Atendimento online
(11) 4765-8402 Negocie agora

NOTÍCIAS

home/ Notícias

13º: como usar o dinheiro extra para melhorar a vida financeira

O 13º salário pode ser uma excelente forma de começar o ano com as finanças pessoais organizadas. Confira algumas dicas que podem ajudar a começar com o pé direito:

Elimine dívidas

Débitos em aberto devem sempre ser prioridade quando temos um dinheiro extra. Assim você evita acumular débitos e viver em uma “bola de neve” de juros.

Comece uma poupança

Ter uma reserva de dinheiro é fundamental para atravessar situações emergenciais com mais tranquilidade e segurança. O ideal é se planejar para ter guardado valor equivalente a 6 meses de sua renda, investidos em fundos de renda fixa ou poupança, que podem ser resgatados facilmente.

Saiba consumir

Usar seu 13º salário para compras de Natal não é nenhum pecado, mas evite deixar tudo para a última hora. Geralmente, quanto mais perto do Natal, mais caros ficam os produtos. Outra dica é pesquisar ofertas pela internet e evitar os shoppings, que, além do preço alto, ainda têm táticas para nos fazer consumir mais.

Organize os gastos

Controle os seus gastos usando planilhas e aplicativos, dessa forma você saberá sempre quanto tem na conta, quanto já foi gasto e quanto ainda pode usar. Gastar seu dinheiro de forma consciente é sinônimo de tranquilidade.

 

LEIA MAIS +

Educação financeira também é coisa de criança!

A construção de uma vida financeira saudável pode (e deve!) começar na infância. Nessa fase, crianças aprendem conceitos que refletirão […]

Resista: não faça dívidas por impulso!

A gente conversa bastante sobre a importância do planejamento financeiro, do controle de gastos e da reserva de emergência, né? […]

Planejamento: mais controle para a vida financeira

Fechar a conta no final do mês parece um desafio impossível para muitos brasileiros. Mas, ao invés de perder o […]