Atendimento online
(11) 4765-8402 Negocie agora

NOTÍCIAS

home/ Notícias

Cartão de crédito: vilão ou mocinho na sua vida financeira?

Enquanto alguns consideram o cartão de crédito uma ferramenta capaz de antecipar sonhos, outros o percebem como o vilão da vida financeira. Mas, não tem regra: a verdade é que tudo depende da forma como você o utiliza.

O uso consciente transforma o cartão em uma opção conveniente e segura, que dá poder de compra e facilita a vida ao concentrar os gastos em uma única fatura. O problema é quando passamos a enxergar o cartão como uma renda extra – e esquecemos que se trata, na verdade, de um empréstimo.

Listamos algumas dicas importantes para que o cartão seja um aliado:

  1.    Não faça muitas parcelas

O cartão nos permite comprar coisas que queremos ou precisamos com muito mais agilidade do que se precisássemos juntar o dinheiro para comprar à vista. Porém, não podemos esquecer que a conta chega na sequência. Quanto menos parcelas você fizer, menos tempo ficará preso ao pagamento da fatura.

  1. Aproveite os benefícios

A maioria dos cartões de crédito oferecem benefícios ou programas de fidelidade que nos permitem acumular pontos que podem ser trocados por descontos ou produtos em lojas. Aproveite!

  1. Escolha datas diferentes de pagamento

Ter dois cartões é uma estratégia interessante para dividir o pagamento em períodos diferentes no mês – você pode escolher datas que contemplem, por exemplo, o dia do vale e o dia do pagamento.

  1. Fuja do valor mínimo

Pagar a parcela mínima da fatura pode parecer uma boa ideia, mas não caia nessa! Pagando apenas o valor mínimo você corre o risco de perder o controle da dívida.

  1. Registre suas despesas

Controle os seus gastos de alguma forma: utilizando um caderno, o celular ou o computador. Só assim será possível controlar quando terminará de pagar determinada fatura e planejar novas compras.

LEIA MAIS +

Resista: não faça dívidas por impulso!

A gente conversa bastante sobre a importância do planejamento financeiro, do controle de gastos e da reserva de emergência, né? […]

Planejamento: mais controle para a vida financeira

Fechar a conta no final do mês parece um desafio impossível para muitos brasileiros. Mas, ao invés de perder o […]

O endividamento e a importância do apoio

Sensação comum entre os endividados, a vergonha faz com que as pessoas deixem de falar sobre a vida financeira e […]