Atendimento online

NOTÍCIAS

home/ Notícias

Black Friday: como se preparar para aproveitar grandes promoções sem estourar o orçamento

Promoções e ações como a Black Friday são ótimas oportunidades para comprar o que você precisa (e até aquele mimo que você merece) com preços bem abaixo do comum. Por isso, listamos dicas e cuidados valiosos para aproveitar os descontos sem destruir o planejamento financeiro!

Em primeiro lugar, é fundamental ter em mente (e no papel!) todos os gastos previstos para os meses seguintes — pensando em Black Friday, por exemplo, considere os impostos de final e começo do ano, matrícula e mensalidades escolares e os presentes de Natal.

Feito isso, é hora de pensar na compra! Faça uma lista de produtos prioritários e uma bela pesquisa de preços para entender se a promoção é realmente vantajosa.

Cuidados importantes antes de encarar qualquer promoção:

Paciência: visite lojas (físicas ou virtuais) com tempo para pesquisar e comparar preços. A pressa pode resultar em compras de impulso e com preços mais altos.

Planilha: construa uma lista que considere quanto você tem disponível e quanto receberá nos meses seguintes. Não adianta parcelar o produto adquirido e não ter como pagar por ele.

Não faça dívidas por impulso:  pense se você realmente precisa daquele produto. Além disso, lembre-se que parcelamento também é dívida! Se for inevitavel, tenha certeza que as faturas seguintes caberão no seu bolso.

Mundo virtual: se você prefere comprar pela internet, confira antes o valor do frete, o prazo de entrega e a forma de pagamento. Se informe, também, sobre a reputação da loja e a opinião de outros consumidores sobre ela e o produto que for comprar.

E o mais importante: vá com calma! Se você perceber que o produto dos sonhos não cabe em seu orçamento nesse momento, lembre-se que essa não será última oportunidade! É preciso ter equilíbrio financeiro.

 

LEIA MAIS +

Educação financeira: cursos gratuitos te ensinam a lidar melhor com o dinheiro

Lidar com o dinheiro de forma mais saudável é um desafio para muita gente. Pensando nisso, muitos especialistas dedicam seu […]

COMO MANTER AS FINANÇAS EM DIA DURANTE O ANO TODO 

As promessas de ano novo são sempre as mesmas: regime, mudanças de hábito, economia de dinheiro… Mas, será que dá […]

Educação financeira também é coisa de criança!

A construção de uma vida financeira saudável pode (e deve!) começar na infância. Nessa fase, crianças aprendem conceitos que refletirão […]