Cartão cidadão: saiba como consultar valores disponíveis

Se você está se perguntando para que serve o cartão cidadão, saiba que esse é um recurso destinado para os trabalhadores de carteira assinada ou aqueles que possuem direito a benefícios sociais. 

Mas, para te ajudar a entender o que é o cartão cidadão, quais os requisitos para tê-lo, como fazer e onde consultar valores disponíveis, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura! 

 

Entenda o que é o cartão cidadão

O governo federal e a Caixa Econômica Federal se uniram com o objetivo de facilitar o acesso a benefícios sociais e/ou trabalhistas, dando origem ao cartão cidadão. Trata-se de um cartão magnético, muito semelhante aos de outras instituições bancárias. 

 Com ele, é possível  realizar  consultas de informações sobre os  benefícios, pagamentos em canais autorizados pela CAIXA como lotéricas, correspondentes bancários, caixas eletrônicos da CAIXA e também fazer saques.  

É importante reforçar que esse cartão vale apenas para benefícios pagos pela Caixa Econômica Federal, a exemplo de: 

  • Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família);
  • FGTS;
  • Abono Salarial;
  • Seguro-desemprego;
  • PIS.

O cartão cidadão também foi usado durante a pandemia da Covid-19 para saques referente ao auxílio emergencial. 

 

Saiba quem tem direito a fazer o cartão cidadão 

Todos os brasileiros que recebem algum benefício pago através da Caixa Econômica Federal podem solicitar o Cartão do Cidadão.  

Vale lembrar que o cartão é destinado àquelas pessoas que têm algum benefício trabalhista ou  fazem parte do programa Auxílio Brasil, cuja seleção de beneficiários é realizada por meio do Cadastro Único.

Além do mais, caso você já tenha conta poupança ou corrente na CAIXA, pode escolher receber o benefício diretamente na sua conta já existente, tornando-se dispensável a emissão do cartão cidadão.  

 

Passo a passo para solicitar o cartão cidadão 

Atualmente, não é possivel emitir o cartão pela internet, mas ele pode ser solicitado diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou pela Central de Atendimento da Caixa pelo número 0800 726 0207. A emissão do cartão cidadão é gratuita e para realizar a solicitação, é preciso ter em mãos: CNH ou RG (carteira de identidade); 

  • CPF; 
  • NIS, ou número do PIS/PASEP ou o NIT; 
  • CTPS (carteira de trabalho); 
  • Comprovante de residência. 

 

Como desbloquear o cartão  

Você pode desbloquear o cartão cidadão pela Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal. O número é o mesmo de onde você deve solicitar o cartão: 0800-726-0207. 

No menu, escolha a opção “Desbloqueio do Cartão do Cidadão”, assim você será direcionado para o atendente que fará algumas perguntas para confirmar a sua identidade. 

Após a confirmação dos dados, será necessário  criar uma senha. Essa pode ser gerada na agência da CAIXA, nos Caixas Eletrônicos da CAIXA, ou em uma casa lotérica. 

Para fazer a senha do cartão cidadão em uma Unidade Lotérica, ligue para a Central de Atendimento no número já citado e compareça à lotérica mais próxima com o cartão em mãos e um documento oficial com foto

Após o cadastro da senha, o cartão cidadão estará pronto para uso. Você deve testar o funcionamento do seu cartão. É possível fazer isso consultando os saldos dos benefícios. Assim, quando você precisar usar, sabe que ele está funcionando normalmente. 

 

Como verificar o saldo do Cartão Cidadão 

É possível consultar o saldo do cartão cidadão pelo site da Caixa Econômica Federal.Você vai precisar fazer um cadastro e informar o CPF, NIS ou e-mail. Para informações sobre o Fundo de Garantia, baixe o aplicativo FGTS, disponível nas lojas de aplicativo do seu celular, de forma gratuita. 

Para consulta ao Seguro-Desemprego e/ou Abono Salarial, baixe o aplicativo CAIXA Trabalhador ou acesse cidadao.caixa.gov.bre continue conferindo as informações do benefício. 

Os saldos também podem ser consultados pela Central de Atendimento Caixa, através do número citado anteriormente, e também nas Casas Lotéricas, Caixa Aqui e caixas eletrônicos. 

 

Como usar o cartão para resgatar os valores disponíveis

Agora que você já sabe o que é o cartão cidadão, veja a seguir como resgatar os valores disponíveis:

 

Saque  

O saque pode ser realizado nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica e também nas Lotéricas e representantes Caixa Aqui. Em todos os estabelecimentos é necessário ter o cartão em mãos, e também digitar a senha.  

Mas, é preciso estar atento(a) porque não é possível realizar saques com o cartão cidadão em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.  

Apesar da Caixa possuir convênio com a rede em questão, isso ocorre porque o serviço não se aplica a benefícios federais. Portanto, o serviço é indisponível

 

Transferência para outras contas bancárias 

O cartão cidadão é um instrumento para saque de benefícios, ou seja, não funciona como uma conta corrente ou poupança. Por esse motivo, não é possível fazer uso dele para transferir o dinheiro para outra conta bancária.  

Mas, no caso de alguns benefícios é possível utilizar aplicativos específicos para transferir as quantias para uma conta bancária de preferência, utilizando as opções TED ou DOC. 

Para fazer uso desse serviço, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa para verificar qual aplicativo atende o benefício que você está sendo contemplado. 

Como vimos ao longo desta leitura, o cartão cidadão é uma ferramenta eficiente para você ter acesso a seus benefícios, concentrando todas as operações em uma única conta. Assim como uma ótima forma de visualizar os valores disponíveis para usá-los de forma mais adequada ao seu planejamento financeiro. 

Tem algum benefício para receber e quer aproveitar a folga no orçamento para renegociar suas dívidas? Então clique aqui e consulte o seu CPF com a Recovery.

 

 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜