Atendimento online

NOTÍCIAS

home/ Notícias

O endividamento e a importância do apoio

Sensação comum entre os endividados, a vergonha faz com que as pessoas deixem de falar sobre a vida financeira e percam a oportunidade de trocar experiências e buscar apoio da família e dos amigos. A culpa cria um círculo vicioso e só ajuda a cavar um buraco mais profundo.

A primeira coisa que passa pela cabeça quando pensamos em ajudar alguém que enfrenta problemas financeiros é emprestar dinheiro. Porém, nem sempre essa é a melhor solução. Uma rede de apoio preocupada em ouvir e aconselhar tem muito valor, às vezes mais do que qualquer outra coisa.

Admitir o “erro” e abrir o jogo é um passo decisivo para livrar-se do peso da dívida. Outro ponto importante é a construção de uma planilha de gastos que permita avaliar toda a situação e pensar em formas de sair do vermelho.

Se você conhece alguém que enfrenta problemas financeiros, anote essas dicas:

1-      Escute! Seja paciente e ofereça um ombro amigo. O endividamento pode ser um problema temporário ou estar atrelado ao consumo compulsivo.

2-      Ajude a pessoa a fazer um diagnóstico financeiro. É importante anotar tudo o que ganha e o que gasta durante o mês. Inclua desde o pãozinho da manhã até as compras de supermercado.

3-      Ajude a pessoa a definir um plano de vida: anotem não apenas as despesas comuns, mas também os objetivos do curto prazo. Pensem juntos em planos para guardar esse dinheiro.

4-       Explique que orçamento deve ser dividido em sonhos, prestações e reserva estratégica. Ter objetivos definidos ajuda a combater o excesso de gastos e o endividamento.

5-      Busque ajuda de um psicólogo caso perceba que o problema é mais sério do que uma crise financeira momentânea. Existem clínicas escolas em universidades que realizam atendimento gratuito.

LEIA MAIS +

Educação financeira: cursos gratuitos te ensinam a lidar melhor com o dinheiro

Lidar com o dinheiro de forma mais saudável é um desafio para muita gente. Pensando nisso, muitos especialistas dedicam seu […]

COMO MANTER AS FINANÇAS EM DIA DURANTE O ANO TODO 

As promessas de ano novo são sempre as mesmas: regime, mudanças de hábito, economia de dinheiro… Mas, será que dá […]

Educação financeira também é coisa de criança!

A construção de uma vida financeira saudável pode (e deve!) começar na infância. Nessa fase, crianças aprendem conceitos que refletirão […]