuários, que antes ficavam restritos às agências bancárias e aos caixas eletrônicos. 

Já o Pix Troco ficará vinculado a uma compra de um produto ou serviço. Funcionará assim: ao fazer o pagamento via Pix em uma loja, o cliente poderá fazer a previsão de um “troco” em espécie e retirar o dinheiro. 

 

Pagamento por aproximação 

O pagamento por aproximação ganhou bastante destaque nos últimos tempos, em especial devido à pandemia do novo coronavírus, que mudou a forma com que as pessoas pagam suas contas e também fazem compras. 

O pagamento sem contato acontece por aproximação do cartão junto à maquininha, e também por transferências bancárias, a exemplo do PIX. 

Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, em 2021 foram registrados 3.9 bilhões de transações sem contato, equivalente a cerca de R$200 bilhões.  

Viu como a carteira digital pode ser uma excelente opção para você realizar pagamento e ainda aproveitar descontos e benefícios? Além disso, o seu rendimento é maior que a poupança, conferindo a oportunidade do seu dinheiro render mais! 

Quer quitar suas dívidas? Então clique aqui, negocie a sua dívidacom a Recovery. Você pode pagar os boletos utilizando a sua carteira digital.  

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜