POR QUE PEDIR O CPF NA NOTA FISCAL É BOM PARA O SEU BOLSO?

POR QUE PEDIR O CPF NA NOTA FISCAL É BOM PARA O SEU BOLSO?

O CPF na nota fiscal é uma maneira dos governos estaduais controlarem a tributação fiscal do comércio. Essa iniciativa também traz diversos benefícios para os consumidores que optam por colocar CPF nas notas fiscais. Descontos, sorteios e resgates de prêmios são algumas das vantagens que se pode ter com essa iniciativa. Continue a leitura do Blog da Recovery e entenda o porquê pedir o CPF na nota fiscal é bom para o seu bolso.

CPF na nota é benéfico para consumidores e comerciantes
O CPF na nota é benéfico para consumidores e comerciantes

 

O QUE É CPF NA NOTA?

O CPF nas notas fiscais surgiu como uma medida dos governos estaduais de combater a sonegação fiscal e garantir o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com o CPF registrado em nota, é possível evitar a sonegação fiscal ao prestar contas à Receita Federal.

A sonegação fiscal consiste na ocultação de bens para pagar uma quantia menor no Imposto de Renda. Quando o cliente solicita o CPF na nota o comerciante é obrigado a gerar uma nota fiscal, ação que é obrigatória mas muitas vezes não é feita. Pedir nota fiscal com CPF ajuda na tributação fiscal do comércio e no combate à pirataria.

 

PARA QUE SERVE O CPF NA NOTA?

Além de ajudar a combater a pirataria, evitar a sonegação de imposto e garantir o recolhimento do ICMS, ao pedir o CPF na nota fiscal o consumidor também tem algumas vantagens. Cada sistema varia de acordo com o estado, porque cada estado tem uma regra. Mas para incentivar que os consumidores peçam notas fiscais em suas compras, os governos estaduais disponibilizaram algumas bonificações, como uma porcentagem do dinheiro gasto de volta.

 

COMO CADASTRAR CPF NA NOTA?

Como cada estado tem o seu próprio sistema de nota fiscal, o site do seu cadastro vai depender de qual estado você mora. Para encontrar o site do seu estado pesquise por “Nota Fiscal (Nome do Estado)” ao entrar no portal vá até o menu de cadastro e insira as suas informações. Tenha em mãos dados pessoais como: nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe, endereço, email e telefone de contato.

Cadastro CPF na nota para receber bonificações
Ao cadastrar o CPF na nota o consumidor tem direito a diversas bonificações

 

VANTAGENS DE PEDIR CPF NA NOTA

Para incentivar os consumidores a pedirem o CPF na nota fiscal, os governos estaduais criaram diversos benefícios, cada estado tem as suas particularidades mas alguns têm pontos em comum.

  • Resgate: com essa opção depois de um determinado período é possível resgatar uma parte do valor gasto. Em alguns estados como no Paraná é permitido trocar os créditos por recargas de celular e na Bahia por ingressos para shows.
  • Sorteios: são sorteados mensalmente prêmios que podem chegar até 1 milhão de reais. Quanto mais notas você der o seu CPF, maiores são as chances de ganhar.
  • Descontos: em alguns estados é possível obter descontos em impostos como o IPTU  e o IPVA.

Como cada estado possui uma regra diferente é importante você conferir no portal do seu estado todos os benefícios disponíveis para você não deixar passar nenhuma oportunidade.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *