Antecipação do saque aniversário: saiba como solicitar e suas vantagens

Se você está pensando em fazer um empréstimo, então pode ser interessante conhecer melhor as vantagens da antecipação do saque aniversário. 

Isso porque, no saque aniversário, a Caixa Econômica Federal libera um valor do seu saldo disponível do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que você consegue retirar sempre no mês do seu aniversário. 

Mas, caso você não consiga esperar até a data certa, é possível solicitar a sua antecipação em forma de empréstimo, mas com taxas de juros que costumam ser mais baixas que as tradicionais do mercado. 

Quer saber como funciona a antecipação do saque aniversário? Então, este artigo é para você. Acompanhe!

 

Entenda o que é o saque aniversário do FGTS 

Em vigor desde 2020, o saque aniversário do FGTS libera, para os aniversariantes de cada mês, a retirada de uma parte do saldo disponível no fundo.  

Esse é um tipo de modalidade de saque do FGTS, junto com o saque rescisão, por isso é preciso sinalizar a opção escolhida no aplicativo do FGTS, no internet banking da Caixa, nas agências ou no próprio site do FGTS. 

Caso você escolha pelo saque aniversário do FGTS até o último dia do mês do seu aniversário, você pode receber ainda a parcela no mesmo ano da mudança. O valor ficará disponível até o último dia do mês seguinte ao da solicitação de recebimento do saque aniversário.

 

Quem tem direito a receber o saque aniversário? 

O Governo determina que o trabalhador que possui alguma quantia no Fundo de Garantia pode realizar o saque através das modalidades disponibilizadas, como o saque aniversário. Incluindo aposentados a partir de janeiro de 2020.  

Para conferir as condições para ter acesso ao saque do FGTS, clique aqui.

É bom lembrar que, caso você tenha optado pelo saque aniversário, você pode retornar ao saque de rescisão a qualquer momento, no entanto, esta alteração será efetivada no primeiro dia do vigésimo quinto mês subsequente ao da solicitação.

  

Saiba como funciona a antecipação do saque aniversário 

A antecipação do saque aniversário funciona como um empréstimo com garantia. Isso porque o valor do seu saque aniversário do FGTS fica como garantia caso você não consiga cumprir com o acordo. 

Esse tipo de empréstimo permite antecipar as parcelas do saque aniversário com acréscimo de juros. Você pode aderir à esse tipo de acordo através de bancos que ofereçam essa condição, assim é preciso verificar junto à instituição quais as taxas praticadas para esse tipo de empréstimo.  

É preciso lembrar que o crédito está sujeito a aprovação, mesmo sendo um empréstimo com garantia. 

Com a aprovação do seu empréstimo de antecipação do saque aniversário, o tempo que a primeira parcela será liberada depende da instituição que você escolheu para contratar. 

Viu como a antecipação do saque aniversário pode ser uma boa solução para você conseguir um valor extra para ajudar nas despesas ou na compra de um bem desejado? Até mesmo para pagar dívidas maiores, afinal o juros do empréstimo pode ser menor do que a dívida que você tem em aberto. 

Para conferir a situação do seu CPF com a Recovery, clique aqui.Neste mesmo link você pode fazer um acordo para a sua dívida sob gestão da Recovery, com descontos e parcelas que acabem no seu bolso. Aproveite! 

Você também pode gostar
Como sair das dívidas: tire todas as suas dúvidas
Dívida prescreve? Estar inadimplente e ter restrição de crédito ... Leia mais ➜
cartão de crédito
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜