10 dicas para economizar água e energia

Poupar água e luz faz bem para o bolso e para o planeta. Saiba como fazer.

Com as contas de água e energia cada vez mais caras, é ainda mais importante adotar medidas para economizar esses recursos no dia a dia. Além de ser um alívio para o bolso, poupar água e luz traz diversos benefícios para o meio ambiente.  

A água é essencial para a vida, mas é um recurso finito, que precisa ser usado de forma consciente. Além disso, com as mudanças climáticas, muitas regiões do país já enfrentam períodos de seca mais intensos, o que pode levar ao desabastecimento. Já imaginou passar dias e dias sem água na torneira? Esse é um risco iminente e todos os cidadãos devem fazer a sua parte para preveni-lo. 

Já a energia elétrica é vital para a preservação de alimentos, produção de tudo o que consumimos e funcionamento de computadores e outros equipamentos. Sem energia, seria impossível, por exemplo, trabalhar em locais fechados em ar-condicionado ou ventilador. E, ainda por cima, o uso inadequado pode pesar bastante no final do mês.  

Para ajudar você a aliviar as contas e cuidar do planeta, separamos abaixo 10 dicas práticas para reduzir o consumo e gastar menos com as contas de água e energia no final do mês.

 

Dicas para economizar água

A economia de água começa com pequenas atitudes cotidianas. Assim, quando você menos perceber, praticá-las já será algo natural. Veja alguns pontos que merecem atenção para que você não gaste mais que o necessário. 

 

Lave roupas uma vez por semana

Ao lavar a roupa suja, o ideal é juntar uma quantidade maior de peças. Isso porque a máquina de lavar precisa de certa quantidade de água para funcionar, então, se a lavagem for fracionada, será necessário usar, a cada lavagem, o mesmo volume de água, multiplicando o gasto. Assim, escolha um dia da semana e lave todas as peças de roupa de uma vez!

 

Reaproveite a água da máquina na limpeza

Por conter apenas sabão, a água usada na máquina de lavar pode ser reutilizada para limpar banheiros, pisos, a garagem e até a calçada. Dessa forma, você reutiliza tanto a água quanto o sabão e ainda ganha eficiência no trabalho doméstico. 

 

Utilize água da chuva

A água da chuva pode ser usada na faxina, rega de jardins e descargas. Para aproveitá-la, é necessário instalar um sistema de coleta, que inclui cisterna (caixa d’água), filtros, calhas e tubulações para levar a água até o local em que ela será utilizada. Para residências, há inclusive minicisternas que custam até R$ 500,00 com os equipamentos. Faça uma boa busca na internet para descobrir as empresas que atendem sua região. 

 

Não use mangueiras para lavar o carro, calçada e garagem

A mangueira não deve ser utilizada para lavar veículos, calçada e garagem, porque faz com que a água não chegue de forma igual nas superfícies. Assim, é necessário usar mais água do que o habitual na limpeza, causando muito desperdício. Por isso, o mais indicado é, primeiro, ensaboar ou varrer o que se deseja limpar. Depois, jogue a água necessária com um balde.

 

Conserte vazamentos

Analise a sua casa, identifique os pontos de vazamento e conserte-os para economizar. Por mais que a quantidade de água vazando seja pequena, no longo prazo há um grande desperdício. Além do prejuízo para o bolso, os vazamentos são prejudiciais para o meio ambiente porque impedem a reutilização da água.

 

Tome banhos mais curtos e não deixe a torneira aberta

Evite tomar banhos longos para não desperdiçar água e, se o seu chuveiro for elétrico, também energia. Além disso, fique atento ao uso da torneira, evitando que ela fique aberta quando você não estiver usando ou pingando após o uso. Ao escovar os dentes, use um copo com água, em vez de usar a torneira. A água que não é utilizada vai direto para o ralo, provocando um grande desperdício. 

 

Dicas para economizar energia

Já vimos que economizar energia pode trazer benefícios para o meio ambiente e para o bolso. Com alguns cuidados, é possível reduzir o valor da conta de luz e garantir uma boa economia no final do mês. Se você não sabe por onde começar, confira as nossas dicas!

 

Aproveite ao máximo a luz do sol

Aproveitar a luz solar é uma das melhores maneiras de economizar energia: durante o dia, deixe todas as janelas e cortinas abertas e as luzes apagadas. Além de ajudar a casa a arejar, a iluminação natural ajuda a manter os ambientes claros e mais vivos. Para potencializar esse efeito, você pode usar espelhos.  

 

Use lâmpadas LED

Já não há mais lâmpadas incandescentes à venda no mercado. Contudo, muitas casas ainda possuem esse tipo de iluminação, que consome até 80% mais energia que as lâmpadas LED, as mais econômicas do mercado. Elas são mais econômicas e duradouras também que as lâmpadas fluorescentes. 

Além de reduzir a conta de luz, as lâmpadas LED deixam o ambiente mais iluminado e têm uma longa validade. É possível encontrá-las em diferentes cores e escolher aquela que mais combina com a sua casa. 

 

Não deixe aparelhos no modo stand by

Stand by é o “modo de espera”: quando o aparelho está ligado na tomada, mas não está sendo utilizado. Nesses casos, em geral, uma luz vermelha fica acesa para indicar que o aparelho está em stand by. Segundo dados do Instituto Akatu, os aparelhos em stand by podem significar 12% do gasto na conta de luz no final do mês. Por isso, é importante desligar os aparelhos completamente quando não estiverem em uso. 

 

Não deixe o fogão e a geladeira próximos

Ao arrumar a posição dos eletrodomésticos na cozinha, não é recomendado deixar a geladeira e o fogão próximos. Isso porque os dois aparelhos operam em temperaturas diferentes. Então, se estiverem juntos, um pode interferir no funcionamento do outro, fazendo com que seja necessário mais energia para manter a temperatura da geladeira.

 

Atenção aos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos trazem facilidades no dia a dia, porém podem consumir muita energia. É preciso ficar atento para identificar se algum deles está usando mais energia do que o normal e fazendo com que a conta de luz fique mais cara. Isso acontece principalmente com aparelhos mais velhos. Trocá-los pode significar menos gasto na conta de luz. 

Além disso, na hora de comprar um eletrodoméstico é importante ficar de olho no Selo Procel e priorizar a opção que mais economiza energia. O selo classifica a performance energética dos equipamentos de A a E. A letra A significa mais eficiente e a E menos eficiente, ou seja, maior consumo de energia. 

 

Porque devemos economizar água e energia? 

A economia de água e energia é essencial para preservar o meio ambiente. Além disso, a falta desses recursos essenciais pode prejudicar grande parte das atividades humanas. Use somente o necessário, consumindo energia e água de uma maneira consciente.  

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com quem precisa destas informações. 

Conseguiu economizar com as suas contas e quer renegociar as suas dívidas com a Recovery?  Clique aqui e consulte grátis o seu CPF.

 

Você também pode gostar
valor salario minimo 2022_recovery
O valor do salário mínimo em 2022 mudou, assim ... Leia mais ➜
Cartão de crédito para negativado: saiba se é possível fazer
Conseguir um cartão de crédito para negativado é possível ... Leia mais ➜